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Os 10 mandamentos da escola lucrativa

Os 10 mandamentos da escola lucrativa

Equipe iScholar

A escola lucrativa tem algumas características. E elas são engraçadas de encontrar - quando você descobre quais são, percebe que são óbvias. Mas ao mesmo tempo, sem conhecê-las, elas parecem ser a coisa mais difícil do mundo de encontrar.

Mas na verdade, todo mundo sabe quais são os grandes mandamentos da escola lucrativa. Pensa aqui comigo rapidinho: escolas particulares - e instituições de ensino privadas no geral - são empresas. E como tais, precisam ser eficientes.

Esses princípios da eficiência é que são essas características da escola lucrativa - tão próximas, mas tão distantes. Tão óbvias, mas tão difíceis de encontrar.

Hoje, vamos te mostrar o segredo da escola lucrativa. Não os itens em si, que são mais uma forma de te relembrar o que é importante do que te ensinar algo que você não sabe.

Mas o que você vai ver nesse texto, na verdade, é principalmente o como. Isso, poucas pessoas te ensinam. Existem muito poucos tutores para quem tutora no mundo.

O objetivo desse texto é esse: ser seu tutor nessa jornada rumo à escola criativa. Ser seu motivador principal, seu pontapé inicial.

Vamos logo começando então?

1 - O marketing digital para escolas nunca pára

Pessoa escrevendo em rascunhos em frente a tela de computador

Não importa a época do ano: a escola lucrativa está sempre gerando matrículas, ou pelo menos gerando contatos que mais tarde vão se transformar em matrículas.

Isso é feito com um trabalho de marketing intenso, que nunca descansa, e que está sempre na busca de novos contatos para trabalhar na sua base.

Já fizemos um texto que fala sobre isso mais profundamente: como aumentar a captação de alunos gastando menos. Mas vamos resumir aqui de forma bem breve quais são as ações que você precisa implementar e manter durante todo o ano.

Perceba: é durante todo o ano. Não só na época de matrículas, não só na renovação de contratos. Quanto mais contatos você gerar, mais matrículas você vai ter.

Basicamente, o que você precisa instaurar na sua escola é o marketing digital com foco em geração de leads.

Isso é feito com um trabalho constante de produção de conteúdo no seu site, através de alguns recursos, como:

  • Seu blog, que gera tráfego orgânico;

  • Campanhas de mídias pagas (anúncios no Google Ads, YouTube Ads e Facebook Ads) para campanhas com foco em vendas;

  • Produção de materiais aprofundados e gratuitos (e-books, whitepapers, simulados, materiais de estudo, aulas gratuitas on-line) para angariar e-mails;

- Chatbots para o atendimento automatizado;

  • Presença constante e com uma linha editorial bem definida nas redes sociais.

A escola lucrativa começa por aí: trabalhando um marketing que está sempre gerando resultados o ano inteiro.

Pra você ter uma ideia de como um site é importante e como o conteúdo no site também é: o Colégio Objetivo leva 421 mil visitantes no site deles por mês. Tudo porque eles produzem conteúdo de forma frenética em 9 áreas de atuação diferentes. Veja você mesmo:

Captura de tela do site do Colégio Objetivo, mostrando suas áreas de produção de conteúdo

Cada uma dessas abas tem conteúdo exclusivo sendo produzido. Veja o exemplo do Ensino Médio:

Captura de tela mostrando a produção de conteúdo na aba “Ensino Médio” do Colégio Objetivo

Quanto mais conteúdo no seu site, mais sua escola vai atrair visitantes. E quanto mais visitantes você atrair, mais contatos vai ter, e portanto, mais matrículas.

Mas ainda nesse assunto:

2 - A escola lucrativa mantém o CAC baixo

Calculadora científica em fundo amarelo

Você já ouviu falar em CAC? É o Custo por Aquisição de Clientes.

Vamos supor que a sua escola teve um ótimo resultado no ENEM 2021, e você resolveu colocar um outdoor no centro da cidade para comunicar essa conquista, buscando atrair mais alunos.

Por sinal, essa é uma prática muito comum nas escolas.

E você trouxe novas matrículas! Durante o mês que o outdoor ficou exposto, você conseguiu gerar 10 novas matrículas. O outdoor no centro da cidade ficou em R$ 15 mil reais por mês.

Veja a fórmula do CAC:

CAC = Custo da veiculação / Quantidade de clientes CAC = 15.000 / 10 CAC = R$ 1.500CAC = 15.000 / 10 CAC = R$ 1.500

Você acha que esse número é satisfatório? Vai depender muito da sua instituição, é claro. Se a sua mensalidade custa R$ 500, cada cliente com esse CAC demora 3 meses para ser pago, para atingir o que chamamos de break even.

