Como ser uma escola 5.0 no ano que vem
A escola 5.0 já está aí e você está achando que a sua escola mal conseguiu chegar na 4.0? Boas notícias para você: o salto para a adaptação não é muito complicado. Dá para fazer se planejar e executar ainda o ano que vem.
Durante muito tempo, a educação 4.0 foi o grande guia para a introdução tecnológica das crianças em sala de aula. Iniciativas como a cultura maker, aulas de robótica, novos materiais para os alunos e mais recursos interativos nas salas de aula e laboratórios eram o foco principal.
A educação 5.0 pretende ajustar só uma questão nessa filosofia: tudo isso que a 4.0 traz é ferramenta. É preciso um olhar para a pedagogia acima de tudo. É preciso o cuidado com o método.
Então, para as escolas que já são 4.0, se tornar escola 5.0 não é algo complicado de se fazer. Muito pelo contrário. E as escolas que estão começando o caminho agora podem escolher as duas estradas de desenvolvimento ao mesmo tempo.
Hoje vamos falar sobre isso. Tudo pronto para falar de inovação tecnológica e pedagógica?
O que é a Educação 5.0?
“O Brasil tem uma escola do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI”. Foi assim que lá em 2016, o professor Mozart Neves Ramos, presidente do Instituto Ayrton Senna, definiu o status educacional brasileiro.
Em outras palavras, sua intenção é apontar para a necessidade de mudanças nas escolas, porque os alunos já mudaram. A educação 5.0 é um dos meios, senão o meio principal, de fazer essa transformação acontecer.
A Educação 5.0 é o método que pretende unir a tecnologia na escola com práticas pedagógicas que trabalham a tecnologia e o protagonismo do aluno.
É mais do que oferecer computadores e tablets para os alunos, espaço maker, laboratórios interativos e aulas no metaverso. É oferecer tudo isso, mas com um aprendizado crítico que prepara os alunos para o que vem surgindo no horizonte: um mundo cada vez mais conectado.
Explicamos melhor: em 2022, o Brasil já tem mais smartphones do que habitantes. E 50% das crianças e adolescentes de 10 a 13 anos já tem um.
Usar a tecnologia na sala de aula - preceito da escola 4.0 - é um jeito de adequá-la para a nova realidade dos alunos.
Mas ao mesmo tempo, a função da escola é formar cidadãos do mundo com pensamento crítico. É parte dessa função fazer com que os alunos olhem criticamente para a sua relação com a tecnologia.
Isso é educação 5.0. E uma escola 5.0, por sua vez, precisa levar essa filosofia sempre adiante, usando as tecnologias e estimulando o pensamento crítico sobre esse uso.
Os 4 pilares da escola 5.0
Nós acabamos de citar o Instituto Ayrton Senna e o professor Mozart Neves Ramos. E não foi à toa: o Instituto é um dos principais motores na criação da escola do futuro no Brasil.
O professor Mozart determinou os 4 pilares principais da escola 5.0. São eles: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a conhecer.
Veja como cada um deles tem uma determinação bem específica para os tempos que estamos vivendo. Alguns são orientados para o agora, outros são orientados para o futuro. Olha só esse esqueminha para entender melhor a profundidade dos 4 pilares da escola 5.0:
Aprender a ser
A função principal da escola é formar pessoas capazes de lidar com a diversidade. A tecnologia está abrindo um mundo enorme para as crianças de hoje.
O mundo virou uma série de comunidades que as crianças acessam e encontram pessoas diferentes. Para respeitar as diferenças, o aluno precisa entender onde ele se encaixa no mundo. Como ele é diferente.
Aprender a fazer
Tudo está mudando em uma velocidade muito grande. Durante séculos, pesquisar tinha um jeito: ir na biblioteca por dias e ler.
