Central de vendas:

(34) 2512-0244
22 escolas inovadoras brasileiras para te inspirar

22 escolas inovadoras brasileiras para te inspirar

Equipe iScholarLeitura: 11 min

**Não faltam escolas inovadoras no Brasil.** O que falta é que todo mundo conheça essas escolas. Falta que elas passem todo domingo no Fantástico, todo dia no Jornal Nacional. Nós fizemos uma pesquisa aprofundada para encontrar **as 22 escolas mais inovadoras do Brasil**, e aqui nesse texto vamos te entregar o máximo de informação possível sobre elas: o que elas fazem de diferente, onde estão e até, se possível, o Projeto Político Pedagógico de algumas delas. **Tudo pronto para essa jornada pela inovação da educação?** ## Escola Odé Kayodê, em Goiás (GO) ![Pátio interno da escola inovadora Odé Kayodê](https://s3.amazonaws.com/assets.ischolar/Escolas_Inovadoras_Ode_Kayode_patio_c72211182a.png) No idioma iorubá, Odé Kayodê significa caçador de alegrias, e é bem isso que os alunos encontram quando vão estudar lá. [A Escola Pluricultural Odé Kayodê](https://www.vilaesperanca.org/?page_id=6) tem como principal missão a valorização da ancestralidade e a celebração de todos os povos que compõem o Brasil. A Escola Pluricultural Odé Kayodê atende alunos do ensino fundamental em uma estrutura incrível, na Vila Esperança. Seu Projeto Político Pedagógico contempla turmas até o 5º ano do fundamental, e sua principal política é a imersão dos alunos na cultura brasileira e o **aprendizado através da experiência.** Na Odé Kayodê, os espaços físicos dialogam com a construção do saber. No quintal, por exemplo, as crianças descobrem “portais mágicos” que levam para outros universos - a mágica da matemática, os mistérios da ciência, o fascínio de outros países. ![Quintal com professor contando uma história na escola inovadora Odé Kayodê](https://s3.amazonaws.com/assets.ischolar/Escolas_Inovadoras_Ode_Kayode_quintal_afc4978165.png) As crianças também têm acesso ilimitado à biblioteca, que é anexa à Sala Pica Pau, a parte mais voltada para a recreação na escola. Peças de teatro são feitas rotineiramente na Sala da Lua, que também é sede do projeto cinematográfico da Vila Esperança. A Odé Kayodê é uma escola referência no Brasil. [Sendo parte das Escolas Transformadoras](https://escolastransformadoras.com.br/comunidade-ativadora/escolas-transformadoras-brasil/) - só existem 21 no país inteiro e cerca de 300 no mundo - ela leva adiante o ideal de transformação da educação. [Você pode acessar o PPP da Odé Kayodê clicando aqui.](https://www.vilaesperanca.org/public/2022/05/08-PPP-e-regimento-2021.pdf) ## Escola Municipal Anne Frank (Belo Horizonte, MG) Muito como a flor que nasceu do asfalto de Drummond, a EM Anne Frank é uma jóia belíssima no meio da capital mineira - uma das maiores cidades do Brasil. Toda metrópole tem seus problemas, e muitos deles só podem ser resolvidos através da educação. A EM Anne Frank é referência nacional e mundial no ensino democrático, que busca **transformar não só os alunos que a frequentam, mas também a própria comunidade ao seu redor.** **O terreno em que a EM Anne Frank está foi doado pelo médico Max Golgher**, de ascendência judaica. Por isso o nome da escola, que inclusive não fica só no nome. Em 2008, nasceu o projeto **Anne Frank Viva**, que buscou investigar a história da família Golgher e o próprio Holocausto alemão. O projeto nasceu da curiosidade das próprias crianças em entender o nome da escola, e ele foi usado como base (e ainda é) para construir discussões sobre justiça, aceitação ao próximo e democracia na escola e na comunidade. Nas escolas inovadoras, poucas oferecem tanto **protagonismo ao aluno** como a EM Anne Frank. Além do projeto já citado, que nasceu deles, a escola conta com Colegiado Estudantil, Rádio Recreio e reformou lote em frente à escola, batizado de Bosque da Paz, onde realiza eventos todo mês e festa junina. ![Escolas Inovadoras - Anne Frank festa.png](https://s3.amazonaws.com/assets.ischolar/Escolas_Inovadoras_Anne_Frank_festa_dd375ffdd0.png) A escola é tão preocupada com o senso de comunidade que alunos rotineiramente vão além dos muros para dialogar. Já houve casos onde, como parte de um projeto, os alunos entrevistaram os vizinhos sobre a origem do universo, colhendo pontos de vista e compartilhando os seus. Um dos projetos mais interessantes é o **Anne Frank Fashion**, que convida a comunidade a repensar nas roupas como formas de