Blog

Acompanhe nossos conteúdos e saiba tudo sobre Gestão Escolar, relacionamento escola/pais/alunos, uso da tecnologia na educação, entre outros temas.

Compartilhe

Descubra como a matrícula on-line auxilia na captação de alunos

Escrito por Hillary Moraes

Descubra como a matrícula on-line auxilia na captação de alunos

Devido ao grande número de opções de instituições de ensino no mercado, é comum que os gestores se perguntem como podem garantir que sua escola seja considerada por potenciais clientes no momento de escolha. A resposta está nos diferenciais que são capazes de colocar a instituição em posição de destaque. Hoje em dia, a tecnologia se tornou a maior aliada para isso.

Com tantas transformações tecnológicas para garantir mais praticidade à rotina escolar, por que manter o processo de matrícula escolar no passado? Continue a leitura para saber mais sobre a matrícula on-line e seus benefícios para a instituição de ensino, incluindo o papel fundamental dessa ferramenta na captação de novos alunos.

Leia também: Descubra as vantagens de utilizar um aplicativo de comunicação escolar

O que os alunos e pais valorizam ao escolher uma instituição de ensino?

Seja qual for o produto ou serviço que uma pessoa irá adquirir e utilizar, existem vários fatores que fazem parte do processo de escolha. Ao procurar por uma instituição de ensino, os principais aspectos valorizados giram em torno dos tópicos abaixo.

1. Qualidade do ensino

Essa análise envolve informações como quem são os professores e os materiais e metodologias de ensino utilizadas pela instituição. Além disso, é comum procurar saber quais são as disciplinas ofertadas - principalmente no caso de instituições de ensino superior, em que há mais diferenças de uma grade curricular para outra.

2. Infraestrutura

As condições em que se encontra o ambiente escolar são decisivas no momento de escolha. A boa infraestrutura e segurança são características muito valorizadas, pois refletem o cuidado da instituição com aqueles que irão frequentá-la.

3. Mensalidade

O valor das mensalidades e demais custos pode ser um fator decisivo para os alunos e pais. Nessa avaliação não leva-se em conta apenas o preço, mas sim o custo-benefício, que está relacionado com a qualidade dos materiais, equipamentos, metodologias de ensino e demais componentes do ambiente escolar.

Dessa forma, os estudantes e responsáveis avaliam se o que é entregue pela instituição condiz com o investimento que será necessário para frequentá-la.

4. Reputação e indicações

No momento de procurar por determinado produto ou serviço, é muito comum que as pessoas procurem saber sua reputação no mercado, também levando em conta a opinião de outros consumidores. Isso não é diferente para as escolas.

A boa reputação pode ser gerada por resultados positivos alcançados pela instituição de ensino, assim como por indicações de familiares, amigos e conhecidos, o que faz toda a diferença para o fortalecimento da marca e contribui para a conquista de novos alunos.

5. Investimento em tecnologias educacionais

No momento de optar por uma instituição de ensino, também são avaliados diferenciais como o investimento em tecnologias educacionais. É através de certas ferramentas tecnológicas que a instituição pode aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, assim como construir e manter um relacionamento próximo e participativo com alunos e pais.

Assim, aquelas que contam com a tecnologia para otimizar processos internos e também facilitar a rotina dos estudantes e seus responsáveis, ganham uma vantagem competitiva.

O uso de TICs na educação: guia completo para sua instituição de ensino

A matrícula on-line

A matrícula on-line é um recurso que permite realizar esse processo de forma completamente remota, eliminando a necessidade de deslocamentos dos alunos e responsáveis até a escola para efetivar seu cadastro e evita sobrecarregar a secretaria.

Quando a instituição utiliza esse recurso disponibilizado por um sistema de gestão, os dados dos estudantes que realizam a matrícula são facilmente transferidos e colocados no sistema utilizado pela instituição de ensino. Assim, não há necessidade da equipe escolar atualizar manualmente os arquivos dos alunos.

Em vez disso, uma importação acontece de maneira simples e eficiente. Tudo isso colabora para a otimização do trabalho dos funcionários da secretaria, que podem priorizar outras tarefas. Além de mais rápido e prático, o processo de matrícula on-line é altamente seguro, pois o envio dos dados é feito por meio de uma plataforma com um banco de dados armazenado em um servidor protegido.

Quando se trata de um recurso integrado a um sistema de gestão, o gestor também pode controlar facilmente as permissões de acesso somente aos funcionários que precisarem acessar as informações disponibilizadas pelo aluno no ato da matrícula.

Veja como montar uma excelente estratégia para aumentar suas matrículas

Como a matrícula on-line pode ajudar a captar mais alunos?

A vantagem mais associada à matrícula on-line é a praticidade. Sendo possível realizar o processo de forma totalmente remota, todos os envolvidos economizam tempo. A equipe escolar se beneficia com a automatização do registro das matrículas e os alunos e pais não precisam mais ir até a instituição de ensino somente para efetuarem a matrícula (o que também evita a espera em filas de atendimento).

Facilitar a rotina dos estudantes e responsáveis com essas pequenas mudanças significa deixá-los mais satisfeitos. Logo, a satisfação gerada pela praticidade e comodidade que o processo on-line permite aumenta as chances de escolherem sua instituição.

Ao oferecer esse recurso, sua escola estará investindo em tecnologia, um dos fatores mais valorizados pelos alunos e pais atualmente. Portanto, possibilitar que os alunos realizem a matrícula de forma on-line se torna um grande diferencial.

Para implementar a matrícula on-line em sua escola e aproveitar seus benefícios, invista em um bom software de gestão escolar que possua essa ferramenta.

É importante lembrar que, além de otimizar a gestão de sua instituição e potencializar os resultados de todos os setores, o iScholar conta com o recurso Matrícula Online. Para conhecer mais sobre tudo o que nosso sistema de gestão pode fazer por sua instituição de ensino, você pode solicitar uma demonstração gratuita clicando aqui.

Gostou desse blogpost? Compartilhe com quem você acha que pode se interessar!

Aguarde nossos próximos conteúdos e nos siga nas redes sociais:

Facebook | Instagram

Até a próxima!