Central de vendas:

(34) 2512-0244
Descubra as vantagens de utilizar um aplicativo de comunicação escolar Escrito por Hillary Moraes

Descubra as vantagens de utilizar um aplicativo de comunicação escolar Escrito por Hillary Moraes

Equipe iScholar

Considerando a importância de trocar informações e nutrir boas relações no ambiente acadêmico, a comunicação é um dos seis pilares da Gestão Escolar. Usando a tecnologia, os gestores passam a contar com soluções que otimizam todas as áreas da instituição de ensino. Um aplicativo móvel, por exemplo, pode melhorar a comunicação escolar ao conectar escola, pais, professores e alunos.

Com o aumento do uso de smartphones, ter um aplicativo é uma mudança lógica para uma escola se beneficiar dessa tecnologia ao desenvolver relacionamentos que contribuirão para o sucesso dos alunos e da própria instituição de ensino. Por isso, neste post iremos falar sobre o uso de aplicativo móvel escolar e suas vantagens.

Leia também: Saiba porque sua escola precisa de um diário escolar on-line

A importância de uma boa comunicação escolar

Essencialmente, as estratégias de comunicação criam um vínculo importante entre pais, alunos e professores para formar uma comunidade forte que trabalha em conjunto para alcançar os melhores resultados no processo de educação.

Cultivar um tipo de ambiente de ensino interativo e envolvente exige uma comunicação regular e eficaz. A má comunicação é um dos principais motivos da falta de motivação, do mau desempenho dos alunos e, consequentemente, do abandono escolar.

Portanto, praticar uma comunicação escolar eficiente é primordial para evitar mal-entendidos, estreitar laços com alunos e família, melhorar o clima escolar e contribuir para o bom desempenho do estudante em sala de aula.

Sabendo da importância da esfera da comunicação, por que não explorar algumas das maneiras inovadoras para envolver alunos, professores e pais?

Veja como a comunicação escolar eficiente impacta no desempenho dos alunos

5 benefícios do uso de um aplicativo de comunicação escolar

1. Maior eficiência na entrega de mensagens

É comum que escolas notifiquem os alunos e pais sobre diversos assuntos através de bilhetes. Os perigos de confiar exclusivamente nesses meios estão nos obstáculos com os quais as escolas se deparam: muitas vezes o recado se perde no caminho entre filhos e pais.

Por isso, um aplicativo escolar é a resposta ideal para garantir mais eficiência na entrega das mensagens. Com ele instalado nos telefones celulares, diversos dados úteis ficam apenas a alguns cliques de distância. Além disso, cada turma pode ter seu próprio espaço no app que é acessível aos alunos, pais e professores que desejarem trocar mensagens sobre algum assunto.

2. Acesso instantâneo a diversas informações importantes

Os melhores aplicativos escolares possibilitam que alunos e pais confiram informações cruciais que ajudam a mantê-los atualizados, como notas, faltas, ocorrências e demais informações da vida escolar. Assim, o acompanhamento das informações acadêmicas é totalmente facilitado.

Os aplicativos também funcionam bem na distribuição de avisos, onde as os recados gerais da escola podem ser enviados de uma só vez para todos alunos que devem recebê-los, reduzindo assim o problema de ter que comunicar através de recados individuais.

Toda essa praticidade para se envolver na vida escolar aumenta o engajamento dos alunos e responsáveis, que ficam mais informados e envolvidos com o processo de aprendizagem.

3. Redução da inadimplência

A inadimplência é um problema muito comum nas instituições de ensino. Existem algumas formas de trabalhar para preveni-la e minimizá-la, como é o caso dos avisos sobre pendências financeiras.

Com um app de comunicação escolar é possível enviar notificações automáticas. Essa é uma ótima maneira de obter maior controle da situação, garantindo que os responsáveis financeiros recebam lembretes e não deixem de realizar os pagamentos por motivos como esquecimento.

Inadimplência escolar: tudo o que você precisa saber para combatê-la

4. Economia de tempo e recursos

Quando uma instituição de ensino precisa comunicar algo é comum a demora para produzir e distribuir o recado. Com um aplicativo, o tempo gasto é otimizado e as mensagens podem ser enviadas e lidas em questões de segundos.

Uma agenda escolar digital funciona totalmente on-line, o que contribui para diminuir gastos com impressão e gerar um impacto positivo no meio ambiente. Comparando o investimento inicial para ter um aplicativo com as vantagens que seu uso proporciona, é uma excelente relação custo-benefício.

5. Vantagem competitiva

É importante que sua instituição de ensino se adeque às inovações, o que, além de muitos benefícios internos, pode garantir uma vantagem competitiva. Devido a toda praticidade envolvida, um aplicativo da instituição é um diferencial aos olhos dos potenciais clientes.

Afinal, alunos e pais ficam mais satisfeitos com tudo o que garante facilidade à sua rotina. Oferecer um recurso como esse é só mais um lembrete de como a escola se importa com seus alunos e deseja melhorar diversos processos utilizando tecnologias recentes. Ser considerada uma instituição moderna contribui para a retenção e captação de alunos.

O que considerar no momento da escolha

Na hora de escolher fazer qualquer investimento para sua instituição de ensino, é fundamental avaliar todas as opções disponíveis no mercado e as funcionalidades de cada uma. Ao fazer um comparativo para verificar qual opção atende melhor às necessidades da escola, é preciso levar em conta a facilidade de uso do aplicativo.

Mais um ponto a ser levado em consideração é o tempo de experiência da empresa, que faz toda a diferença em um mercado cheio de particularidades como o da educação. Outro diferencial muito relevante é se o app de comunicação fica integrado ao sistema de gestão que a instituição utiliza.

Descubra como escolher o sistema de gestão escolar ideal para sua instituição

Conclusão

O aplicativo escolar é uma solução que está trazendo praticidade tanto para as instituições quanto para os estudantes e pais, uma vez que torna a comunicação direta e instantânea. Com seus muitos benefícios, contar com um app é uma grande vantagem para as instituições de ensino, principalmente se ele for integrado com o sistema de gestão escolar.

O iScholar é um sistema de gestão que também conta com um aplicativo de comunicação. Assim, sua instituição passa a contar com uma solução completa que, além de otimizar a gestão de todos os setores, aprimora a comunicação e fortalece o relacionamento da escola com os alunos e responsáveis. Para testar o sistema e suas muitas funcionalidades, solicite uma demonstração gratuita.

Até a próxima!

Marcadores:

Equipe iScholar

Equipe iScholar

Ver todos os artigos

Com 17 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!

Compatilhar
Compatilhar

Escolha crescer hoje com o iScholar!

Tenha uma empresa de alta performance com o melhor sistema de gestão escolar. Fale agora com um especialista.

Homem de negócios usando um notebook

Inscreva-se em nossa newsletter

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

*O iScholar precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.