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Como aumentar a captação de alunos gastando menos

Como aumentar a captação de alunos gastando menos

Equipe iScholar

Sempre aumentar a captação de alunos é o maior objetivo de qualquer escola particular quando estamos falando de lucratividade. E ponto final!

Lógico que qualquer escola, tanto particular quanto pública, tem como compromisso principal o ensino dos seus alunos. Mas sem uma captação de alunos saudável, a escola acaba se distraindo com as finanças.

Em poucas palavras: uma escola que está sempre com novos alunos, sempre tem caixa para investir na sua infraestrutura. E captar mais alunos. E sempre oferecer o melhor ensino possível.

Hoje o assunto é esse: como aumentar a captação de alunos gastando menos. Com dicas que você consegue colocar em prática agora.

Mas olha: esse é um texto que você vai precisar sentar por um tempo e ler com calma. As informações que a gente te trouxe aqui são importantes demais. Ao longo das linhas você vai descobrir o segredo das escolas que faturam muito, e esse segredo requer trabalho e domínio do assunto.

Tudo pronto? Então vamos começar:

O básico para aumentar a captação de alunos na escola

Crianças manuseando livro de coloria em sala de artes.

Primeiro, a gente precisa deixar claro o que é estratégia mesmo e o que é básico.

Preciso te falar isso porque o que mais você vai achar na internet é gente te falando o mínimo que toda escola precisa ter no setor de matrículas e captação de alunos. Tentando passar isso como um conhecimento ultrassecreto e personalizado.

Não é bem assim. Esses são pontos fundamentais, como uma boa gestão centralizada, entender quem é seu público alvo, ter um site e por aí vai.

Entender essas questões para colocar a casa em ordem vai ser seu primeiro passo. É assim que grandes escolas conseguem sempre aumentar a captação de alunos, ano após ano: fazendo primeiro o fundamental, depois expandindo a estratégia.

Vamos analisar como está sua escola?

Site para escolas

Hoje, a maior parte da busca por qualquer produto ou serviço é feita ou pelo Google ou pelas redes sociais.

Quando um aluno ou responsável procura na internet instituições de ensino para realizar matrícula, a regra é clara: sua escola precisa aparecer no topo para a sua região.

Você pode fazer isso mantendo um bom site para sua instituição, que reúna todo tipo de informação relevante para o público. Vá além das fotos. Apresente informações como:

  • Disciplinas ofertadas;
  • Ementas dos cursos;
  • Atividades extracurriculares;
  • Time de professores;
  • Conquistas das escolas;
  • Conteúdo produzido pelos alunos (exposições, projetos etc.);
  • Conteúdo produzido pelos professores (atividades, modelos de trabalho etc.);

Quer um exemplo bacana? Olha o site do Objetivo:

Title: captacao-alunos-objetivo Alt: Captura de tela do site do Colégio Objetivo. Captura de tela do site do Colégio Objetivo.

O site é carregado e tem muitas informações, mas mostra que o trabalho lá dentro não pára. Conhecimento sempre é produzido.

Para te inspirar, um dever de casa: veja os sites das melhores escolas particulares do Brasil e entenda o que eles fazem de certo e errado.

Veja uma lista do site Melhores Escolas de acordo com o resultado do ENEM, já com links:

Você clicou em cada um desses links? De verdade: clique. Você vai ver como aumentar a captação de alunos não é uma tarefa tão difícil assim, se julgarmos pelo site. Veja como exemplo o site do Fibonnaci:

captura de tela do site do Colégio Fibonacci.

Não tem praticamente nada nele. Fazer um site melhor que o de uma das maiores escolas particulares do Brasil é surpreendentemente fácil.

Mãos à obra!

Redes sociais para escolas

Você precisa ter pelo menos um Instagram e um Facebook para mostrar o que sua escola faz. Isso é o padrão, o básico do básico em todas as escolas particulares hoje.

Suas redes sociais precisam mostrar tudo o que a sua escola consegue oferecer. Tudo mesmo, mas um post por vez.

Veja esse exemplo:

Captura de tela de um post do Instagram do Colégio São Paschoall de Uberlândia.

A foto nem é muito trabalhada. Mas já mostra a estrutura do laboratório. Olhando o feed dessa escola, vemos que esse é seu procedimento padrão nas redes sociais:

Title: captacao-alunos-feed Alt: Captura de tela de um feed do Instagram do Colégio São Paschoall de Uberlândia.

Isso não é por acidente. Esse colégio criou uma linha editorial. Ele dá algumas dicas, mostra fotos de alunos e pontos positivos da escola - projetos, ambientes, aulas e professores.

Tudo muito simples de fazer. Variedade com conteúdo é a receita “mágica” das redes sociais. Veja um exemplo de um feed sem variedade, como ele fica:

Captura de tela de um feed do Instagram do Colégio São Paschoall de Uberlândia.

