
Gestão Escolar
18 livros sobre gestão escolar que você precisa ler
Separamos 18 livros com links para comprar que vão te ajudar muito na gestão da educacao
Você pensa no seu fluxo de caixa escolar? Pois deveria!
A escola particular tem como principal fonte de recursos as mensalidades que seus alunos trazem. E ao mesmo tempo, pode ter outras fontes menores, usadas para a manutenção delas próprias.
Para clarificar: a cantina da escola, por exemplo, se mantém com o dinheiro da venda dos lanches, sendo independente das mensalidades para se manter.
Falar sobre o fluxo de caixa escolar é conversar sobre essas várias fontes de capital de giro, e a relação que elas têm umas com as outras. Todas trabalham juntas para tornar a sua escola a mais lucrativa possível.
O texto de hoje fala sobre isso. Vamos conversar melhor sobre o fluxo de caixa escolar? Vamos entender suas fontes, como maximizar o lucro e como empenhar esse capital para trazer ainda mais retornos.
E ao final do texto, temos um material gratuito para te ajudar a colocar seu fluxo de caixa nos eixos.
Começando:
Damos o nome de fluxo de caixa escolar todas as movimentações de entrada e saída de dinheiro que acontecem na sua escola, independente da fonte.
A abstração é bem simples de entender. A ideia do fluxo de caixa é realmente um grande “caixa”, todo o dinheiro que a escola tem disponível na sua conta bancária.
O nome dessa movimentação é fluxo de caixa porque o dinheiro não fica parado, ele vai e volta.
O fluxo de caixa escolar, então, é o processo de adicionar capital à conta bancária da escola e também a remoção desse dinheiro para o acerto de custos e despesas escolares.
Mas dentro da ideia de fluxo de caixa escolar também precisamos falar sobre o capital de giro, um conceito tão importante quanto. Olha só:
O capital de giro é o dinheiro que você realmente tem no seu caixa.
Se o fluxo de caixa é a movimentação dos seus recebíveis e dividendos na conta, o capital de giro está relacionado com o dinheiro que sobraria se você fizesse todos os seus pagamentos agora.
Esses pagamentos podem ser vários no seu fluxo de caixa. Alguns exemplos:
Dentre outros.
Esses dois conceitos são importantes porque você precisa ter um controle básico das suas contas. O fluxo de caixa precisa ser acompanhado para que você saiba como está a situação do seu capital de giro.
O capital de giro e o fluxo de caixa são conceitos muito próximos e normalmente são usados em conjunto. Nesses exemplos que citamos logo acima mesmo: dois desses pontos (investimentos e obras) são pagos através do capital de giro.
Então fica a definição: fluxo de caixa é a movimentação dos recursos financeiros da sua escola. Capital de giro é o dinheiro disponível após a remoção dos custos e gastos escolares.
O fluxo de caixa escolar tem alguns vilões claros que, se você deixar crescer, vão se tornar problemas sérios no futuro.
Problemas com o fluxo de caixa são muito complicados de resolver quando eles atingem proporções muito grandes. Isso porque, na administração escolar, esses probleminhas não são resolvidos nunca: eles passam por um serviço de manutenção constante.
Ou seja: seu fluxo de caixa escolar nunca vai estar 100% sem nenhum tipo de problema. Mas o ideal é que ele seja sempre pelo menos 80% eficaz.
Quando os inimigos do fluxo de caixa ficam muito grandes, sua manutenção vai ficando cada vez mais difícil, a ponto deles ameaçarem a própria liquidez da empresa.
Por isso, você precisa ficar de olho nesses vilões e não deixá-los crescer! Mas quais são eles? Acompanhe três exemplos na listinha logo abaixo:
Pergunte para qualquer escola particular qual é o maior risco que elas percebem no seu fluxo de caixa. Praticamente todas vão dizer que é a inadimplência escolar.
A inadimplência é um vilão tão grande para o fluxo de caixa porque ela transforma recebíveis em dividendos como um passe de mágica.
Sua escola precisa entender que a inadimplência é parte do seu fluxo de caixa. Ela conta como um dividendo porque ela é inevitável.
Ela raramente é eliminada de qualquer tipo de comércio. É simplesmente inacreditável uma taxa de inadimplência zerada. Porém, ela precisa ser mantida em níveis controlados.
💡 Nós temos um e-book completo conversando muito mais sobre como reduzir a inadimplência escolar. É grátis!
Esse é um dos principais problemas que as escolas enfrentam na hora de controlar seu fluxo de caixa.
