Blog

Acompanhe nossos conteúdos e saiba tudo sobre Gestão Escolar, relacionamento escola/pais/alunos, uso da tecnologia na educação, entre outros temas.

Compartilhe

App de comunicação: dicas práticas para engajar alunos e responsáveis

Escrito por Hillary Moraes

App de comunicação: dicas práticas para engajar alunos e responsáveis

O envolvimento dos alunos e pais com a instituição de ensino é um fator importante que, além de contribuir para o aprendizado e progresso acadêmico dos estudantes, tem impacto direto no índice de satisfação e retenção de alunos.

A chave para o envolvimento produtivo e positivo é um bom fluxo de comunicação. Existem algumas formas para aumentar o engajamento dos alunos e pais com a rotina escolar, sendo o uso de um aplicativo escolar uma delas. Por isso, neste artigo falaremos sobre o app de comunicação como estratégia de fortalecimento do vínculo com a comunidade escolar.

Leia também: Descubra as vantagens de utilizar um aplicativo de comunicação escolar

Desafios na comunicação escolar

As informações disponibilizadas pela escola que são acessíveis apenas por computador ou apenas em um tipo de sistema operacional de smartphones podem ser um obstáculo para um número significativo de pais e alunos. Por isso, é ideal que as ferramentas utilizadas pela instituição de ensino possam se adequar às diferentes necessidades do usuário.

Quando a instituição não adota um meio de comunicação escolar unificado, muitos professores apresentam aos alunos e pais diferentes formas e ferramentas para comunicar conteúdos e recados, o que pode fazer com que os alunos e pais percam informações relevantes devido a grande variação de canais de comunicação.

Essa dificuldade para acessar informações e se manter atualizados faz com que o engajamento caia, ocasionando a falta de acompanhamento do que está acontecendo na escola.

Uma maneira de superar esse desafio para tornar a comunicação mais eficiente é utilizar uma plataforma de comunicação escolar integrada, capaz de agilizar as atividades de comunicação da escola inteira. Além disso, um aplicativo especializado em comunicação escolar aumenta o engajamento e cria um vínculo mais forte com a comunidade escolar.

Como um aplicativo escolar aumenta o engajamento dos alunos e pais?

Ao utilizar um app escolar, a instituição pode reunir diversas informações e disponibilizá-las para serem consultadas rapidamente em um único lugar. Isso ajuda a escola a se comunicar de forma eficiente, além de facilitar a rotina dos pais e alunos ao reduzir a necessidade de precisar ir de um canal de comunicação para outro para se manter atualizado sobre as notificações e atualizações da escola.

Ao garantir que os alunos e pais tenham mais facilidade para receber comunicações da escola, consequentemente o envolvimento deles com as atividades escolares aumenta, contribuindo até mesmo para um melhor desempenho dos estudantes em sala de aula.

Veja como usar a tecnologia para aprimorar a comunicação escolar

Dicas para motivar os alunos e responsáveis a utilizarem o aplicativo escolar

A partir do momento que a instituição passa a contar com um aplicativo de comunicação escolar, é necessário incentivar o seu uso. Para isso, existem alguns passos a serem seguidos.

1. Introduza o aplicativo no ato da matrícula

É essencial que a instituição dedique tempo para informar os estudantes e responsáveis no ato da matrícula sobre certos assuntos como quem é a equipe que estará presente no dia a dia do aluno e os recursos tecnológicos que a escola utiliza. Seja claro sobre os benefícios de baixar o aplicativo da escola e mostre à sua comunidade como o aplicativo agrega valor à experiência geral de todos.

Para incentivar o uso do aplicativo desde o primeiro dia, é preciso auxiliar o aluno e responsável a realizar o download já no momento da matrícula, dando as instruções necessárias. Pode-se fazer uma breve demonstração de uso ou então enviar um vídeo explicando como utilizar o app.

2. Compartilhe novidades e lembretes

Por ser uma ferramenta que pode ser facilmente acessada pelos alunos e responsáveis no dia a dia, o aplicativo escolar é um ótimo canal para divulgar as novidades da instituição de ensino. Isso pode ser feito enviando notificações sobre ações da escola, como por exemplo atividades realizadas naquele mês ou algo que foi feito para aprimorar algum processo na instituição.

Essa comunicação próxima deixará a comunidade escolar se sentindo mais incluída no processo educacional, o que contribui para que se aproximem da instituição. Outra forma de gerar interação é o envio de lembretes no app, o que os manterá informados e incentivará o clique na notificação do aplicativo para conferir do que se trata.

3. Facilite o acompanhamento das informações escolares dos alunos

Uma agenda escolar digital permite que a instituição compartilhe diversos conteúdos que ficam disponíveis para os alunos e responsáveis acessarem a qualquer momento. Logo, aproveite essa facilidade e disponibilize o máximo de informações relevantes como notas, faltas, ocorrências, conteúdos ministrados, avisos e outros.

É muito importante não deixar o app desatualizado. Para isso, também é necessário haver uma comunicação próxima com professores para orientá-los sobre a importância do lançamento de informações e atualização do conteúdo.

Afinal, alunos e pais valorizam o cuidado da instituição em mantê-los informados, além de que essa atitude permite um acompanhamento mais próximo dos resultados escolares e pode auxiliar a otimizar a performance dos estudantes.

Veja como a comunicação escolar eficiente impacta no desempenho dos alunos

4. Cadastre os eventos escolares

Os aplicativos completos possuem recursos como a opção de adicionar eventos em um calendário. Assim, é possível marcar as atividades que acontecerão ao longo do período letivo. Essa é uma forma de deixar a comunidade escolar ainda mais próxima das propostas da instituição.

Ainda, ao poderem confirmar presença nos eventos cadastrados no aplicativo, a chance de esquecer informações como data e horário são reduzidas de forma significativa. Portanto, é uma forma de manter alunos e pais envolvidos nas ações da instituição.

Conclusão

O enfoque na comunicação é crucial para criar e manter um bom relacionamento com a comunidade escolar. Um aplicativo de comunicação escolar garante a transmissão de informações importantes de forma acessível e prática para os estudantes e seus responsáveis.

Com isso em mente, é preciso utilizar a ferramenta com tudo o que ela tem a oferecer para aumentar o engajamento dos alunos e pais, divulgando novidades, dados da rotina escolar, avisos, lembretes e eventos.

O iScholar é um sistema de gestão completo que também conta com um aplicativo feito especialmente para alunos e pais. Para saber mais sobre a Agenda Escolar do iScholar, solicite uma demonstração gratuita clicando aqui.

Gostou desse blogpost? Compartilhe com quem você acha que pode se interessar!

Aguarde nossos próximos conteúdos e nos siga nas redes sociais

Facebook | Instagram

Até a próxima!