Central de vendas:

(34) 2512-0244
5 causas da evasão escolar e como combatê-las

5 causas da evasão escolar e como combatê-las

Equipe iScholarLeitura: 12 min

Índice

    As causas da evasão escolar são muitas, e todas bem tristes. A escola perde um aluno, o aluno perde a escola e precisa se adaptar em outra, os colegas sentem falta - é uma situação ruim pra todo mundo. É por isso que as escolas precisam brigar com unhas e dentes para manter seus alunos. Sob um ponto de vista econômico, manter os alunos na escola também é obviamente sempre a melhor escolha. Hoje, vamos falar das 5 principais causas da evasão escolar, pra você já ficar de olho no que você está fazendo e buscar melhorar essa métrica tão importante. E claro: para cada motivo, uma solução.

    Quais são as causas da evasão escolar? 

    Uma instituição de ensino é responsável por manter um ambiente de aprendizagem seguro e se comunicar com os alunos e responsáveis sobre qualquer assunto relacionado ao meio escolar. Em determinadas situações socioeconômicas do país o índice de evasão escolar aumenta.  

    Montamos uma lista com as principais causas da evasão escolar, mostrando que a economia é um fator, mas não é o único. Olha só: 

    Saúde mental

     Hoje é normal: toda escola precisa oferecer atendimento psicológico e atividades pedagógicas voltadas para trazer uma saúde mental melhor para os alunos. Aliás, nem “normal” - é Lei. Todas as escolas públicas precisam ter esse atendimento de acordo com a Lei Nº 13.935/2019.

     Ela não regula a presença dos psicólogos na rede privada, mas a prática já vem sendo aplicada nela há anos de forma independente!deprimido_causas_evasao_escolar_d0d915100f.png

     Acontece que a saúde mental dos alunos precisa ser muito considerada e é uma das grandes causas da evasão escolar. E aqui nem estamos falando de bullying, mas sim da pressão que o aluno sente no seu dia a dia. Dificuldades de concentração. Ansiedade. 

    Essas questões de saúde mental podem inclusive nem ter muito a ver com a própria escola. Elas podem vir de casa, da família, do mundo. A saúde mental é uma das principais causas da evasão escolar porque, em muitos casos, as escolas acabam deixando de atuar ativamente para ajudar seus alunos a se manterem saudáveis. 

    É comum contratar uma equipe de psicologia e “deixar lá”. O correto é ser ativo. Veja 5 ações que você pode aplicar para eliminar essa causa da evasão escolar

    Como proteger e melhorar a saúde mental dos seus alunos

    • Atendimento anônimo, se possível, com conversas individuais com alunos em situação de saúde mental vulnerável e dificuldades com as notas;
    • Estabelecimento de grupos terapêuticos para lidar com várias situações difíceis, como traumas e até situações da própria escola; -
    • Participação da equipe de psicologia e pedagogia na elaboração de atividades extra curriculares, apresentações culturais etc.
    • Determinação prévia e formalizada no Plano Pedagógico da atuação dessa equipe, com a saúde mental como um dos principais objetivos da escola. 

    Bullying 

    É uma realidade triste e que estamos vencendo pouco a pouco: o bullying nas escolas ainda é uma causa da evasão escolar e até do próprio abandono escolar. O problema é que o bullying não deixa muitas escolhas para os alunos. Pelo menos o bullying não resolvido pela coordenação e pelos professores. 

    caderno_causas_evasao_escolar_3b73c56838.png
     

    Se deixado pra lá, o bullying se transforma em uma cultura. E como toda cultura em qualquer ambiente, ele tem efeitos em várias outras métricas, e um efeito consistente - que se mantém ativo e interferindo até a cultura mudar. 

    A progressão do bullying como casos isolados para uma cultura da escola é uma das principais causas da evasão escolar, e você precisa ficar de olho nele constantemente. 

    Veja algumas ações para impedir que isso aconteça:

    Como lidar com o bullying e impedir que ele se transforme em uma cultura: - 

    • Elimine a cultura autoritária da sua escola. Uma cultura autoritária, baseada na autoridade dos professores e coordenadores, faz florescer a ideia do “poder como algo a ser obtido”, e a cultura do bullying é parte disso; 
    •  A escola precisa lidar com o bullying de forma coletiva. Muitas vezes, as punições para quem pratica o bullying são institucionais, vindo desse lugar de poder que a escola cria, mas a resposta para os efeitos educacionais na pessoa que sofre bullying são individuais - entre os professores e as vítimas;
    • A escola precisa resolver todos os casos de bullying para evitar o sentimento de “é melhor não falar nada porque só vai ficar pior pra mim”;
    • A escola precisa de comunicação constante com os pais para que eles saibam exatamente o que está acontecendo com seus filhos o tempo todo; 
    • A escola precisa promover a diversidade, para que todos possam entender as diferenças que existem em vários níveis de pessoa para pessoa. Um ponto comum de bullying está na não aceitação dos vários tipos de inteligência. Os “nerds” sofrem bullying por alto desempenho intelectual, mas esse é apenas um tipo de inteligência. Quando a escola ensina que todo mundo tem competências diferentes, ela cria uma cultura de aceitação e diversidade. 

