O que é e 15 exemplos de metodologias ativas de aprendizagem
Toda escola quer inovar. As metodologias ativas de aprendizagem são uma das ferramentas que a escola inovadora tem à sua disposição para atingir esse objetivo.
E elas nem são muito complicadas de colocar em prática. Todas as metodologias ativas são ótimas para o clima da sala de aula, colocando os alunos no centro e deixando o dia muito mais leve e divertido.
Toda escola quer inovar, mas são poucas as que conseguem achar um espacinho no seu currículo para sequer tentar.
A beleza das metodologias ativas de aprendizagem é que elas não te atrapalham. É possível conciliar o currículo tradicional com as metodologias ativas fazendo alguns ajustes simples nas aulas, junto com os professores.
Hoje vamos falar sobre o que são as metodologias ativas de aprendizagem e dar alguns exemplos também - 15 deles, todos testados e aprovados por professores do Brasil inteiro.
Começando:
O que são as metodologias ativas de aprendizagem?
As metodologias ativas de aprendizagem são abordagens que colocam o estudante no centro e no controle do seu aprendizado. É responsabilidade do aluno desenvolver os seus conhecimentos.
Mas claro: com a ajuda de um tutor - o professor. Mas os professores são facilitadores de ensino, e não provedores de informação.
Essa distinção aqui é muito importante de se fazer. O aluno é quem constrói seu conhecimento ao invés de recebê-lo pronto. Seu trabalho é mais que decorar.
Um ótimo exemplo de metodologias ativas de aprendizagem sendo colocadas em prática é o trabalho da Escola Projeto Âncora, que falamos sobre no nosso texto sobre escolas inovadoras.
Lá na Escola Projeto Âncora, é o aluno que faz todos os seus horários assim que chega na escola. O que ele vai aprender, qual método ele vai usar para esse aprendizado, seus horários de descanso etc.
Como transformar o aprendizado sem mudar a estrutura das aulas?
Mas nem todas as escolas vão ser como o Projeto Âncora. E tudo bem: as metodologias ativas de aprendizagem conseguem trabalhar junto com o modelo tradicional de educação.
Estamos falando aqui da maioria das escolas brasileiras: tem três horários, depois recreio, depois mais três e o dia letivo chega ao fim.
Não é viável para a maioria dessas escolas transformar tanto sua estrutura. A Escola Projeto Âncora não tem mais de 1000 alunos por turno, e por isso consegue flexibilizar suas práticas pedagógicas desse jeito.
A metodologias ativas de aprendizagem podem ser atingidas mudando alguns pontos simples nas aulas. Por exemplo:
- Debate ao invés de exposição;
- Aprendizado colaborativo ao invés de cópia;
- Alunos como professores;
- Projetos em grupo;
- Alunos em dupla;
Dentre várias outras técnicas que qualquer professor consegue aplicar nas suas aulas, caso você decida pela implementação das metodologias ativas de aprendizagem.
E a hora chegou - vamos mostrar alguns exemplos mais aprofundados das metodologias ativas agora:
15 exemplos de metodologias ativas de aprendizagem
É difícil falar das metodologias ativas de aprendizagem sem dar bons exemplos. É através dele que vai ficar mais fácil para você visualizar o que estamos dizendo.
E claro: depois transmitir tudo isso para os professores para que eles venham com suas próprias ideias.
Esse tópico é justamente para que você consiga ver as metodologias de aprendizagem. Cada escola, cada disciplina e até cada turma vão ter jeitos diferentes de aprender.
Cabe a você e à sua escola decidirem quais são as metodologias ativas que mais fazem sentido para a sua realidade, certo?
Veja abaixo 15 exemplos de metodologias ativas de aprendizagem:
1 - Roleplay ou teatro
Um dos melhores jeitos dos alunos aprenderem é através da empatia. Todo aprendizado que mistura conhecimento com sentimentos perdura por muito mais tempo.
Os alunos se lembram do que aprenderam, mas também do que sentiram. É um recurso mnemônico único.
Uma ótima forma de trabalhar esse método ativo é através do teatro. Para cada situação descrita na matéria, os alunos podem assumir posições reais.
Um exemplo: ao ensinar sobre o mito troiano, metade da turma pode ser de gregos e a outra metade de troianos. As duas se complementam durante a aula, trazendo argumentos que fazem sentido para a sua facção.
O teatro não precisa ser encenado. Só criando essas posições e abrindo mais possibilidades para o aprendizado já está ótimo.
Colocamos essa atividade como a primeira porque as próximas vão complementá-la bastante. Olha só:
2 - Debates
Todos aprendemos melhor quando estamos expondo nossos pontos de vista. E o melhor jeito de se fazer isso é através de um debate.