Sempre que você estipular novas ações, leve a fórmula do CAC sempre com você. Ela vai garantir que você nunca leve prejuízo achando que está no lucro.

3 - Fidelização alta = baixa evasão escolar

Crianças fazendo atividade em escola

Na escola lucrativa, você precisa fidelizar pais e alunos. Pais em escolas de ensino fundamental, principalmente. Alunos nas escolas de ensino médio, cursinhos e faculdades.

A evasão escolar acontece por uma série de motivos. Pra você ter uma ideia, durante a pandemia as escolas particulares perderam 25% dos seus alunos Brasil afora. Na educação infantil, foram 600 mil alunos.

É claro que a pandemia foi um momento complicado, mas agora estamos vivendo momentos tão complicados quanto na economia.

Nas escolas particulares, o valor da mensalidade ainda é o maior decisor. Pais que não conseguem mais manter os alunos vão sair de qualquer escola, por melhor que ela seja.

Exatamente por isso é que você precisa prestar um atendimento excelente para tentar diminuir a evasão onde você puder. A fidelização dos alunos passa por bom conteúdo e maneiras diferenciadas de ensinar.

Mas veja: existe uma diferença aqui entre o valor da mensalidade e o valor que a mensalidade representa. A escola lucrativa sempre gera valor para os pais e alunos.

Mais sobre isso no próximo mandamento:

4 - A escola lucrativa sempre gera valor para pais e alunos

Pai e filho em mesa de café da manhã

As escolas particulares estão sempre sendo julgadas pelo valor da sua mensalidade e o valor que ela gera na vida de quem estuda e quem coordena os estudos - os pais.

Onde existe uma relação comercial, sempre vai existir o cálculo do custo/benefício.

Por isso, o que a sua escola precisa fazer é estar sempre de olho no que ela está oferecendo para os pais e alunos, para que eles não sintam que o valor da mensalidade é injusto.

Entendendo que o valor é justificável, a evasão escolar só vai acontecer em última hipótese. Mas em última hipótese mesmo.

Se o valor da mensalidade é o maior decisor, é dever da escola oferecer condições tão boas que os pais (em escolas fundamentais) e alunos (em escolas avançadas e faculdades) vão pensar 2, 3, 5 vezes antes de encerrar o contrato.

Não compensa pra eles. Eles imaginam que nunca vão encontrar outra escola que oferece tanto valor como a sua.

Veja abaixo alguns pontos que geram valor para a sua escola lucrativa:

Recursos de valor para escolas lucrativas

  • Ótimos professores com boa formação e didática: você encanta os alunos e os pais ao mesmo tempo;

- Atividades dinâmicas: em escolas de ensino fundamental, gastar a energia dos alunos é tão importante quanto o ensino. Quando você faz os dois, movimenta os alunos e estimula sua interação, está ganhando muitos pontos com os pais;

- Sistema integrado de gestão: a mudança está acontecendo em ritmo acelerado, a maior parte das escolas particulares já tem um sistema integrado para aulas online, deveres de casa, materiais de apoio para provas em vídeo e portal do aluno. E a sua?

- Ensino híbrido: a tendência começou na pandemia mas veio para ficar. Como está o seu departamento de aulas online?

-Responsabilidade com os pais: os pais precisam saber de tudo, e quanto mais fácil for para eles ficarem cientes, melhor. Isso também é resolvido através de um sistema integrado.

5 - A escola lucrativa mantém a satisfação pais e alunos

Pai e filho olhando para computador MacBook

Ainda dentro desse eixo do custo benefício para evitar a evasão, você precisa medir a satisfação tanto dos pais quanto dos alunos.

Para o caso de escolas de ensino fundamental, é difícil medir o “índice de felicidade” das crianças sem o apoio dos professores e coordenadores.

O conceito é bastante abstrato e funciona através da observação dos resultados obtidos em provas, no rendimento escolar e na felicidade geral.

Mas para os pais, existe a possibilidade de estabelecer um sistema de NPS - net promoter score. É um sistema simples, de avaliação de diversos pontos com notas de 0 a 10.

Falamos mais sobre NPS no nosso e-book “5 estratégias de sucesso para alavancar os resultados da sua instituição de ensino”. Dá uma conferida pra se aprofundar mais no assunto!

E para manter essa satisfação, o próximo mandamento vai te ajudar demais. Veja:

6 - A escola lucrativa não vende a matrícula - vende seu benefício

Alunos em sala de aula prestando atenção no professor

No nosso e-book, dedicamos uma página inteira para falar sobre isso: você não está vendendo um “produto”. Você sempre está oferecendo uma experiência, benefícios que os alunos não vão encontrar em nenhuma outra instituição.