Esse é o feed do Objetivo Brasil, uma das maiores - senão a maior - instituição de ensino do Brasil. Veja como não há qualquer linha editorial e os posts são todos iguais. É melhor evitar!

Invista no atendimento ao público

Por último, a forma de conversar com seu público. Essa parte é importantíssima.

A forma de atender seus potenciais clientes irá definir uma das primeiras impressões que os alunos e seus responsáveis vão ter da instituição. Situações como longas demoras no atendimento ou ineficiência ao passar informações irão certamente desapontá-los.

Portanto, certifique-se de garantir que o público seja bem atendido pela equipe da secretaria, investindo em soluções que podem ajudar na organização de informações e automatização de processos.

Tornando o trabalho dos funcionários mais prático, você conseguirá notar grandes melhorias em todas as áreas da secretaria. E com o público satisfeito desde os primeiros contatos com a escola, as chances de conquistar a matrícula aumentam.

Alunos sentados em cadeiras em sala de aula. Uma aluna está em pé com a mochila nas costas.

Eu sei: existem muitas escolas particulares no Brasil. Mas pense: quantas existem na sua região?

Todas essas dicas que damos até agora raramente são implementadas por escolas locais e regionais. Grande parte do trabalho de aumentar a captação de alunos em escolas menores está no boca a boca e em ações offline, como panfletos, outdoors e comerciais de TV.

E o momento não é de contar com ações caras e com recomendações de alunos e país. Em 2021, a captação de alunos em escolas particulares caiu em 6%. Enquanto isso, nas escolas públicas cresceu 6%.

Esse é o momento de colocar essa estrutura básica de captação de alunos mais barata em atividade.

Mas antes de aprofundarmos em ações de marketing que vão além, uma pausa rápida pra você recuperar seu fôlego. Reabasteça seu café e vamos conversar sobre o que é atrativo em uma escola para quem vai tomar a decisão.

5 pontos atrativos em escolas que aumentam a captação de alunos

Do mesmo jeito que você precisa construir suas fundações digitais e comerciais para aumentar a captação de alunos gastando menos, você também vai precisar de atrativos que façam sentido para os alunos e os país.

São coisas fundamentais que a sua escola precisa ter, e que são fatores de decisão na hora da escolha.

O que nós vimos no tópico anterior foi o básico de posicionamento digital. Aqui vamos falar de argumentos que você precisa ter.

Começando:

1. Qualidade do ensino

Professora escrevendo em quadro branco com caneta vermelha

Quando estamos falando de ensino fundamental, pais vão querer algumas informações importantes sobre a qualidade do ensino. E no ensino médio, outras.

Não é em 100% dos casos, mas no caso do marketing escolar, é muito comum que no ensino médio quem analisa a qualidade do ensino são os próprios alunos.

E no ensino fundamental, os pais.

Transmitir a qualidade do ensino para a maior quantidade de pessoas possível é mais fácil com um site. Lembra do exemplo do Objetivo que mostramos lá em cima?

Com ele, você pode mostrar o trabalho que os professores fazem, projetos extracurriculares que vão encher os olhos dos novos alunos, as disciplinas e por aí vai.

Na dúvida, mostre pontos que vão chamar a atenção dos dois públicos: pais e alunos. Demonstrando uma boa qualidade de ensino, você consegue aumentar a captação de alunos sem precisar de estratégias muito agressivas.

2. Infraestrutura

Corredor de escola com piso de madeira, janelas à esquerda e portas à direita.

As condições em que se encontra o ambiente escolar são decisivas no momento de escolha.

A boa infraestrutura e segurança são simplesmente fundamentais em qualquer escola, e encontrar a melhor forma de mostrá-la para o público com certeza vai aumentar sua captação de alunos.

Existem três formas principais de mostrar todos os pontos positivos da sua infraestrutura:

  • Instagram e Facebook: as duas redes sociais são as mais usadas por alunos e pais. Poste fotos da estrutura da escola sempre, de preferência com atividades sendo realizadas no local da foto.

  • No site: vale a mesma regra. Inclusive, você pode instalar um plug-in para mostrar as suas fotos do Instagram no site. Mas é interessante ter uma categoria separada só com fotos, para fazer quase um tour virtual pela escola.

  • Visitas guiadas: vá além do digital e ofereça uma visita guiada para pais fora do horário de aula. Assim, você consegue formar “turmas” de interessados e levar todo mundo junto.

3. Mensalidade

Cofre porquinho deitado em cima de moedas.

O valor das mensalidades e demais custos com certeza é um fator de grande impacto na decisão por uma escola.