expressão, customizar peças doadas e ainda desfilar na escola. **A EM Anne Frank também faz parte do Escolas Transformadoras**, que reúne as maiores escolas inovadoras do país. [Para mais detalhes de como ela funciona, acesse a página clicando aqui.](https://escolastransformadoras.com.br/escola/escola-municipal-anne-frank/) ![Círculo do Respeito na escola inovadora Anne Frank](https://s3.amazonaws.com/assets.ischolar/Escolas_Inovadoras_Anne_Frank_debate_9328749fe3.png) ## Escola Projeto Âncora (Cotia, SP) ![Vista aérea da escola inovadora Projeto Âncora](https://s3.amazonaws.com/assets.ischolar/Escolas_Inovadoras_Projeto_Ancora_aereo_af72593152.png) **Inicialmente uma ONG que operava como um centro comunitário** e uma associação civil para o desenvolvimento das crianças da região. Depois, em 2012, o ambiente se tornou uma escola, construída com a ajuda de José Pacheco, da Escola da Ponte, em Portugal. No dia a dia, **é o próprio aluno que faz seu planejamento de aprendizado**, com o auxílio dos professores. Com isso feito, o aluno tem a liberdade de estudar como bem entende: com seus amigos ou sozinho. Ele é supervisionado por tutores nessa primeira etapa, que avaliam se está tudo certo para um dia produtivo. Quer um exemplo maior do aluno como protagonista do que esse? Pois ele existe: de 15 em 15 dias, os próprios alunos fazem seu roteiro de estudo, com as matérias que eles precisam aprender durante o período. ![Mapa das instalações da escola inovadora Projeto Âncora](https://s3.amazonaws.com/assets.ischolar/Escolas_Inovadoras_Projeto_Ancora_mapa_b54ef1b6c2.png) A maior diferença do Projeto Âncora e o que a faz ser uma das grandes escolas inovadoras brasileiras está em como ela aborda os PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais. A escola não é revolucionária a ponto de ignorá-los: o que ela faz é dar a liberdade para que os alunos os aprendam no seu tempo. **Algo que as escolas mais tradicionais chamariam de um “ensino fora de ordem”**. Todas as competências são acompanhadas para que o aluno aprenda o que se espera que ele aprenda. Conforme ele vai aprendendo com a ajuda dos tutores, cada um desses critérios é preenchido e devidamente descrito no controle curricular da escola. O que impressiona no lado operacional do Projeto Âncora é justamente essa grande organização do seu currículo escolar, que respeita a bagagem de conhecimento que os alunos já têm e suas potencialidades. **Saiba mais sobre o Projeto Âncora nesse vídeo institucional completíssimo da escola:** ## Colégio Equipe (São Paulo, SP) ![Vista de frente da escola inovadora Colégio Equipe](https://s3.amazonaws.com/assets.ischolar/Escolas_Inovadoras_Colegio_Equipe_3cb8d59761.png) Algumas escolas inovadoras entregam um ótimo ensino e transformam a vida dos seus alunos. Mas a história do Colégio Equipe vai além - o foco é formar cidadãos. Fundado em 1972, o Colégio Equipe era inicialmente um cursinho pré-vestibular. Ainda em 1975, passou a formar alunos do fundamental II, antigamente chamado de ginásio, e em 1994 já trabalhava também com o fundamental I. Hoje, também já atende o [ensino médio.](https://ischolar.com.br/blog/novo-ensino-medio-entenda-as-mudancas-e-saiba-como-preparar-sua-escola/) No Colégio Equipe, **a autonomia dos alunos é prática fundamental desde os anos 70.** Seu método, a Pedagogia Problematizadora do Ensino, considera as escolhas do aluno como fundamentais para o desenvolvimento do currículo educacional. Os alunos também participam da **organização dos espaços escolares, têm grêmios escolares com participação no colegiado** e são estimulados constantemente a pensar em soluções para os problemas que enfrentam - seja na escola ou fora dela. Veio dessa prática filosófica a ideia de **montar o Instituto Equipe, encabeçado pelos próprios estudantes.** Esse é o braço fora dos muros do colégio, onde os estudantes planejam e executam projetos sociais. [Até hoje o colégio é visto como um formador de pessoas que vão servir o Brasil nos trabalhos sociais.](https://www.cartacapital.com.br/educacao/o-coletivo-sempre/) [Acesse o site do Colégio Equipe aqui.](https://www.colegioequipe.g12.br/) ## Escola Vila (Fortaleza, CE) ![Vista do pátio da escola inovadora Vila Fortaleza](https://s3.amazonaws.com/assets.ischolar/Escolas_Inovadoras_Vila_Fortaleza_a1cf6c4829.png) Também uma das Escolas Transformadoras - programa que avalia e certifica escolas inovadoras no Brasil e no mundo - a Escola Vila é um grande exemplo disso, sendo precursora de uma metodologia de ensino orgulhosamente brasileira - a **Pedagogia Ecossistêmica.