Gestão Acadêmica
3 cartilhas grátis da cultura maker na educação
Conheça mais sobre o material da FEBRACE - temos resumo e três cartilhas grátis para download
Uma coisa é certa: a tecnologia chegou para ficar! E se vivemos nesse turbilhão de recursos no dia a dia, por que não usá-los com o objetivo de aprendizagem dentro da escola?
É, sim, desafiador inovar no mundo da Educação. Em um mundo globalizado e interconectado, os desafios são cada vez mais complexos.
Para atuar bem nesse contexto, os alunos devem aprender a pensar de modo criativo e com senso crítico. É preciso instruir-se para interagir com outros cidadãos do mundo e desenvolver soluções para os problemas locais e globais.
A escola do século 21 deve ser inspiradora, com biblioteca, laboratórios, espaço para recreação, esportes e salas de aulas confortáveis, que possibilitem o desenvolvimento de projetos e atividades colaborativas.
Ou seja, a escola do século 21 deve ser um laboratório de experiências de aprendizagem.
Por isso, preparamos este texto para te ajudar a transformar sua escola e seu ensino na melhor versão do século 21.
Vamos lá?
Nós sabemos que a maioria dos alunos nunca foram muito fãs da escola. É claro que alguns amam ir para a aula e aprender, mas outros não gostam e veem até como uma forma de castigo.
Atualmente, os alunos têm demonstrado mais satisfação e prazer ao irem para a escola.
Dentre outras razões, por terem a abertura de dialogar com os professores e serem ouvidos. Algo que antigamente era completamente inibido, pois os alunos eram passivos no processo de ensino-aprendizagem.
Isso tem mudado nas escolas, tornando o aprender diferente e mais interessante. E, com isso, as crianças e os adolescentes têm se sentido mais felizes na hora de ir para a escola.
Dessa forma, a construção coletiva do conhecimento permite que o que cada envolvido sabe seja complementado e aprimorado em grupo, tornando todo o processo de ensino-aprendizagem inclusivo.
Além disso, as instituições de ensino têm usado o que eles mais gostam e o que mais chama atenção dessa nova geração: a tecnologia.
Há alguns anos atrás, para os alunos, ir para escola significava passar um tempo longe dos seus passatempos favoritos: computador, celular, tablets, etc. E para os professores, as aulas eram uma constante luta contra esses aparelhos.
Hoje, os alunos têm a possibilidade de acessar esses dispositivos no período escolar, de forma que eles auxiliem o processo de aprendizagem. Quanto aos professores, os antigos inimigos se tornaram grandes aliados.
Assim, os alunos conseguem fazer trabalhos com mais facilidade, o que também beneficia os pais, já que muitas vezes esse encontro pode ser online, por meio de uma chamada de vídeo.
Além do que, os professores têm a possibilidade de criar e preparar atividades diferentes. Eles podem criar blogs colaborativos, páginas em redes sociais e até grupos para promoverem discussões sobre a matéria que está sendo ensinada.
A Educação no século 21 não se trata exatamente de um novo conceito, e sim de uma abordagem inovadora ao processo de aprendizagem.
Essa mudança acontece com a intensificação da transformação digital, em uma relação direta dos impactos da tecnologia e do acesso à informação na vida cotidiana.
Por isso, algumas mudanças aconteceram:
Mas, como falamos anteriormente, esse processo de transição é um grande desafio para os gestores e para a equipe pedagógica. Desse modo, é importante considerar:
Mesmo considerando os desafios que se apresentam, a adoção de tecnologias e abordagens é necessária e gera grandes benefícios para o aprendizado.
Por exemplo: acessibilidade, atratividade, autonomia e colaboração. Dessa forma, não enfrentar e superar as dificuldades da transição significa perder qualidade e competitividade.
A atual geração é fruto da sociedade em que cresceu, fortemente atrelada a tecnologias da comunicação e acostumada a avanços rápidos.
Os alunos são mais que nativos digitais, são dependes de acesso à internet para socializar e funcionar, eles são dinâmicos.