Só que tem uma questão: a mensalidade da sua escola é do preço que ela é por um motivo. Não vamos falar aqui pra você abaixar nada. Apenas criar um ambiente favorável para a comparação do custo benefício.

Quanto mais transparência você tiver nos seus valores, mais fácil vai ser aumentar a captação de alunos sem gastar demais.

O que se leva em conta em custo benefício é a qualidade dos materiais, equipamentos, metodologias de ensino e demais componentes do ambiente escolar.

Às vezes, o custo benefício em escolas particulares é mais importante até que a distância de casa.

Mostre bem seu preço no seu site e demais materiais promocionais. E sempre o acompanhe com um argumento. Algumas dicas:

  • Se no seu site, inclua um link para que a pessoa conheça a estrutura e projetos;
  • Se em um panfleto, inclua um QR Code para a mesma área do site;
  • Inclua na parte de preços alguns depoimentos de pais e alunos;

4. Reputação e indicações

No momento de procurar por determinado produto ou serviço, é muito comum que as pessoas procurem saber sua reputação no mercado, também levando em conta a opinião de outros consumidores. Isso não é diferente para as escolas.

A boa reputação pode ser gerada por resultados positivos alcançados pela instituição de ensino, assim como por indicações de familiares, amigos e conhecidos, o que faz toda a diferença para o fortalecimento da marca e contribui para a conquista de novos alunos.

5. Investimento em tecnologias educacionais

Criança usando óculos de realidade virtual.

No momento de optar por uma instituição de ensino, também são avaliados diferenciais como o investimento em tecnologias educacionais.

É através de certas ferramentas tecnológicas que a instituição pode aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, assim como construir e manter um relacionamento próximo e participativo com alunos e pais.

Assim, aquelas que contam com a tecnologia para otimizar processos internos e também facilitar a rotina dos estudantes e seus responsáveis, ganham uma vantagem competitiva.

Estratégias avançadas para aumentar a captação de alunos

Agora vamos para a parte mais bacana desse texto: estratégias avançadas para aumentar a captação de alunos.

Aqui vamos trabalhar principalmente com o marketing digital, que é hoje a melhor maneira de gerar contatos, trabalhá-los e fechá-los sem gastar demais.

Sem mais delongas, vamos começar:

Pesquisa de mercado primária para escolas

Esse é um ponto básico para começar as estratégias avançadas: quem é seu público, o que o move, o que ele está procurando?

Essa é a etapa que o pessoal do marketing e empresários em geral chamam de pesquisa de mercado primária. Inclusive, nesse link aqui atrás, tem uma matéria da Exame que vai te ajudar a entender melhor o que ela é.

Mas resumindo, uma pesquisa de mercado primária é o jeito formalizado de você entender quem realmente é seu público alvo.

A pesquisa de mercado primária é feita coletando dois tipos de dados: os qualitativos e os quantitativos. Vamos conceituar?

  • Dados quantitativos: que podem ser colocados em quantidade. Por exemplo, a demografia do seu público alvo - quantos homens, quantas mulheres? Quantos acima de 50 anos? Quantos abaixo?

  • Dados qualitativos: que explicam melhor os quantitativos. Quem vai fazer a decisão pela escola? Quais são as escolas que mais chamam a atenção dos seus clientes?

Essa imagem da SurveyMonkey ajuda a entender melhor:

Pesquisa qualitative e quantitativa no Survey Monkey

Fonte: SurveyMonkey

Esse precisa ser seu primeiro passo para aumentar sua captação de alunos e continuar aumentando. Precisa de uma forcinha? Alguns recursos podem te ajudar:

Geração de tráfego para escolas

Pessoa segurando smartphone com a barra de pesquisas do Google.

Você vai perceber que estamos falando o texto inteiro sobre ter um site. Aliás, na maior parte do texto estamos assumindo que você já tem um site.

Só pra te situar melhor: ter um site está lá na lista dos pontos básicos porque ele é que vai te dar a possibilidade de aumentar a captação de alunos gastando menos. E vou te mostrar como agora.

O site te garante a possibilidade de colocar em prática estratégias de SEO para tráfego orgânico e PPC. Conceituando:

  • Tráfego orgânico: com um trabalho de SEO local, você coloca seu site no topo das pesquisas para palavras chaves específicas para o seu segmento, como “escola particular cidade X” ou “ensino médio particular escola Y”. Isso aumenta seu alcance diretamente com seu público alvo.

  • Tráfego pago (PPC): a sigla significa pay per click, e está relacionada com anúncios no Google e nas redes sociais. Todos esses anúncios vão levar para o seu site.

Não existe outra estratégia mais eficaz para aumentar a captação de alunos gastando menos do que a geração de tráfego. Ela precisa estar no centro do seu marketing.

