Blog

Acompanhe nossos conteúdos e saiba tudo sobre Gestão Escolar, relacionamento escola/pais/alunos, uso da tecnologia na educação, entre outros temas.

Compartilhe

Censo escolar: veja como automatizar o envio de dados da sua instituição

Escrito por Hillary Moraes

Censo escolar: veja como automatizar o envio de dados da sua instituição

Tendo em vista a grande importância que a educação tem na sociedade, é fundamental verificar a eficiência dos sistemas educacionais vigentes. Por isso, cada país trabalha em ações responsáveis pelo levantamento de informações relevantes sobre as instituições de ensino básico, permitindo uma análise profunda sobre seu cenário atual.

No Brasil, esse levantamento denomina-se Censo Escolar. Por isso, neste post falaremos sobre o Censo Escolar e sua importância, abordando como as instituições podem utilizar recursos que simplificam o envio de dados para o sistema do Governo.

Leia também: Entenda o que é e qual o impacto da LGPD para a sua escola

O que é o Censo Escolar?

O Censo Escolar é o levantamento anual de dados estatísticos sobre escolas brasileiras públicas e privadas. É coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), sendo que os dados são fornecidos pelas próprias instituições de ensino.

Os dados coletados abrangem as seguintes modalidades de ensino:

  • Ensino Regular (educação infantil e ensino fundamental e médio)
  • Educação Especial - modalidade substitutiva
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA)
  • Educação Profissional (cursos técnicos ou qualificação profissional)

As informações coletadas geram resultados essenciais para entender a situação das escolas brasileiras, além de ser fundamental para auxiliar no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Saiba quais são e como analisar os principais indicadores de qualidade na educação

Por que analisar os resultados do Censo Escolar é importante?

Mais do que essencial para o governo, os resultados do Censo Escolar são importantes também para as próprias instituições de ensino. Afinal, através dele é possível acessar dados nacionais, estaduais e municipais sobre todas as escolas participantes.

Já que esse levantamento serve como guia para avaliar a excelência do ensino básico brasileiro, ao acessar esses dados todas as escolas ficam cientes do que é preciso melhorar para atingir resultados ainda melhores.

Dessa forma, os gestores escolares também podem comparar seus resultados com o de outras escolas que oferecem os mesmos serviços. Com essa possibilidade, a equipe escolar pode trabalhar em conjunto para analisar os indicadores e pensar em estratégias para aplicar melhorias no trabalho realizado pela escola.

Como funciona o envio dos dados pelas escolas

Todas as instituições que trabalham com alguma das quatro modalidades de ensino citadas no tópico anterior devem enviar todos os dados requisitados dentro do prazo estipulado. Geralmente, o início da coleta de dados se dá na última quarta-feira do mês de maio de cada ano.

Para enviar as informações, as escolas precisam acessar o Educacenso, sistema informatizado de levantamento de dados do Censo Escolar.

O processo de coleta de dados funciona em duas etapas: a Matrícula Inicial, em que as escolas devem enviar os dados da instituição, gestores, turmas, alunos e professores; e a segunda fase é o módulo Situação do Aluno, em que são enviados dados sobre rendimento e movimento dos alunos que foram declarados na Matrícula Inicial.

Como usar um gerenciador escolar on-line para obter melhores resultados

Como simplificar o envio de dados e facilitar o seu trabalho e de sua equipe

Muitas instituições de ensino organizam os dados para enviar ao sistema de forma manual, o que exige muito tempo e atenção por parte da equipe responsável pela secretaria.

Para a equipe escolar não ficar sobrecarregada cadastrando tantas informações no site do Governo, a melhor solução é contar com um sistema de gestão escolar que facilite a organização dos dados necessários.

Os melhores sistemas contam com a praticidade de gerar um arquivo para download que contenha todas as informações que você precisa enviar sobre sua escola. Assim, o cadastro dos dados no Educacenso se torna mais rápido e prático.

Um sistema de gestão com essa funcionalidade traz muitas vantagens para a escola, pois permite que em poucos cliques você resolva o que levaria horas de trabalho. Portanto, sua escola poupa tempo, evita a paralisação de outras atividades da secretaria e ainda reduz o risco de perder o prazo do envio.

Gestor, espero que essa publicação tenha relembrado a importância do Censo Escolar e esclarecido como é possível automatizar o envio de dados da sua instituição. É importante lembrar que o iScholar oferece a funcionalidade citada neste artigo. Solicite uma demonstração gratuita para conhecer tudo o que podemos oferecer para otimizar a gestão de sua escola.

Aguarde nossos próximos conteúdos e nos siga nas redes sociais:

Facebook | Instagram

Até a próxima!