Blog

Acompanhe nossos conteúdos e saiba tudo sobre Gestão Escolar, relacionamento escola/pais/alunos, uso da tecnologia na educação, entre outros temas.

Compartilhe

Descubra como escolher o sistema de gestão escolar ideal para sua instituição

Escrito por Hillary Moraes

Descubra como escolher o sistema de gestão escolar ideal para sua instituição

Hoje, a tecnologia se tornou parte importante de qualquer negócio. Independentemente do tamanho, quase todos os proprietários de empresas estão incluindo softwares na sua rotina para aprimorar resultados. E as organizações educacionais, como faculdades e escolas, não são exceções.

Existem diferentes tipos de softwares disponíveis no mercado. É muito importante que os gestores optem pelo uso de sistemas que ofereçam soluções específicas para a gestão de instituições de ensino. Existem também alguns pontos vitais que você deve ter em mente ao procurar um software de gestão escolar. Por isso, falaremos nesse post sobre como escolher o melhor sistema para sua instituição de ensino.

Leia também: Veja como usar a tecnologia para aprimorar a comunicação escolar

Benefícios do uso de um software de gestão escolar

Com a implementação de um sistema ERP na escola, os gestores ​​passam a ter uma visão integrada de todos os setores da instituição, otimizando a gestão acadêmica, pedagógica, administrativa e financeira. Com a possibilidade de acessar e analisar informações em tempo real, o processo de tomada de decisão se torna muito mais rápido e assertivo.

Um sistema de gestão também economiza muito tempo nas rotinas escolares com a simplificação e automatização de diversos processos, aumentando a produtividade e eficiência de toda a equipe. Além disso, muitos sistemas contam com recursos que ajudam a melhorar a comunicação com alunos, pais e professores.

Como usar um gerenciador escolar on-line para obter melhores resultados

O que é essencial em um sistema de gestão escolar?

1. Boa usabilidade

Você nunca deve se esquecer de pensar na facilidade de uso ao apresentar um novo software à sua equipe, alunos e responsáveis. Ferramentas intuitivas e organizadas aumentam as chances de que a adaptação ao sistema seja bem-sucedida, impulsionando a produtividade de todos os envolvidos.

2. Gestão integrada

É essencial que o sistema conte com recursos que atendam às necessidades da instituição como um todo, otimizando desde a gestão do setor acadêmico até o financeiro. E ao invés de realizar ações e análises isoladamente, um sistema integrado permite que as instituições de ensino acessem tudo o que é necessário em um só lugar.

Fica muito mais fácil manter todas as informações organizadas e acessar dados de todos os setores em apenas alguns cliques. Além disso, um sistema integrado facilita a análise de dados ao cruzar informações e emitir relatórios relevantes para o gestor.

3. Diário escolar on-line

Com um diário escolar on-line, o lançamento de notas e faltas se torna muito mais simples e rápido para os professores, assim como a atualização de dados e acompanhamento da evolução do desempenho dos alunos.

Além disso, diversos relatórios como boletim, ficha individual, ata de resultados e histórico escolar podem ser prontamente gerados, otimizando bastante o tempo da equipe escolar.

Saiba porque sua escola precisa de um diário escolar on-line

4. Portal do aluno e do professor

Todo bom sistema deve ter uma seção dedicada aos professores e alunos. Afinal, é uma ótima maneira de construir relacionamentos transparentes dando aos alunos acesso a todas as informações da sua vida acadêmica. Com um portal específico, professores podem lançar o diário de classe e disponibilizar conteúdos, facilitando a organização dos alunos nos estudos.

5. Notificações automáticas via e-mail, SMS e app

Um software escolar completo faz um ótimo trabalho quando se trata de manter todos atualizados. Seja enviando e-mails e mensagens personalizadas ou configurando notificações e alertas, você sempre pode manter o usuário informado em tempo real.

Notificações automatizadas otimizam o tempo gasto pela instituição para dar recados a alunos e pais, que passam a receber avisos sobre qualquer assunto relevante via e-mail, SMS ou app.

6. Aplicativo móvel

Em um mundo onde praticamente todos têm um telefone celular na mão, é vital que você conte com um gerenciador escolar que também disponibiliza um app que facilita a rotina de alunos e responsáveis.

Com um app de agenda escolar, a instituição de ensino passa a oferecer aos alunos e pais um aplicativo exclusivo que facilita o acesso a notas, faltas, ocorrências, situação financeira, avisos e muito mais.

7. Serviço de suporte

É muito importante que a empresa fornecedora do software de gestão escolar ofereça suporte completo do sistema para atender às necessidades da instituição, incluindo acompanhamento na implantação, treinamento e suporte para dúvidas e resolução de eventuais problemas.

Conclusão

É importante esclarecer que para usufruir de todos os benefícios de uma ferramenta, você precisa analisar o seu funcionamento antes de implementá-la. Embora pareça que os sistemas ofereçam os mesmos recursos, algumas particularidades podem fazer toda a diferença para sua instituição de ensino.

Dessa forma, procure solicitar demonstrações dos sistemas de seu interesse. A maioria das empresas do ramo oferecem um período de teste gratuito no qual você pode usar as funcionalidades do sistema.

Para que a escolha seja assertiva, é importante que o gestor escolar se reúna com sua equipe para revisar os itens que a ferramenta precisa oferecer para ter um bom desempenho na instituição. Além disso, antes de contratar o sistema de gestão escolar, você deve:

  • Avaliar as vantagens oferecidas e sua importância para a instituição;
  • Analisar a reputação da empresa;
  • Tirar todas as dúvidas sobre o suporte a ser fornecido durante o uso da ferramenta.

Portanto, para adquirir o sistema ideal para uma instituição de ensino é necessário avaliar bem as opções. Espero que este post tenha te ajudado nesse processo de escolha. Saiba que o iScholar, software que atua no mercado desde 2006, conta com todos os recursos citados nesse artigo. Para solicitar uma demonstração gratuita do sistema e descobrir como podemos otimizar sua gestão escolar, clique aqui.

Aguarde nossos próximos conteúdos e nos siga nas redes sociais:

Facebook | Instagram

Até a próxima!