Separamos alguns recursos e leituras fundamentais aqui pra te ajudar nessa parte tão crucial. Olha só:

Geração de leads para escolas

Pessoa escrevendo “Leads” em vidro com marcador preto.

Você sabe o que é um lead? Basicamente, um lead é alguém que te forneceu de livre e espontânea vontade uma forma de você se conectar com ele.

Normalmente, no marketing digital para escolas, um lead é caracterizado por essas três informações que ele compartilha com você:

  • Nome completo;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Quantos filhos;
  • Idade dos filhos.

Mas ter o nome completo e o e-mail já é ótimo para você manter a conversa fluindo com ele e conseguir a matrícula no futuro.

Existem várias formas de captar esse lead. Mas lembre-se: estamos tentando aumentar a captação de alunos gastando menos! Seja criativo, mas mantenha-se dentro de um limite de gastos.

Algumas estratégias para captar mais leads sem gastar demais:

  • Lista com assuntos mais cobrados do ENEM para EM;
  • Materiais impressos para crianças (para colorir, por exemplo);
  • Visita guiada à escola;
  • Webinar com professores;
  • Aulas experimentais.

Dentre outras. O importante é você conseguir esses contatos. Inclusive, você pode até instalar uma plataforma de chatbots para facilitar essa conversão. Funciona como um atendimento automatizado para todo mundo que entra no seu site.

Depois, com eles, é hora de trabalhar a próxima etapa:

Nutrição de leads para escolas

Computador aberto na página principal do Gmail.

A nutrição de leads ajuda a continuar fornecendo as informações de que as famílias precisam, quando mais precisam. Usar a nutrição de leads ajuda a otimizar seu processo de captação de matrículas sem generalizar o atendimento.

Fica tranquilo: seu trabalho é saber como aumentar a captação de alunos, e isso envolve aprender todo dia.

Veja esses artigos que vão te ajudar bastante a entender a técnica melhor. Abaixo deles, volto com um resumo rápido:

Essas marcas são as maiores autoridades em nutrição de leads do Brasil. O básico que você precisa fazer aqui é entender o conceito. A aplicação você vai fazendo como dá.

Fazer a nutrição de leads para aumentar a captação de alunos é basicamente manter uma conversa ativa com pessoas que podem vir a fechar uma matrícula com você. Normalmente, isso é feito por e-mail.

Você vai enviando materiais, pesquisas, algumas ofertas e recursos que vão ajudar o decisor. Se sua escola for de ensino fundamental, converse com os pais. Se ensino médio, seu alvo são os próprios alunos.

Criança segurando vários giz de cera da marca Crayola.

Essas estratégias são mais avançadas porque elas fazem parte de um trabalho conhecido como inbound marketing.

Basicamente, ao invés de você ir atrás dos seus prospects, eles vêm até você.

Para saber mais, recomendamos bastante a leitura desses textos:

Como a matrícula on-line pode ajudar a captar mais alunos?

Com todo seu marketing online, aumentar a captação de alunos já vai custar mais barato. Vai ser o seu jeito normal de fazer novas matrículas: gastando menos.

Para continuar nessa praticidade e economia, oferecer a matrícula online também vai aumentar muito sua conversão. A matrícula poder ser feita diretamente no site, sem precisar de uma ligação para a secretaria ou equipe comercial, facilita demais a vida de quem está fechando o serviço.

A vantagem mais associada à matrícula on-line é a praticidade. Fazendo remoto, todo mundo economiza tempo. A equipe escolar se beneficia com a automatização do registro das matrículas e os alunos e pais não precisam mais ir até a instituição de ensino, o que também evita filas.

Facilitar a rotina dos estudantes e responsáveis com essas pequenas mudanças significa deixá-los mais satisfeitos. Logo, a satisfação gerada pela praticidade e comodidade que o processo on-line permite aumenta as chances de escolherem sua instituição.

Ao oferecer esse recurso, sua escola estará investindo em tecnologia, um dos fatores mais valorizados pelos alunos e pais atualmente. Portanto, possibilitar que os alunos realizem a matrícula de forma on-line se torna um grande diferencial.

Para implementar a matrícula on-line em sua escola e aproveitar seus benefícios, invista em um bom software de gestão escolar que possua essa ferramenta.

Olha só: aumentar a captação de alunos gastando pouco é uma realidade e você percebeu isso ao longo desse texto.

O que também é possível é começar a transformação digital na sua escola hoje. Uma ótima maneira é através da matrícula online.

Faça uma demonstração da plataforma IScholar para entender como ela se encaixa perfeitamente em todas essas estratégias que te mostramos hoje. Vou ficar te esperando, tudo bem?

Espero que você consiga implementar todo esse processo eventualmente. Mas se não conseguir agora, não se preocupe. O que importa é o caminho. Eventualmente você chega lá.

Um abraço e até o próximo texto ;)

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