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Manual prático da boa coordenação pedagógica

Manual prático da boa coordenação pedagógica

Equipe iScholar

A boa coordenação pedagógica faz a escola ser a sua melhor versão. E faz o mesmo para os alunos, mesmo que na maioria dos casos, os louros da formação deles vão todos para os professores.

Por trás de cada história de sucesso dos alunos, há uma boa coordenação pedagógica atuando firme. O interesse da coordenadora pedagógica é sempre o bem estar e o desenvolvimento educacional dos alunos. Essa é a sua principal missão.

Existem vários percalços que podem atrapalhar a coordenação pedagógica no caminho. Mas desde que você seja guiada por esse objetivo maior - a educação como ferramenta transformadora - tudo vai dar certo.

Este texto é voltado principalmente para você que está começando agora na função e para quem está buscando se especializar na área. Você sabe o que fazer, mas tem algumas dúvidas e ansiedades.

Vamos mostrar aqui o que você pode esperar do trabalho na coordenação pedagógica, até com uma dica de rotina semanal.

Mas, primeiro, um pouco de história:

A história da coordenação pedagógica

Antigamente, a coordenação pedagógica tinha outro nome: era a supervisão pedagógica. E esse modelo também tem um avô lá da época imperial, na presença dos inspetores escolares.

Nos tempos de D. Pedro II, havia a figura do inspetor, responsável por analisar o conteúdo sendo ministrado nas aulas para saber se ele estava de acordo com as práticas educacionais imperiais.

O problema eram essas práticas educacionais. Um exemplo: meninas estudando matemática poderiam aprender somente as quatro operações básicas. Enquanto os meninos tinham o conteúdo completo.

Como justificativa, um senador da época, o Visconde de Cayru, disse:

“Deus deu barbas aos homens, e não às mulheres. O seu uso de razão é mui pouco desenvolvido para poderem entender e praticar operações ulteriores e mais difíceis de aritmética e geometria”.

Sala de aula durante o Império

Durante a república velha, a figura do inspetor permaneceu. O próprio nome dizia muito sobre sua função: inspecionar.

Na década de 20, o Ministério da Educação foi criado, e o inspetor passou a ser o supervisor. Esse tinha mais liberdade para interferir no processo educacional das escolas junto com os professores, além de propor novas ideias e acompanhar sua aplicação.

Mas aí veio 30 e a Era Vargas. A educação passou a ter um caráter mais técnico e centralizado, e o supervisor escolar passou a ter essa função de inspeção mais uma vez.

Getúlio Vargas com trabalhadores

Durante o governo militar, a inspeção ficou mais forte. Agora, sua principal função era a de fiscalização dos professores, para garantir que eles estivessem aplicando o conteúdo determinado pelo Ministério da Educação.

Ao invés de uma coordenação centrada no aluno, a supervisão escolar dos anos 60 até o final dos anos 80 tinha como foco a adequação a decisões tomadas muito longe das escolas.

A realidade do aluno no interior da Paraíba não era levada em conta. O importante era que esse aluno estivesse de acordo com a orientação técnica que o Ministério, em Brasília, decidia.

Visita do presidente em escola durante a ditadura

Após a redemocratização, com a adoção de práticas educacionais de Paulo Freire e Piaget, nasce a coordenação pedagógica que nós conhecemos hoje. Uma profissional que trabalha junto com a direção, docentes e alunos na criação da escola e da educação.

O que é responsabilidade da coordenação pedagógica?

Duas mulheres olhando para computador sentadas em um sofá.

A coordenação pedagógica é responsável por planejar, formalizar e executar a proposta pedagógica da escola.

Desde a concepção do Projeto Político Pedagógico (PPP), é a coordenadora quem está presente e ativa em tudo o que diz respeito à entrega do conteúdo e a formação dos alunos.

Esse documento é criado de forma compartilhada, mas é responsabilidade do coordenador pedagógico garantir que o PPP esteja sendo seguido e os objetivos propostos nele continuem sendo buscados.

Ênfase extra aqui na palavra formação dos alunos. Ela vai além do vestibular e do ENEM: os esforços da coordenação pedagógica de uma escola vão ter reflexos na vida inteira deles.

Entre as principais responsabilidades da coordenação pedagógica, então, podemos destacar quatro:

  • Determinação do processo pedagógico;
  • Acompanhamento do processo educacional;
  • Formalização dos registros escolares;
  • Liderança em assuntos escolares.

Vamos falar um pouco mais de cada um desses pontos agora:

A coordenação pedagógica escreve o Projeto Político Pedagógico?

A coordenação pedagógica não vai escrever o PPP sozinha. Quem faz esse trabalho é uma comissão composta de professores, a diretoria e a coordenação.

Mas cabe à coordenação pedagógica um papel de liderança nas metodologias aplicadas. Você pode - e é esperado - sugerir métodos, formas de avaliações e conceitos educacionais para a escola.

No final, a revisão do Projeto Político Pedagógico e a sua formalização são de responsabilidade da coordenadora.

A coordenação pedagógica fiscaliza as aulas dos professores?

A coordenadora vai precisar assistir algumas aulas de vez em quando. Mas não é fiscalizar o que está sendo dito nem como a aula está sendo dada: é observar a metodologia pedagógica da escola em prática.

Veja um exemplo: os professores ajudaram a construir o PPP, fizeram várias reuniões e está tudo pronto. Depois, se algum professor não estiver seguindo o que foi proposto, todas essas reuniões e esse tempo na elaboração do Projeto foi desperdiçado.