Talvez esteja tudo em vários livros de caixa espalhados pelo financeiro, que ainda faz tudo à mão. Ou talvez o financeiro é um pouco mais conectado, e use as planilhas do Google para controlar tudo — tudo menos os acessos e a segurança da informação.
De qualquer maneira, a falta de organização com toda a certeza do mundo vai te causar problemas no futuro.
Se você não consegue dizer como está o fluxo de caixa e qual é seu capital de giro disponível sem fazer uma consulta aos oráculos financeiros da sua escola, isso te causa problemas como:
Dentre vários outros problemas. Nós também temos um material grátis disponível para download que trata exclusivamente do financeiro da escola. Baixe hoje!
Esse também é um problema bem grave para as escolas. Os recursos disponíveis precisam ser usados em alguma coisa, certo?
Uma das principais regras empresariais é que dinheiro disponível precisa virar investimento, e não pode ficar parado.
Lembrando: o nome é capital de giro, não capital parado.
Normalmente, a falta de planejamento com os recursos que a sua escola tem é um sintoma de outros problemas, especialmente da falta de organização financeira.
Para sair desse problema, você precisa fazer um plano de investimento logo no início do ano. Determinar metas financeiras é o primeiro passo. O próximo é entender o que fazer com o dinheiro que atingir a meta trouxe para a escola.
➡️ Temos outro material grátis disponível para download sobre esse tema. Baixe grátis!
Os maiores vilões do fluxo de caixa escolar já deixam um caminho bem traçado do que é necessário fazer para controlar o fluxo de caixa escolar. Evitando esses erros, ele se mantém bastante saudável.
Mas aqui nesse tópico gostaria de conversar com você sobre algumas medidas específicas e práticas para manter seu fluxo de caixa escolar ainda mais simples de medir.
O fluxo de caixa é um ponto onde você precisa, não só, ter organizado, mas também precisa de sucesso para conseguir crescer. O funcionamento da sua escola requer organização. O seu sucesso e expansão precisa de um pouco mais que isso.
Vamos ver algumas ferramentas e dicas para controlar e ir além no seu fluxo de caixa escolar?
A melhor forma de ter sucesso de verdade no seu fluxo de caixa escolar é poder consultá-lo com facilidade para tomar decisões estratégicas.
Por exemplo: você está planejando uma expansão na sua escola. Como estão suas finanças? Você consegue ver, junto com sua coordenação, a viabilidade dessa expansão em poucos cliques e com segurança?
Isso é fundamental porque uma consulta errada pode não inviabilizar seus planos por completo, mas atrasá-los completamente.
E isso pode causar vários outros problemas, como dificuldades com alunos e responsáveis e uma pressão financeira desnecessária.
Com um ERP escolar, você consegue ter todas as informações sobre seu fluxo de caixa de uma forma segura e simples. Faça o teste hoje e veja o que esse sistema consegue te oferecer!
O principal ponto do seu fluxo de caixa escolar é manter uma constância de atualizações. Tudo precisa ser colocado no sistema.
Muitas escolas acabam deixando alguns pontos de lado. O fechamento diário da cantina, ou a venda de uniformes, ou arrecadações extras para alguma viagem etc.
Tudo precisa entrar no fluxo de caixa escolar. Se não está, isso está impactando a sua empresa de forma negativa. Esse é um trabalho diário que não pode ser deixado de lado.
A segurança da informação é um dos pontos principais de uma boa estratégia de fluxo de caixa escolar.
Não é possível deixar qualquer tipo de documento financeiro aberto em uma planilha para qualquer pessoa alterar.
Esse é um ponto básico mas que muitas escolas acabam deixando de lado, e não só nesse tipo de documento.
Isso é complicado porque te coloca em uma posição muito frágil. Nem estamos falando sobre sabotagem, mas até a inexperiência de algum usuário pode te colocar em uma situação difícil no futuro.
Isso é fácil de resolver com um ERP educacional. Você consegue criar permissões personalizadas a qualquer momento para qualquer usuário, e ter na palma das mãos todas as alterações que esse usuário fez e qualquer lugar do sistema.
O fluxo de caixa escolar é um dos pontos fundamentais do sucesso da sua escola.
Entre outros desses pontos podemos citar a organização pedagógica da sua escola, a secretaria e a coordenação. Quanto tudo isso está organizado, o caminho para a escola passa a ser só um: o sucesso e o crescimento.
É exatamente isso que um ERP Escolar te oferece. Todos esses pontos e mais alguns são controlados com facilidade.
Saiba mais fazendo um teste do iScholar hoje! Clique no link ou no banner abaixo.
Obrigado pela leitura e a gente se vê no próximo texto 😉
Com 17 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!