Em consequência, o processo de ensino-aprendizagem deve também estar conectado.
Acompanhando as inovações tecnológicas, a metodologia de ensino também deve adaptar-se, deixando de se voltar somente à reprodução do conhecimento e visando a ajudar o estudante a atingir seu potencial.
Nesse caso, as atividades podem fazer uso da aprendizagem ativa, gamificação, sala de aula invertida, interações com colaboração, avaliações online, etc.
A influência do mercado de trabalho na educação no século 21 aumenta na medida em que profissionais mais bem preparados são necessários.
Não há o que discutir sobre a importância da escola nesse contexto. Além das habilidades técnicas, as competências humanas são desejadas e devem ser aprimoradas.
Matemática, português, história, geografia, biologia, e todas as outras disciplinas obrigatórias na grade escolar dos alunos são, obviamente, fundamentais e indispensáveis para a formação dos estudantes.
Entretanto, há espaço para muito mais nesse processo no século 21. Em geral, as atividades extracurriculares se referem à criação de situações de aprendizagem pelas próprias instituições de ensino.
A ideia, com essa prática, é ensinar conteúdos que vão além dos limites da sala de aula e que, por conta disso, podem complementar as disciplinas obrigatórias e garantir uma formação ainda mais completa e sólida ao aluno.
São diversas as opções de atividades extracurriculares que podem ser oferecidas pelas instituições educacionais.
Tudo depende da infraestrutura da escola. Vale lembrar, ainda, que também é importante considerar a faixa etária dos alunos na hora de oferecer as opções de atividades extras.
Além disso, as instituições de ensino têm duas vantagens principais ao oferecer atividades extracurriculares aos alunos — além, claro, do incremento na qualidade de ensino. São elas:
Por isso, preparamos uma lista de atividades extracurriculares que vão elevar o nível de qualidade e competitividade da sua escola:
Dominar idiomas estrangeiros é algo cada vez mais importante no campo acadêmico e profissional.
Desta forma, pensar nisso desde cedo é o ideal, além de que essa é uma ótima atividade extracurricular para os pequenos, desde os primeiros anos de vida escolar.
Eles demonstram muita facilidade para aprender novas línguas, em especial se as praticarem com frequência e se o exercício de conversação e a assimilação de novos vocabulários for feito de forma lúdica.
A robótica nas escolas tem um poder transformador.
Por meio dela, crianças e jovens, que antes não tinham afinidades com disciplinas como Matemática, Ciências, Física ou mesmo Português, Arte e Design, passam a se dedicar com entusiasmo para conseguir desenhar, montar e programar robôs.
Em pouco tempo, é nítida a melhora no desempenho em todas as matérias do currículo e um interesse maior pelas áreas ligadas a tecnologia.
Trabalhar assuntos e promover oficinas relacionadas ao meio ambiente ensinam aos pequenos e também aos mais velhos a serem mais conscientes a respeito dos cuidados necessários com a natureza e com os recursos provenientes dela.
Atividades como criação de brinquedos com materiais recicláveis, aulas sobre reciclagem e energias sustentáveis, plantio de árvores são bons exemplos para a sua escola.
As crianças e adolescentes de hoje já nasceram conectadas, integradas ao mundo digital.
Por isso, oferecer a eles a possibilidade de reforçar ou complementar os seus conhecimentos através de tarefas extracurriculares online é mais uma das possibilidades que as escolas têm para melhorar a qualidade de ensino.
As tarefas, antes consideradas inimigas dos alunos, podem ser acessadas pelo computador, tablet ou smartphone, com simulados, exercícios adicionais ou jogos a respeito dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
Tornando assim, o processo de ensino-aprendizagem muito mais interessante.
Gostou do texto? Continue nos acompanhando para mais informações sobre o mundo da Educação.
Trabalhamos com uma equipe dedicada para a implementação de sistemas de gestão escolar e, como vimos acima , eles podem ser grandes aliados para a gestão da sua instituição.
Faça um teste hoje com o iScholar, clicando nesse link ou no banner abaixo. Obrigada pela leitura e até a próxima!
Com 17 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!