Hoje não é mais desse jeito, e isso traz dificuldades para os alunos. Uma pesquisa na internet pode vir (e muitas vezes vem) com muitos erros. A tecnologia abre muitas portas, mas ao mesmo tempo, o aluno precisa entender como usá-la.
Aprender a conviver
Hoje, em um único dia, pessoas podem interagir com mais gente desconhecida na internet do que nossos avós conheceram na vida inteira. Veja um jogo online: a maioria deles hoje tem partidas com 100 jogadores simultaneamente.
A criança que joga 10 partidas em um dia interage com 1000 pessoas. Tudo entre o almoço e o jantar. A convivência para manejar essas comunidades e fazer parte delas é fundamental para que elas sejam cada vez mais amigáveis.
Aprender a conhecer
Essa é muito sinérgica com o “aprender a fazer”. Crianças nascidas em 2011 podem nem saber o que vão ser quando crescer porque é difícil dizer o que vai ter pra fazer no mundo quando elas chegarem aos 18 anos.
Conhecer novas áreas de interesse a fundo é uma importante habilidade para o futuro, já que muita coisa nova ainda vai surgir. A escola que se preocupa com isso está no caminho certo para ser uma escola 5.0.
Características da escola 5.0
Essa é a parte que você estava esperando, certo? Como ser uma escola 5.0 ainda no ano que vem.
Mas antes da gente começar: esse tópico está dividido em outros dois sub tópicos. Vamos falar de tecnologia e de pedagogia, mostrando o que sua escola precisa oferecer em cada um desses pontos para entregar o verdadeiro conceito da escola 5.0.
Olha só:
A tecnologia da escola 5.0
Quando falamos em tecnologia, não estamos falando necessariamente de recursos tecnológicos extremamente avançados a escola precisa ter.
Na verdade, escolas 5.0 que já estão recebendo certificações municipais e estaduais possuem alguns recursos simples e básicos que fazem toda a diferença na vida escolar dos estudantes.
Veja alguns:
Laboratório de informática com aulas no currículo regular
Unindo o recurso com a pedagogia, os laboratórios e informática que possuem aulas dentro do currículo regular da escola são ótimos recursos para a educação 5.0.
Grande parte das escolas está fechando parcerias com o Google for Education, que possui uma seleção de apps, jogos educativos e ferramentas para escolas e professores;
Possibilidade do ensino híbrido
Outro ponto que está super em alta nas escolas 5.0 é o ensino híbrido criativo e a abertura de turmas EAD.
Promover a integração dos alunos presenciais com os remotos é um grande desafio e uma oportunidade incrível para a escola 5.0.
Criação do espaço maker
A filosofia maker é clara - há um mercado de Internet das Coisas no futuro, e ele precisa ser preenchido. E para que isso aconteça, os alunos do ensino médio precisam ter contato com seus fundamentos ainda hoje.
Escolas que querem implementar o espaço maker contam com ótimos recursos, como essa série de e-books disponibilizado pela FEBRACE.
Software de gestão escolar
Um pequeno adendo antes da gente entrar na pedagogia da escola 5.0: toda escola que entra nessa filosofia precisa trabalhar com uma organização extrema.
Só pra você ter uma ideia: o espaço maker que citamos ali em cima exige os seguintes pontos de organização logística para funcionar:
- Horários de reserva para a sala;
- Professores dedicados para cuidar da sala e ministrar aulas;
- Controle dos equipamentos disponíveis na sala;
- Gestão das turmas e das aulas sendo ministradas;
- Controle dos gastos com equipamentos;
Dentre outro pontos além desses cinco principais. Essa organização fica muito mais fácil com um sistema de gestão escolar. Em muitos casos (como o de escolas com muitas turmas) esse é o único jeito de disponibilizar o espaço maker e usufruir de todo o seu potencial.
Se você ainda não sabe como um sistema de gestão escolar funciona, é fundamental que a sua escola descubra agora e o implemente o quanto antes. Acesse nosso site para saber como nós podemos te ajudar e agende um teste na plataforma IScholar!
