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Veja como montar uma excelente estratégia para aumentar suas matrículas

Veja como montar uma excelente estratégia para aumentar suas matrículas

Equipe iScholar

Como gestor escolar, você provavelmente dirige muitos esforços para a captação de alunos em todo período destinado para realização de matrículas. Afinal, é vital para toda instituição de ensino atingir metas e alcançar determinado número de alunos matriculados.

E esse processo pode ser desafiador, especialmente durante crises que causam o declínio no número de matrículas. Por isso, uma das principais dúvidas que surgem é: como aumentar as matrículas da escola ano após ano?

Para te ajudar a elaborar uma ótima estratégia que irá contribuir na captação de mais alunos, continue a leitura e confira as sete dicas essenciais que reunimos neste post.

Leia também: Retenção de alunos: dicas essenciais para sua escola

7 Dicas para montar uma ótima estratégia e atrair mais alunos

1. Conheça bem seu público-alvo

Um passo essencial para qualquer tipo de empresa obter sucesso é conhecer muito bem o seu público, e as instituições de ensino não são exceção à regra.

Afinal, escolher uma escola é também uma decisão altamente emocional para alunos e pais, sendo um processo que gera muitas dúvidas sobre a melhor opção. Portanto, entender o que impulsiona seus clientes potenciais a escolher uma escola te ajuda na definição das melhores estratégias para atrair alunos.

Você pode traçar o perfil do seu público através da ferramenta Persona, que é altamente valiosa para conhecer melhor as peculiaridades do seu cliente potencial e como atingi-lo com seus esforços de marketing de forma mais eficiente.

2. Esteja presente on-line: site e redes sociais

A influência do meio digital na sociedade é cada vez mais forte. Hoje, a maior parte da busca por qualquer produto ou serviço é feita em ferramentas on-line.

Quando um aluno ou responsável procura na internet instituições de ensino para realizar matrícula, é fundamental que sua escola esteja entre os resultados para que seja possível atrair ainda mais potenciais clientes.

Você pode fazer isso mantendo um bom site para sua instituição, que reúna todo tipo de informação relevante para o público. Para além das fotos, venda a ideia por trás de sua escola, mostre por que ela é diferente das outras e merece atenção. Com conteúdo relevante e boa usabilidade, seu site pode aparecer nos principais resultados de uma pesquisa orgânica nas ferramentas de busca on-line.

Além disso, invista na presença nas mídias sociais. Estude os canais mais relevantes para sua escola, como Facebook e Instagram. Além de tornar possível que o público te encontre nas redes sociais, o compartilhamento de bons conteúdos garantirá que seus clientes em potencial fiquem constantemente envolvidos com sua escola.

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3. Divulgue o desempenho de sua escola

Para reforçar ainda mais sua proposta de valor, comunique aos potenciais clientes o desempenho de sua instituição. Aqui, é válido lembrar resultados tanto qualitativos quanto quantitativos.

Ou seja, você pode divulgar resultados como: percentual de aprovados em provas, vestibulares, concursos, etc; número de alunos da instituição, número de turmas que já formaram; posições que a escola ocupa em rankings de ensino e até mesmo depoimentos de alunos ou responsáveis.

Aproveitar essas e outras informações relevantes da maneira certa pode ser um diferencial claro para as famílias e uma representação convincente e baseada em dados reais de como sua escola é uma ótima opção para receber a matrícula do aluno.

4. Continue em contato com os potenciais clientes

A nutrição de leads ajuda a continuar fornecendo as informações de que as famílias precisam, quando mais precisam. Usar a nutrição de leads ajuda a otimizar seu processo de captação de matrículas sem generalizar o atendimento.

Ou seja, sua escola se compromete a continuar enviando mensagens que são de certa forma individualizadas e pessoais, o que garante à sua escola a oportunidade de ficar na memória de seus clientes em potencial e aumentar seu interesse.

Apesar de não ser uma regra, esse processo acontece principalmente via e-mail, um dos canais mais eficientes para manter contato com leads. Essa estratégia pode incluir lembretes sobre a finalização do período de matrícula ou oferecer vantagens/descontos exclusivos, por exemplo.

5. Invista no atendimento ao público

A forma de atender seus potenciais clientes irá definir uma das primeiras impressões que os alunos e seus responsáveis vão ter da instituição. Situações como longas demoras no atendimento ou ineficiência ao passar informações irão certamente desapontá-los.

Portanto, certifique-se de garantir que o público seja bem atendido pela equipe da secretaria, investindo em soluções que podem ajudar na organização de informações e automatização de processos.

Tornando o trabalho dos funcionários mais prático, você conseguirá notar grandes melhorias em todas as áreas da secretaria. E com o público satisfeito desde os primeiros contatos com a escola, as chances de conquistar a matrícula aumentam.

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6. Tenha a tecnologia como aliada

O uso da tecnologia está se tornando cada vez mais decisivo para as instituições de ensino. Afinal, são muitos os benefícios que podem ser desfrutados pela escola que investe em soluções tecnológicas para otimizar seus processos.

Para atrair mais atenção de alunos e pais, aposte em ferramentas muito valorizadas por eles como a matrícula online. Você pode oferecer essa facilidade ao contratar um sistema de gestão escolar que conte com esse recurso.

Assim, além de otimizar processos de todas as áreas da instituição, você ainda garante um grande diferencial para se destacar no mercado.

7. Analise seus resultados

Hoje em dia, o marketing digital é capaz de fornecer métricas importantes para que o gestor seja capaz de ver de forma mais concreta o resultado do seu investimento.

Você pode analisar, por exemplo, quais foram as melhores fontes de geração de leads na sua estratégia, com qual tipo de mensagem eles mais interagem nas redes sociais, a taxa de conversão em cada canal utilizado e muito mais.

Esses dados podem ser obtidos através dos recursos gratuitos disponíveis nas contas comerciais das redes sociais, nas ferramentas de automação de marketing utilizadas pela escola ou, no caso de sites, no Google Analytics.

Além de ser interessante para manter um acompanhamento dos resultados obtidos, todo relatório que você tiver acesso te ajuda a saber se está direcionando seus esforços para o público-alvo certo para que os possíveis erros possam ser corrigidos e as alterações mais adequadas possam ser realizadas.

Gestor, espero que este conteúdo tenha te ajudado de alguma forma a elaborar ou revisar sua estratégia de captação de alunos. É importante destacar que o iScholar é um sistema de gestão completo que conta com recursos citados aqui, como o Matrícula Online.

Se quiser conhecer na prática as vantagens de contratar nosso sistema de gestão escolar, Clique aqui e solicite uma demonstração.

Até a próxima!

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