No exemplo anterior falamos sobre gregos e troianos em uma aula de história. Um debate se encaixaria perfeitamente aqui.
É importante entender que um debate tem uma estrutura pré definida. Ele normalmente acontece assim:
- Há uma pauta universal que todos devem seguir;
- Alunos fazem argumentações sobre essa pauta;
- Se algum aluno discorda de outro, ele precisa esperar sua vez para falar;
- O aluno alvo da discordância tem direito à réplica;
- O aluno que discordou tem direito à tréplica.
Esse é o formato mais básico de um debate. Todos falam, cada um na sua vez, sobre o assunto. O formato é ótimo porque ensina muito mais que só a matéria: é uma lição de civilidade e cidadania.
3 - Aluno professor
Mudar as posições é sempre interessante. O aluno professor, como metodologia ativa de aprendizagem, facilita o ensino e transforma totalmente uma sala de aula, trazendo mais energia e alegria.
O que você precisa fazer aqui é simples: conversar com o professor sobre a possibilidade de incluir palestras como atividades avaliativas. Isso já acontece com trabalhos, mas neles sempre há a característica da apresentação por todos os alunos, o que acaba sendo muito difícil para os mais tímidos.
Com o aluno professor, o grupo inteiro prepara uma aula, uma pequena palestra sobre um assunto definido. E depois, um dos alunos assume a posição de professor, e dá uma aula inteira sobre o que a turma pesquisou.
4 - Aulas sempre em duplas
O aprendizado em pares foi criado pelo professor de Harvard Eric Mazur. A justificativa do professor é tão simples que vai te surpreender bastante.
Ele diz que professores já estão ministrando o mesmo conteúdo há tanto tempo que vai ficando difícil se relacionar com a dificuldade dos alunos, que são iniciantes.
Os professores ficam com um “ponto cego”: eles não conseguem enxergar a dificuldade de aprender um conteúdo básico porque já se passou muito tempo desde que eles eram iniciantes também.
A resposta para isso é o aprendizado em pares do professor Mazur. Nesse modelo, os alunos ficam sempre em duplas, e conseguem externalizar melhor suas dúvidas.
Um ajuda o outro, e quando eles não conseguem se ajudar porque estão ambos com dúvida, fica mais fácil entender exatamente onde está a dúvida e perguntar para o professor
5 - Aulas sempre em grupos
Essa metodologia ativa de aprendizagem é interessantíssima principalmente para as ciências biológicas, que já têm naturalmente uma característica experimental.
Pense, por exemplo, em uma aula de química. Se a sala de aula fosse um laboratório e os alunos os químicos, é muito pouco provável que qualquer trabalho fosse feito individualmente.
Isso porque, em um laboratório de verdade, é raro encontrar cientistas trabalhando sozinhos.
Em grupos os alunos conseguem delegar tarefas uns aos outros e fazer o trabalho render muito mais. As dúvidas são ponderadas não por apenas uma pessoa, mas por no mínimo quatro.
6 - Trabalhos com pesquisa em campo
Imagine uma aula de geografia que fala sobre desigualdade social. O que você acha que faz o aluno aprender mais: 50 minutos por dia falando sobre desigualdade ou um projeto para mostrar a desigualdade na própria cidade?
Você escolheu a opção dois não por acaso. Ver, fazer, tocar, sentir é sempre mais memorável do que só ouvir.
No caso do exemplo acima, uma câmera na mão de um aluno andando de carro pela cidade já é o suficiente. Indo do bairro mais rico até o bairro mais pobre, o aluno vai conseguir ver a desigualdade ali, bem na sua frente.
E pode ter certeza: ele vai se lembrar disso por muito tempo.
7 - Aluno jornalista
O jornalismo traz ótimos exemplos de metodologias ativas de aprendizagem. Principalmente porque o negócio do jornalista é pesquisar, aprender, formar uma opinião e argumentar.
Olha que coincidência: esse também é o trabalho do estudante.
Tentar aproximar o jornalismo da sala de aula sempre vai trazer ótimas ideias de metodologias ativas de aprendizagem. Veja alguns exemplos:
- Repórter cinematográfico: como vimos no exemplo anterior da aula de geografia;
- Repórter investigativo: há sempre uma pergunta - o objetivo é investigar para achar a resposta;
- Entrevistas: o aluno consegue movimentar a comunidade ao redor da escola fazendo entrevistas com outras pessoas relacionadas ao tema sugerido pelo professor;
- Artigo: os alunos são incentivados a pesquisar sobre um tema relevante e redigir um artigo de opinião.
