Central de vendas:

(34) 2512-0244
Gestão de pessoas: entenda a importância de gerir seus colaboradores

Gestão de pessoas: entenda a importância de gerir seus colaboradores

Equipe iScholar

Todo mundo sabe que uma empresa é feita de pessoas. São elas que fazem com que uma organização seja um grande sucesso ou um tremendo fracasso. Isso acontece, pois um negócio não cresce sozinho, mas tem a ajuda de seus colaboradores para ir em busca de bons resultados. É justamente aí que entra a gestão de pessoas e sua importância para o desenvolvimento de uma empresa, seja qual for o ramo em que ela atua.

Para simplificar, aqui vai uma definição bem sucinta e de fácil entendimento: a gestão de pessoas é o trabalho de fazer com que todos aqueles que pertencem à empresa falem uma mesma língua e dediquem o mesmo potencial para que a realização do trabalho seja concluída e atinja o que todo gestor deseja.

Hoje, vivemos uma realidade bem diferente de alguns anos atrás. Já se foi a época em que colaboradores eram considerados e tratados quase como máquinas, tendo pouca ou quase nenhuma representatividade dentro das empresas. Agora, as organizações estão se dando conta da importância que as pessoas têm dentro e fora do negócio, abrindo espaço para que elas sejam gerenciadas segundo suas particularidades, culturas, características e visões de mundo.

O que queremos dizer com isso é que tem se tornado cada vez mais imprescindível a adoção de práticas que cuidem das pessoas dentro da escola, mesclando esse cuidado com o gerenciamento dos funcionários.

Pensando em te auxiliar a fazer uma gestão de pessoas eficaz, separamos algumas dicas que serão ótimas para sua instituição de ensino. Confira:

Mantenha seus colaboradores engajados

Se você quer que sua equipe desenvolva bem aquilo que você designou, saiba que é fundamental que ela esteja motivada e alinhada à cultura da escola. Quando os funcionários estão engajados, trabalham com mais esforço, entusiasmo e iniciativa para proporcionar maiores resultados para a instituição de ensino.

Por isso, lembre-se sempre de motivar sua equipe com oportunidades de crescimento, treinamentos, reconhecimento pelo trabalho realizado com dedicação, recompensas pelos objetivos alcançados e agindo por meio de uma liderança que inspire e impulsione o desenvolvimento dos colaboradores.

Saiba porque uma escola precisa de um Software de Gestão.

Invista em um treinamento e capacitação eficazes

Treinar os colaboradores é essencial em qualquer tipo de negócio, independentemente do trabalho realizado. Ter uma equipe capacitada permite que a tomada de boas decisões seja mais fácil, além de te proporcionar uma autonomia maior para desenvolver bem o seu trabalho, sem haver necessidade de ficar o tempo todo por perto para gerir.

Entenda a necessidade de dar feedbacks

Seria um grande equívoco da parte de qualquer gestor pensar que colaboradores não cometem erros. Por isso, eles precisam receber periodicamente feedbacks individuais e em grupo para que a estratégia definida para a escola seja concretizada.

Se você precisar pontuar alguma falha do seu colaborador, não o critique na frente dos outros sob hipótese alguma. Além de evitar que ele passe por um grande constrangimento, poderá indicar reservadamente o que ele deve fazer para desempenhar um trabalho melhor.

4 soluções para eliminar até 50% da inadimplência escolar.

Atraia e retenha talentos

Para alcançar uma equipe adequada aos valores e culturas da instituição de ensino, você deverá se ater à contratação de novos colaboradores e à retenção dos talentos que já existem na organização. Para isso, faça o processo seletivo com cuidado e não contrate ninguém caso tenha dúvidas, pois as chances de insucesso são grandes e podem causar um desequilíbrio em sua gestão de pessoas.

Assim que puder, comece a pensar e implementar um programa que retenha talentos por meio de ações de desenvolvimento e plano de carreira. Sua escola agradece!

Saiba delegar responsabilidades com sensatez

Acredite, dar ordens deveria ser algo que somente verdadeiros líderes poderiam fazer. Um líder é aquele que conhece sua equipe e sabe valorizar seus profissionais, estimulando a confiança para delegar tarefas e permitindo que o time tenha autonomia para solucionar a demanda solicitada da melhor maneira possível.

Por isso, cuidado. Evite transferir responsabilidades e delegue tarefas sem deixar de lado o acompanhamento de cada uma delas, estando sempre por dentro do que está acontecendo com seus respectivos responsáveis. E lembre-se: ser um líder é muito mais vantajoso para o seu negócio do que ser chefe. Esteja sempre disposto a ajudar seus funcionários e não os deixe desamparados.

Comemore cada conquista

Se seu time solucionou aquele problema que parecia impossível, não tenha receio de celebrar e parabenizar cada um deles pelo acontecido. Você não precisa fazer algo extremamente grandioso, basta fazer algo simbólico que os motive e os faça entender que são importantes para a organização. Até mesmo um elogio formal, com cópia para todos os envolvidos, pode ser uma boa alternativa para demonstrar agradecimento pelo esforço que tiveram.

Adote um sistema de gestão escolar

Um bom sistema de gestão escolar contribui para que você tenha controle sobre todos os seus colaboradores e também sobre os outros setores que compõem a sua escola. Por existirem diversas informações que precisam ser monitoradas, adotar um sistema de gestão contribui, até mesmo, com o desenvolvimento dos seus funcionários, que terão em mãos uma ferramenta eficaz para realizarem suas funções com muito mais assertividade.

O que podemos aprender com tudo isso?

Com o tema abordado aqui, você percebeu o quanto fazer uma gestão de pessoas eficaz é essencial para o desenvolvimento não só dos seus colaboradores, mas também da sua instituição de ensino como um todo. Por isso, não menospreze a importância de ficar mais atento aos processos que envolvem sua equipe, e procure priorizar um bom ambiente de trabalho para que ela se mantenha sempre motivada e engajada.

Se você gostou deste artigo e quer continuar aprendendo sobre gestão, indicamos a você o nosso eBook sobre gestão financeira escolar, que aborda esse assunto tão importante para ajudar quem administra uma instituição de ensino a estar sempre no controle.

Até a próxima!

Marcadores:

Equipe iScholar

Equipe iScholar

Ver todos os artigos

Com 17 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!

Compatilhar
Compatilhar

Escolha crescer hoje com o iScholar!

Tenha uma empresa de alta performance com o melhor sistema de gestão escolar. Fale agora com um especialista.

Homem de negócios usando um notebook

Inscreva-se em nossa newsletter

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

*O iScholar precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.