Central de vendas:

(34) 2512-0244
Confira 5 ações para fortalecer o vínculo com a comunidade escolar

Confira 5 ações para fortalecer o vínculo com a comunidade escolar

Equipe iScholar

Através da boa relação entre escola e sua comunidade, fica mais fácil discutir as necessidades de cada aluno e encontrar as oportunidades certas para promover a melhor experiência de aprendizado.

A comunicação eficaz entre alunos, pais e escola melhora as experiências de todos: os alunos tendem a se esforçar mais e melhorar seu desempenho, enquanto os pais se sentem mais satisfeitos com a escola. Além disso, uma relação de parceria e cooperação desenvolve a confiança entre as partes e torna o ambiente da instituição mais saudável e menos conflituoso.

Sabendo de sua importância, esse post irá ajudar sua instituição a desenvolver um bom relacionamento com a comunidade escolar.

Manual: Como ter um bom relacionamento entre a escola e os responsáveis

2 fatos sobre o vínculo escola-família

Problemas devem ser resolvidos mutuamente

Quando os alunos estão enfrentando dificuldades escolares, a escola e a família devem entender que a comunicação entre si é de extrema importância.

Os dois lados devem ter a oportunidade de fornecer as informações necessárias sobre o comportamento do aluno em seus respectivos contextos: em casa e na sala de aula. Essas observações podem fazer a diferença e ajudar a elaborar as melhores estratégias para solucionar o problema.

Conheça a importância da presença dos pais na escola para o aluno

As relações entre escola e famílias são cultivadas e mantidas ao longo do tempo

O vínculo família-escola é um processo contínuo. Apesar de ser essencial em momentos delicados, não basta atuar em conjunto apenas quando conflitos surgem. É preciso cuidar dessa relação ao longo dos anos.

5 ações para manter os pais próximos da instituição

1. Seja transparente

É comum que seus clientes tenham dúvidas em relação ao desenvolvimento dos alunos, aquisição de materiais e processos administrativos da escola. Portanto, é preciso se certificar de que está praticando uma comunicação clara e objetiva. Assim, a escola evita mal entendidos e aumenta a satisfação dos pais pela escola.

2. Envolva os pais através das mídias sociais

As redes sociais estão mudando a maneira como as pessoas obtêm informações e se comunicam e, principalmente, a maneira como as pessoas interagem.

Criando um perfil para sua instituição nas redes sociais, você garante uma maior interação com a comunidade escolar. É uma ótima maneira de mostrar o dia a dia escolar através de postagens que alcançam os pais e os deixam atualizados em relação a eventos e atividades realizadas.

Marketing digital: como utilizá-lo na captação de alunos

3. Abra espaço para feedbacks

Feedbacks são fundamentais para o diálogo saudável entre a instituição e sua comunidade. Permitir que os pais exponham sua opinião possibilita um retorno sobre o que os pais esperam da escola e o que realmente está sendo entregue.

Assim, é uma boa prática para perceber o que está funcionando e o que não está indo tão bem. Identificar falhas e tentar resolvê-las é fundamental para certificar os pais de que a escola os valoriza.

4. Mantenha uma comunicação eficiente

Pensando na comunicação de forma estratégica, sua escola pode aumentar o interesse dos responsáveis a serem participativos. Utilizando as melhores abordagens, você consegue sustentar uma boa comunicação escolar.

É necessário que a escola pense em como facilitar ainda mais o acesso a informações e comunicados, indo além de painéis de recados, bilhetes ou documentos impressos. Inovar a maneira de comunicar pode diminuir custos, tempo gasto, e ainda aumentar o interesse dos pais sobre a andamento escolar.

5. Compartilhe com os pais a facilidade de um sistema on-line

Uma ótima maneira de aproximar os pais da escola é adotando um software de gestão escolar, tecnologia essencial para intensificar esse contato.

Um sistema de gestão escolar on-line pode tornar sua comunicação mais dinâmica, permitindo que alunos e responsáveis fiquem ainda mais próximos do que acontece em sala de aula.

Afinal, os melhores sistemas também contam com um app exclusivo para alunos e responsáveis. Apostando nesse diferencial, você facilita o acesso a diversas informações da vida escolar como notas, frequência, ocorrências, entre muitos outros.

Gestor, agora que você conferiu algumas dicas para fortalecer a relação com a comunidade escolar, saiba como um software de gestão te ajuda nesse processo solicitando uma demonstração gratuita do iScholar.

Marcadores:

Equipe iScholar

Equipe iScholar

Ver todos os artigos

Com 17 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!

Compatilhar
Compatilhar

Escolha crescer hoje com o iScholar!

Tenha uma empresa de alta performance com o melhor sistema de gestão escolar. Fale agora com um especialista.

Homem de negócios usando um notebook

Inscreva-se em nossa newsletter

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

*O iScholar precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.