O trabalho da coordenação escolar é evitar esse tempo perdido. A proposta pedagógica foi determinada com o apoio dos professores, e o trabalho deles tem muito valor. Seu trabalho é zelar por ele.

A coordenação pedagógica precisa fazer os diários escolares?

É responsabilidade da coordenação pedagógica manter os registros escolares todos certinhos.

Isso inclui:

  • Organização das turmas;
  • Organização e formalização dos horários escolares;
  • Revisão e validação das ementas das disciplinas;
  • Organização e moderação das reuniões de pais e alunos;

Dentre outras demandas pontuais que podem surgir. A organização dos processos operacionais da escola são responsabilidade conjunta da coordenação e da direção.

A coordenação pedagógica precisa trabalhar com os alunos?

“Vou mandar você pra coordenação” é uma frase que nós já ouvimos bastante nas escolas, ainda mais as dos anos 80 e 90. Embora em tom de ameaça, a frase não está de todo errada.

A coordenação é responsável por essa liderança escolar, esse trabalho de apoio aos professores.

Bagunça, conversas, falta de respeito entre os alunos, situações do cotidiano mesmo quando temos muitas crianças e adolescentes juntas, são resolvidas com a ajuda da coordenação.

A semana de uma boa coordenadora pedagógica

Existem vários textos por aí na internet falando das atribuições da coordenação pedagógica da escola, como é a rotina, o que elas fazem e por aí vai. Mas poucos, bem poucos mesmo, transmitem a sensação de trabalhar como coordenadora pedagógica.

Vamos exemplificar o que uma boa coordenadora pedagógica faz de um jeito mais próximo. Conheça agora a rotina da coordenadora de um colégio, a Maria das Dores.

Segunda-feira

Maria das Dores acordou às 6 da manhã e se preparou para a escola. Ela tomou um café reforçado e, às 6:45, já estava nos portões.

Era o primeiro dia da banda escolar que vai tocar uma vez por semana no recreio. Maria das Dores (ou Das Dores, como os alunos preferiam), precisava acompanhar a instalação do equipamento de som antes do recreio.

Então, assim que ela chegou fez a seguinte listinha de afazeres:

  • Verificar a chegada do lanche especial;
  • Testar todos os equipamentos do momento cultural;
  • Passar nas salas anunciando o evento;

Depois que tudo deu certo, ela repetiu o trabalho no turno da tarde. Ao final do dia, Maria das Dores fez um relatório para anexar junto à justificativa do projeto, para deixar tudo arquivado para uma análise futura.

Esse relatório contou com o investimento realizado, se houve atrasos nas aulas posteriores, se houve bom comportamento etc.

Terça-feira

Dia difícil. Maria das Dores foi chamada logo no segundo horário para um problema na sala 15 do terceiro ano do ensino médio. Um grupo de alunos estava discutindo com outro grupo em plena aula de matemática.

Maria das Dores levou cada um dos grupos para a sua sala e fez uma reunião rápida. Depois de conciliar os dois, fez uma ata e a enviou para a diretoria.

Também marcou uma reunião com a diretora para discutir providências futuras, inclusive mudar alguns alunos de sala.

Quarta-feira

Maria das Dores foi assistir a aula do professor de matemática envolvido na confusão do dia anterior. Ela pediu licença pra ele e sentou lá no fundo e em outra turma.

Ela precisava entender melhor o estilo do professor, porque é só identificando todas as variáveis do problema de comportamento dos alunos que ela conseguiria determinar a causa dele, e assim, sua solução.

Durante a aula, ela elaborou uma ata e passou o resto do tempo que ficou no escritório ao longo do dia comparando essa ata com pontos chave do Projeto Político Pedagógico.

Depois, ela enviou um relatório para a diretoria e sugeriu uma reunião individual com o professor envolvido.

Quinta-feira

Dia de preparação total para a reunião de pais que acontece na sexta. Ela enviou instruções para a secretaria pedindo confirmação de presença dos pais por e-mail pelo aplcativo de agenda escolar.

Ao longo do dia, foi conversando com os professores para passar algumas informações sobre a organização das salas. Todos eles ofereceram um horário extra para tratar individualmente com os pais em salas separadas.

A sala principal da reunião será presidida pela Maria das Dores e pela Diretora da escola também.

A Coordenadora também conversou com um buffet para confirmar a entrega no prazo, e organizou a entrega do boletim online para o dia seguinte através do aplicativo da escola.

Sexta-feira Maria das Dores encerrou a semana realizando uma reunião de pais, tarefa sempre bastante complicada.

Ela delegou a função de criar atas para a secretaria, e conduziu a reunião principal direto com a diretora.

Durante a reunião, ela repassou todas as novas ferramentas da escola, orientou os pais a utilizá-las e terminou o dia organizando as principais pautas levantadas em uma grande ata.

Coordenadora pedagógica ao lado de uma sala de aula.

E aí? Ficou simples entender qual é o trabalho de uma boa coordenação pedagógica? O que ela consegue fazer?

Espero que sim. Mas temos mais um convite pra te fazer. Entender como deixar esse trabalho mais fácil e conectado.

Nenhuma plataforma no mundo vai substituir o trabalho de uma boa coordenação pedagógica. O que ela consegue fazer é facilitar esse trabalho e deixá-lo mais organizado.

Você pode fazer uma demonstração hoje para entender o que uma plataforma de gestão escolar consegue te entregar. É só fazer a solicitação direto no site do IScholar e entender como o programa funciona.

Vamos ficar te esperando! Até o próximo texto :)

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