      Problemas financeiros

      Os problemas financeiros também são grandes causas da evasão escolar. Mas essa é mais difícil de resolver, já que na maior parte dos casos não parte da escola uma resolução simples e direta. Em faculdades isso é ainda mais complicado, já que o aluno pode se encontrar em uma situação difícil sem o apoio dos pais. E nós sabemos o quanto a educação é importante, mas nós também sabemos que em uma situação extrema, muitos alunos vão colocar sua sobrevivência em primeiro lugar, em detrimento do seu curso. 

      modeas_causas_evasao_escolar_f824e90ed4.png

      Em escolas de ensino fundamental e médio, a situação é mais amenizada porque os pais estão trabalhando juntos pela educação dos seus filhos. Porém, existem casos de mães e pais solo que acabam se atrapalhando financeiramente. Como a gente deixou claro, infelizmente esses problemas financeiros como causas da evasão escolar são mais difíceis de resolver porque não envolvem a escola, mas sim a própria família e os próprios alunos. Mas ao mesmo tempo, a escola que busca lidar com as causas da evasão escolar pode assumir o compromisso de encarar esses problemas de frente e tentar oferecer uma ajuda para quem está nessa situação. Listamos algumas ações que você pode colocar em prática junto com o seu financeiro:

       Ações para evitar a evasão escolar por problemas financeiros: 

    • Buscar negociar débitos em atraso. Lembre-se que o aluno inadimplente ainda tem direito de concluir o curso e tirar o diploma. É melhor trabalhar junto com ele para um pagamento mais confortável dos débitos para garantir uma rematrícula do que categorizá-lo como inadimplente e “deixar pra lá”; 
    • Analisar constantemente a situação de inadimplência escolar para encontrar oportunidades de negociação; 
    • Estabelecer políticas de cobrança humanizadas, com avisos em várias etapas, para que a dívida não vire uma bola de neve. 

    Infraestrutura da escola 

    Uma das causas da evasão escolar é de responsabilidade direta da escola: sua infraestrutura. E quando falamos em infraestrutura, não estamos falando só do espaço físico da escola, ok? Também falamos dos equipamentos oferecidos, dos canais de comunicação entre alunos e equipe e das inovações tecnológicas que a escola oferece.

     A infraestrutura é um argumento enorme para fechar matrículas e sempre foi. E quando ela vai mal, acaba sendo um argumento a favor da evasão escolar. 

    infraestrutura_evasao_escolar_4b312b5aa1.png
     

     Alunos vão reclamar direto para os pais, e os pais vão tirar suas próprias conclusões, mas enviesados pela reclamação dos filhos. Um exemplo que estamos usando em vários textos: pense em um projetor na sala de aula. Ele funciona perfeitamente e, inclusive, a maioria das escolas brasileiras não tem um equipamento desses em sala. Um belo dia, o professor vai ligar o projetor e a lâmpada está queimada. 

    Não tem outra de reserva e o professor precisava do projetor. Todo mundo saiu no prejuízo. O viés que o aluno e o pai têm dessa situação é negativo. Subitamente, ter um projetor em sala de aula vira algo ruim porque a escola não teve infraestrutura o suficiente para manter o projetor funcionando. Então, a infraestrutura é uma equação simples: ter + funcionar. Se algum desses elementos estiver faltando, a escola sofre. 

    Como manter uma infraestrutura de qualidade na escola 

    •  Investimento constante em novas ferramentas; 
    • Garantia de um estoque abastecido com recursos para o que você já tem; 
    • Sistema de gestão escolar integrado; 
    • Comunicação de toda novidade para os pais e alunos; 
    • Investimento em inovação não só em equipamentos, mas no aproveitamento desses equipamentos em sala de aula.

     Dificuldade do aluno em aprender

     Esse problema, por mais que em alguns casos pareça ser “do aluno”, na maioria das vezes é da própria escola. Isso porque o aprendizado do aluno acaba sendo o que os pais entendem como responsabilidade da escola, mesmo quando nós sabemos que esse é um compromisso feito com as três partes igualmente. Pais, alunos e escola são responsáveis. Porém, a responsabilidade da escola é a de propor o melhor estilo de aprendizado para os alunos.

    aluno_causas_evasao_escolar_9913318f28.png
     

    A escola do futuro provavelmente vai trazer grandes avanços na estrutura hierárquica das escolas no geral, eliminando esse autoritarismo que entendemos atrapalhar o ensino e criar uma cultura agressiva na instituição. Porém, enquanto o estilo de dar aulas não muda nas escolas, as escolas precisam lidar com situações onde o aluno não está aprendendo o tanto quanto ele deveria. A responsabilidade da escola está em entender, com sua equipe pedagógica, porque alguns alunos estão com dificuldades no aprendizado. E em determinar ações que escola, aluno e pais juntos possam resolver.