Dentre vários outros. O jornalismo abre muitas portas para a educação porque ele é, no fim das contas, uma ferramenta educativa.
8 - Ensinando com dados
Dados estão por toda parte. E é responsabilidade da escola ajudar os alunos no seu entendimento. Que tal oferecer atividades de interpretação real dos dados de domínio público brasileiros?
O INPE por exemplo. Ele está tendo repercussão mundial com seus dados sobre o impacto das queimadas na Amazônia, inclusive com gráficos aparecendo no próprio ENEM.
E olha que interessante: pelo site do Governo, você acessa centenas de imagens de satélite oferecidas pelo INPE.
É só escolher o que se encaixa melhor na sua aula e trabalhar com os alunos.
9 - Cultura maker
A cultura e o espaço maker na educação são cruciais para o futuro cada vez mais digital que está acontecendo agora.
Nós já escrevemos um texto falando bastante sobre a cultura maker na educação. Vale a pena dar uma lida - oferecemos inclusive 3 cartilhas grátis para a sua implantação.
A cultura maker trabalha através de um laboratório de construção de equipamentos que usam a IoT - internet das coisas.
Nesse laboratório, os alunos vão aprender programação básica, montagem de circuitos e eletrônica simples.
Os espaços maker estão em alta nas escolas hoje em dia, muito pelo incentivo da parceria público-privada que está acontecendo. E alunos montando eletrônicos controlados pela internet é um dos exemplos mais inovadores das metodologias ativas de aprendizagem.
11 - Aprendizado Just in Time
Essa prática ativa de aprendizagem dialoga bastante com a realidade das universidades brasileiras. Esse é o método preferido da maioria delas.
No just in time, o professor passa para os alunos um texto que será discutido na próxima aula. É responsabilidade dos alunos lerem esse texto, fazer suas próprias anotações e discuti-lo em aula.
Essa atividade é interessante para estimular o clima de uma aula discutida, não transmitida. Cada aluno vai formar suas próprias opiniões sobre o texto e ser encorajado a conversar sobre ela.
12 - Revisão pela classe
Essa é uma metodologia ativa de aprendizagem muito fácil de colocar em prática. Converse com os professores da sua escola para que, em determinadas provas e atividades avaliativas, os próprios alunos se corrijam.
Um corrige o do outro, e todos corrigem juntos. Mas claro: sem divulgar nomes.
Essa atividade é tão boa que ela já é aplicada faz tempo, tanto em escolas públicas quanto privadas.
13 - Dinâmicas colaborativas
Os alunos precisam trabalhar juntos para construir algo ou atingir um determinado objetivo. E é importante que esse objetivo não pareça estar tão relacionado com a matéria.
Por exemplo: todos os alunos vão, juntos, tentar construir uma ponte na aula de artes. Ou provar alguma teoria científica com materiais reciclados e limitados na aula.
Isso coloca o aluno a cargo da sua própria educação, e não tem cara de aula. A sala de aula vira um outro lugar, e os alunos são transportados para ele.
14 - Música
A música é um recurso de memória muito utilizado em sala de aula. É só ver as músicas sobre ácidos e bases, tabuada e várias outras que os professores inventam e cantam.
Os próprios alunos podem fazer suas músicas e apresentá-las em momentos apropriados. Tomando as rédeas do seu aprendizado, os alunos vão aprender bastante e ainda transformar o dia.
15 - Fazer arte
Fazer arte não precisa ser uma atividade só da disciplina de artes. Muito pelo contrário: todas as matérias têm espaço pra ela.
O interessante de fazer arte na escola é que você pode pensar em qualquer coisa. Um exemplo: cada aluno escreve um livrinho para uma aula de literatura.. Outro: teatro com encenação para aulas de história.
A arte se encaixa em qualquer situação, e ela tem um espaço especial nas metodologias ativas de aprendizagem.
Seu sistema de gestão escolar promove as metodologias ativas de aprendizagem?
Lendo essa lista, tenho certeza que você encontrou algumas metodologias ativas que a sua escola já está trabalhando hoje.
Isso porque elas são muito populares, e como mencionamos anteriormente, não têm um impacto tão grande nas rotinas de sala de aula. Quando têm, são para melhor.
O que a sua escola precisa se preocupar é com a sua habilidade de se organizar para oferecer cada vez mais metodologias ativas. Para transformá-la e levá-la adiante.
E isso só é possível com um sistema de gestão escolar. Ele vai organizar suas turmas e liberar tempo para que você consiga trabalhar, junto aos professores, mais métodos ativos de ensino.
Faça o teste hoje da plataforma IScholar de gestão escolar. Você vai ver como podemos te ajudar com muito mais do que apenas dicas. Vou ficar te esperando!
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