De verdade: eles podem procurar, mas o que você está oferecendo, o seu pacote completo, só você oferece.

“Ah, mas eu não sou tão diferente das outras” - isso não existe. Há um ponto, por menor que seja, que você se sobressai. Seja na estrutura, seja na presença de um software de gestão diferente, seja em alguma metodologia.

O importante é você encontrar o que você faz de diferente. E focar nisso para a confecção da sua comunicação.

7 - A escola lucrativa reduz custos onde consegue Mas nunca em pontos básicos, como infraestrutura, professores e qualidade do ensino. Isso vem sempre em primeiro lugar.

É possível economizar em pontos menores, e que conseguem oferecer tanto a economia quanto benefícios para os seus alunos.

Um sistema de controle para a biblioteca, por exemplo, reduz o tempo gasto para a catalogação e inventário dos livros. E reduz também o “sumiço” de obras.

Uma matrícula online que você disponibiliza poupa trabalho da secretaria, e pode até te fazer economizar com pessoal também. A matrícula feita pelos próprios pais ou alunos desafoga a secretaria.

O controle de notas, contas a pagar e mensalidades a receber também faz uma diferença enorme nas finanças da sua escola. Centralizando tudo, erros e multas por conta desses erros diminuem bastante.

Tudo isso você consegue fazer implementando um sistema de gestão centralizado na sua escola. Muito mais do que economizar, você se torna uma escola lucrativa porque é eficiente com suas contas e com o trabalho sendo feito nela.

8 - A escola lucrativa não esquece que ela é uma empresa

Esse é um ponto que a escola nunca pode esquecer. Nunca mesmo, porque no fim das contas, a verba que toda instituição de ensino particular tem é a que ela própria consegue gerar.

E o único jeito de gerar essa verba é através de novas matrículas. Se elas param, se elas caem, o sonho da escola lucrativa fica mais difícil de ser alcançado.

Sempre análise as suas métricas e a saúde do seu negócio. Uma ótima forma de fazer isso é estabelecendo alguns KPIs.

KPIs significa indicadores chave de performance. Eles são conceitos abrangentes com métricas dentro deles. Veja alguns como exemplo:

- Evolução no número de matrículas - métricas como novas matrículas, novos contatos, evasão escolar entram aqui;

- Inadimplência escolar - número de mensalidades atrasadas há 90 dias, mensalidades atrasadas há 10, 20, 30 dias e por aí vai;

- Desempenho docente- horas realizadas por professores, horas gastas com especializações e cursos etc;

Você é que vai definir quais são os principais indicadores da sua escola lucrativa. Esses exemplos são só pra você se inspirar. Para criar os seus, se pergunte: qual é a principal necessidade da sua escola lucrativa?

9 - Mas também não esquece que ela é uma escola

Menina com fone de ouvido sentada em escola

No fim das contas, uma escola jamais pode esquecer que ela é uma escola, e portanto, tem uma função social muito bem definida: educar.

E isso tem seu papel no seu marketing e na sua captação de matrículas. Afinal de contas, é o seu conteúdo.

Um minutinho rápido aqui pra falar disso. Conteúdo é tudo o que a sua empresa faz para o mundo. No caso de uma escola, seu conteúdo é a educação que ela proporciona.

Estar de acordo com os princípios básicos educacionais e sempre ir além, com recursos diferentes, com novas abordages e com professores especializados é o seu maior atrativo.

Quando você precisar fazer marketing, você não vai estar “fazendo marketing”. Só vai estar falando a verdade.

10 - A escola lucrativa usa as melhores ferramentas do mercado

O que diferencia uma escola particular de uma escola pública? O mesmo que diferencia uma escola lucrativa de uma escola que se mantém: a inovação.

Todo mundo sabe como são escolas públicas. Algumas são melhores que outras, mas todas são basicamente iguais. Uma sala de aula, professores passando o conteúdo e uma preparação para o ENEM, vestibulares e pronto.

A escola particular tem a possibilidade de ser mais, porque tem mais espaço para inovação.

Esse espírito inovador nunca pode dormir. É assim que se faz uma escola lucrativa.

E para manter essa inovação sempre funcionando no seu máximo, você precisa de um sistema que organize e automatize toda a rotina da sua escola.

A rotina é a maior vilã da inovação. Quem inova, não pode se preocupar com ela. Ela é automatizada para que você possa sempre pensar no novo.

Comece hoje. Vem fazer uma demonstração do sistema de gestão IScholar. Você vai conhecer o que ele é capaz de fazer e o que a sua escola lucrativa está perdendo.

A gente se vê no próximo texto!

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