    6 estratégias de combate à evasão escolar

    1. Monitorar a frequência do aluno

     É controlando a presença dos estudantes através de chamadas diárias que a escola se mantém ciente da situação de cada aluno. Sem o monitoramento da frequência, a instituição perde o controle de informações cruciais para o desenvolvimento da aprendizagem em sala de aula. 

    Quando o acompanhamento aponta que o aluno está faltando muito, a instituição de ensino pode abordá-lo (ou a família) para descobrir o que está causando o problema. 

    2. Propor novas práticas pedagógicas 

    Muitas vezes o desinteresse do aluno pode ser causado por práticas na sala de aula que não chamam a atenção o suficiente para envolvê-lo no processo de aprendizagem. A instituição pode melhorar isso oferecendo novos métodos de ensino como as metodologias ativas de aprendizagem.

     A aprendizagem ativa abrange estratégias de ensino que trazem mais autonomia para os alunos, os envolvendo em novas maneiras de absorver conhecimento. 

    3. Manter uma comunicação eficiente 

    O envolvimento direto dos pais e alunos com os assuntos da vida escolar tem um efeito positivo no desempenho dos estudantes.

     Isso ocorre porque uma comunicação eficiente é responsável por manter todos informados, reduzindo as chances de mal-entendidos causados por ruídos na comunicação. 

    É mais fácil conciliar forças para resolver possíveis problemas de aprendizagem enfrentados pelo aluno quando seus responsáveis estão cientes de tudo o que acontece na escola. 

    Além disso, os próprios alunos se sentem mais motivados quando a instituição mantém um relacionamento próximo com eles. Outro ponto importante é fortalecer o vínculo com a comunidade escolar coletando feedbacks, tratando como prioridade a satisfação dos alunos e pais com a instituição de ensino.

    4. Investir em tecnologia 

    tecnologia educacional vem ganhando cada vez mais destaque devido a todos os seus benefícios, sendo utilizada nas escolas como aliada no processo de ensino ao complementar técnicas tradicionais.

     Além de usar a inovação em sala de aula, como atividades gamificadas através de jogos interativos online, a tecnologia educacional também é o caminho para fortalecer a relação com a comunidade escolar. 

    Instituições de ensino que investem em tecnologia podem desfrutar de diversas vantagens como a melhoria da comunicação escolar e otimização de processos que colaboram para aumentar a satisfação dos alunos e responsáveis. 

    5. Oferecer aconselhamento acadêmico 

    Com o aumento dos problemas de saúde mental entre estudantes, é vital que as instituições de ensino ofereçam um ambiente seguro que ampare os alunos. É necessário avaliar o clima escolar, verificando o que pode melhorar para que o ambiente seja ainda mais agradável.

     Ademais, é importante oferecer aconselhamento acadêmico para os alunos que têm mostrado dificuldades no processo de aprendizagem, aprofundando os motivos e trabalhando para resolvê-los. Esse aconselhamento faz parte da assistência psicológica que é algo essencial a ser oferecido pela escola. 

    Ações de apoio evidenciam que a instituição de ensino se preocupa com seus alunos. Essa abordagem faz com que os alunos se sintam ainda mais valorizados, o que faz toda a diferença para uma pessoa que está passando por momentos difíceis.

    6. Conceder condições como bolsas de estudo 

    As instituições de ensino privadas podem contar com um programa de bolsas de estudo para contemplar estudantes durante todo o seu período escolar. É uma ótima forma de reduzir a evasão causada por motivos financeiros. Afinal, quando um aluno passa por um processo seletivo que o garante uma bolsa, a motivação para continuar tendo o desconto em uma ótima instituição de ensino é essencial para manter o foco nos estudos.

     Portanto, a evasão escolar é um problema sério que pode ter seu índice minimizado quando as instituições de ensino optam por tomar algumas medidas de prevenção e cuidado. 

    Espero que esse post tenha te ajudado a pensar em formas de continuar melhorando o índice de retenção de alunos em sua instituição. É importante lembrar que um sistema de gestão escolar - com benefícios como o aprimoramento da comunicação escolar - te ajuda nesse processo. 

     Até a próxima!

    Marcadores:

    Equipe iScholar

    Equipe iScholar

    Ver todos os artigos

    Com 17 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!

    Compatilhar
    Compatilhar

    Índice

      Escolha crescer hoje com o iScholar!

      Tenha uma empresa de alta performance com o melhor sistema de gestão escolar. Fale agora com um especialista.

      Homem de negócios usando um notebook

      Inscreva-se em nossa newsletter

      Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

      *O iScholar precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.