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Como captar alunos pela internet? Veja 5 formas

Como captar alunos pela internet? Veja 5 formas

Equipe iScholarLeitura: 11 min

Captar alunos pela internet é essencial nos dias atuais, considerando que a rede se tornou a principal fonte de busca das pessoas. Dessa forma, estar presente no meio online é uma obrigação para que sua escola seja reconhecida e alcance um grande sucesso. Afinal, a concorrência é muito grande no setor educacional.

Antes de selecionar o colégio ideal para seus filhos, os pais e responsáveis refletem e pesquisam muito. Nesse contexto, o gestor de escola particular reconhece a necessidade de possuir um diferencial que atraia essas famílias.

Dessa forma, é fundamental que sua instituição seja a primeira a se destacar nesse incessante momento de busca e, além disso, conquiste a atenção e o interesse dos responsáveis pelos alunos.

São diversas as formas para captar alunos utilizando o meio online. Neste artigo, vamos listar alguns dos modos mais comuns, veja a seguir.


Como funciona a captação de alunos pela internet?

Captar alunos é imprescindível para as instituições de ensino privado expandirem o número de estudantes. Por isso, a presença online vai além de ser apenas um diferencial, é uma necessidade crucial para as escolas.

Embora os colégios frequentemente recorram a formas de divulgação offline, como panfletos e banners, que desempenham um papel importante na consolidação da marca, a divulgação online oferece vantagens estratégicas. Pois, geralmente, permite a mensuração dos resultados, potencializando o poder de captação de alunos de forma mais efetiva.


5 formas de captar alunos pela internet

A internet e o meio online vieram para ficar, e, por isso, fazer um marketing escolar digital para captar alunos é essencial para as escolas. Confira, a seguir, algumas formas de como fazer isso.

Redes Sociais

As redes sociais são excelentes maneiras da sua escola estabelecer presença online. Aplicativos como Instagram, Facebook e YouTube ocupam uma parcela significativa do dia de muitas pessoas no Brasil e ao redor do mundo.

Assim sendo, produzir conteúdos para essas redes é uma excelente estratégia de divulgação. Temas que abordem a história da instituição, o dia a dia dos estudantes no colégio, as instalações, as aulas dos educadores e outros aspectos distintivos da escola, são ótimas formas de atrair futuros pais e alunos.

Além disso, outra sugestão é manter as redes sociais sempre atualizadas com os benefícios que a sua instituição oferece. Desse modo, os resultados na atração de matrículas tendem a ser bastante positivos.

Crie um site completo

Possuir um website é um passo fundamental para que a sua escola faça uma maior captação de alunos. Nesse sentido, é imprescindível que ele contenha todas as informações institucionais, os procedimentos para matrícula, a lista de documentos necessários, detalhes sobre os cursos oferecidos, a grade curricular, fotos da instituição e diversos outros conteúdos relevantes.

Além disso, é de extrema importância que o portal disponibilize um canal direto para que os responsáveis possam entrar em contato com a escola de maneira ágil e eficiente. Sendo assim, inserir um botão com link para o WhatsApp ou disponibilizar um chat para dúvidas e atendimento personalizado pode reduzir muito o caminho da matrícula, aumentando a probabilidade de conversões.

Com todas essas informações acessíveis e uma forma prática de interação, a sua escola estará preparada para captar mais alunos pela internet e construir uma sólida relação com pais e futuros estudantes.

Produza conteúdos relevantes

Para atrair os pais em busca de escolas que sejam referência em educação e ofereçam experiências inovadoras para seus filhos, é fundamental produzir conteúdos relevantes. Ao disponibilizar materiais como e-books, infográficos e outros recursos valiosos, a escola pode captar leads, ou seja, potenciais clientes, obtendo seus dados para contato em uma troca benéfica para ambos os lados.

Com essas informações em mãos, é essencial guiar esse possível cliente em sua jornada de compra, nutrindo-o com mais conteúdos de qualidade, e-mails de marketing com ofertas especiais e outras ações estratégicas. No entanto, é crucial que a escola seja cautelosa e não invasiva em suas abordagens, garantindo que os conteúdos oferecidos sejam realmente relevantes e impactantes para os interessados.

Portanto, produza conteúdos que você acredita que realmente irão auxiliar os responsáveis de alguma forma.  Com isso, a instituição estabelecerá uma conexão significativa com os pais em potencial, tornando-se uma opção atraente e confiável para a educação de seus filhos.

Parceria com marketplaces educacionais 

Um marketplace pode ser definido como uma plataforma online que reúne diferentes lojas, como se fosse um shopping virtual. Dessa forma, uma das vantagens de fazer parceria com marketplaces educacionais é que o número de pessoas que não conheciam a sua instituição e passam a conhecê-la aumenta.

Assim, com um número maior de responsáveis conhecendo seu colégio, maior a chance de captar mais alunos. Dentre os marketplaces educacionais se encontra o Melhor Escola, um site que já conta com mais de 7 mil escolas particulares parceiras e que recebe, ao longo do ano, mais de um milhão de acessos de pais e mães buscando por instituições de ensino.

 Anúncio online

Por meio de plataformas de anúncios como Google Ads e Facebook Ads, é possível criar campanhas direcionadas para um público específico, com base em critérios como localização, interesses, idade e outros dados demográficos relevantes.

Ao utilizar anúncios online, as instituições de ensino podem aumentar sua visibilidade e alcançar um público maior e mais segmentado. Essa abordagem é especialmente útil quando há eventos especiais ou promoções específicas que desejam ser divulgadas de forma mais ampla e efetiva.

Além disso, as campanhas de anúncios online podem ser flexíveis e adaptáveis. É possível definir um orçamento diário ou total para os anúncios e pausar ou ajustar as campanhas conforme necessário. Isso dá às escolas a oportunidade de testar diferentes abordagens e estratégias, buscando sempre o melhor retorno para seus investimentos em publicidade.

Captar alunos pela internet pode ser um desafio para escolas particulares. Mas, com essas estratégias mostradas acima, as escolas particulares podem aumentar sua visibilidade na internet e atrair um número maior de alunos interessados em seus serviços educacionais.

Espero que você tenha gostado do texto! Conheça hoje o iScholar e tenha muito mais aproveitamento do seu processo de matrículas. Faça um teste grátis clicando no banner abaixo 😉

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