A pedagogia da escola 5.0
Você viu como os recursos tecnológicos da escola 5.0 não são necessariamente tão complicados assim?
Existem escolas hoje que com um laboratório e outras soluções criativas (que envolvem o dia a dia das aulas e não necessariamente a compra de mais equipamentos caros) já são escolas 5.0.
A pedagogia da escola 5.0 se baseia nos quatro pilares que mencionamos anteriormente: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a conhecer. Pensando neles, veja quatro recursos pedagógicos que você pode implementar na sua escola já para o próximo ano letivo. Ou até mesmo nesse:
Aluno como protagonista
Essa estratégia é fundamental para tirar o máximo de proveito possível da educação 5.0.
O aluno como protagonista é a filosofia pedagógica que entrega para o aluno a responsabilidade da sua própria educação junto com o apoio dos professores.
Inúmeras escolas já estão trabalhando o conceito, que vem tendo grande aceitação dos alunos. Ao invés de sentar e copiar, eles são estimulados a discutir, conversar com outros alunos e resolver problemas reais, baseados na sua própria vivência e realidade.
Laboratórios especializados
A escola 5.0 precisa ser uma escola mão na massa. Não é possível sentar e copiar tecnologia. Não há como preparar alunos para essa nova revolução tecnológica sem que eles de fato produzam sua própria tecnologia.
Laboratórios de programação, espaço maker, professores de outras áreas (como engenharia, ciências da computação, física etc.) são fundamentais nessa transformação.
A escola com laboratórios especializados e professores dedicados a cuidar deles está preparando seus alunos para a realidade que eles vão encontrar daqui há alguns anos, quando eles forem para o mercado de trabalho.
Espaços e momentos culturais
Não existe tecnologia sem cultura. Quanto mais a tecnologia se desenvolve, mais comunidades, unidades culturais, vão se formando.
Os alunos estão expostos hoje às culturas que estão por toda parte na internet. Eles precisam entender os valores culturais positivos para que não caiam nas “armadilhas” do algoritmo.
Um entendimento cultural que nasce na escola forma alunos que vão levar os valores da escola 5.0, pautados na diversidade e na cidadania, para as comunidades online do futuro.
Atividades de extensão
A maioria das escolas que têm o selo Escola Transformadora (são apenas 21 no Brasil e pouco mais de 200 no mundo inteiro) têm algum tipo de projeto de extensão.
Neles, os alunos são responsáveis por transformar não só a escola, mas a comunidade onde ela está inserida.
Um exemplo: alunos da EM Anne Frank, em Belo Horizonte, trabalham com a comunidade para criar um desfile de moda onde os próprios moradores do bairro onde a escola está ajudam a criar as roupas e desfilam na escola.
Quando isso acontece, os alunos conseguem entender onde suas principais habilidades - e aqui incluídas inclusive as tecnológicas - se encaixam no mundo.
Qualquer escola pode ser escola 5.0?
Como você pôde ver, quanto mais tecnologicamente preparada estiver uma escola, mais simples vai ser se tornar uma escola 5.0.
Isso porque, apesar da filosofia não ser voltada apenas para a tecnologia, ela ainda é boa parte do aprendizado.
A escola que vai se tornar 5.0 vai precisar fazer alguns investimentos. Computadores, tablets, televisões e o que mais for necessário para compor as aulas.
Mas veja bem: é a aula que toma precedência. A tecnologia é parte do método pedagógico. Então, fica a nossa recomendação: construa um novo Projeto Político Pedagógico para o ano que vem que contemple tudo o que a gente falou ao longo do texto.
Com o PPP pronto, você vai conseguir enumerar com mais clareza quais são os investimentos que você vai precisar fazer. E com isso, fazer só as compras que você precisa.
Para continuar essa conversa, que tal a gente dar uma lida no texto sobre as escolas mais inovadoras do Brasil?
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