** A Pedagogia Ecossistêmica em si é um grande avanço e mostra a potência da pedagogia brasileira muito além da teoria. Segundo a própria escola: >“A Pedagogia Ecossistêmica é baseada em valores complexos e interligados, promovendo a inter-relação entre saberes, sujeitos e realidade. Ela ocorre através da: convivência na diversidade; autoria e protagonismo; atuação socioambiental; implicação e contextualização; criatividade com criticidade.” No mundo que a gente vive hoje, a Pedagogia Ecossistêmica representa uma grande esperança. A geração do futuro precisa ser formada desde já com consciência ecológica - isso será uma questão de sobrevivência. E indo além da ecologia, a Escola Vila também tem uma grande preocupação com o protagonismo do aluno - algo que todas as escolas inovadoras até agora levam muito a sério - com a sua formação emocional, com a diversidade e com a educação pela experiência. ![sala de aula com alunos na Escola da Vila ](https://s3.amazonaws.com/assets.ischolar/Escolas_Inovadoras_IFPR_Jacarezinho_1c68dd7a56.png) A Escola Vila não trabalha com a ideia de uma grade curricular, mas sim com teias curriculares. Elas são divididas em três grandes frentes: - Teia da relação do indivíduo com ele mesmo; - Teia da relação do indivíduo com o meio social; - Teia da relação do indivíduo com o meio ambiente. Em uma representação gráfica fica claro porque a Escola Vila é uma das maiores escolas inovadoras do Brasil. [Veja no site, porque ela é tão grande e detalhada que a imagem não vai caber aqui no blog!](https://pedagogiaecossistemica.com.br/pedagogia/historia/#historia) ## Instituto Federal do Paraná - Campus Jacarezinho (Jacarezinho, PR) ![Prédios da escola inovadora IFPR Jacarezinho](https://s3.amazonaws.com/assets.ischolar/Escolas_Inovadoras_IFPR_Jacarezinho_b0b7bfb49b.png) Falamos muito da educação infantil até agora, com alguns exemplos que envolvem também o ensino médio. Mas de todas as escolas inovadoras analisadas até agora, o Campus Jacarezinho do IFPR é a mais desenvolvida quando o assunto é o EM. Os alunos do Ensino Médio do IFPR Jacarezinho são extremamente engajados no princípio da extensão, já que o Instituto é Federal e trabalha também o ensino superior. Os alunos já publicaram um livro, já desenvolveram um aplicativo que aponta problemas urbanos para a prefeitura, campanhas de estudantes junto a asilos e a abertura do Instituto para a comunidade em um sarau cultural - o Balaio Cultural. Tudo isso desenvolvido com o apoio dos tutores, claro, mas com a guia do Grêmio Estudantil. Uma das grandes características das escolas inovadoras são os seus currículos. E nisso o IFPR não fica para trás. São 160 unidades curriculares e as aulas de 50 minutos foram substituídas por encontros para experimentação e discussão que duram uma hora e meia. Os alunos e a equipe pedagógica do Instituto entendem que escolas inovadoras precisam inovar de verdade. O resultado é brilhante. [Você pode acompanhar todos os trabalhos diretamente pelo site do IFPR Jacarezinho. ](https://jacarezinho.ifpr.edu.br/) ## Mais escolas inovadoras para te inspirar Além dessas 6, temos mais uma outra lista de escolas inovadoras que com certeza vão te inspirar a renovar o currículo da sua escola e fazer a diferença no seu ensino. Clique nos links para mais informações sobre elas: - [Associação Pró-Educação Vivendo e Aprendendo](https://escolastransformadoras.com.br/escola/associacao-pro-educacao-vivendo-e-aprendendo/); - [Escola Navegantes](https://escolanavegantes.com.br/); - [CIEJA Campo Limpo](https://escolastransformadoras.com.br/escola/cieja-campo-limpo/); - [CMEI Hermann Gmeiner](https://escolastransformadoras.com.br/escola/cmei-hermann-gmeiner/); - [Colégio Viver](https://escolastransformadoras.com.br/escola/colegio-viver/); - [Escola Amigos do Verde](https://escolastransformadoras.com.br/escola/amigos-do-verde/); - [EM Profª Acliméia de Oliveira Nascimento](https://escolastransformadoras.com.br/escola/escola-aclimea-nascimento/); - [EEEP Alan Pinho Tabosa](https://escolastransformadoras.com.br/escola/escola-estadual-de-educacao-profissional-alan-pinho-tabosa/); - [EMEF Desembargador Amorim Lima](https://escolastransformadoras.com.br/escola/escola-estadual-de-educacao-profissional-alan-pinho-tabosa/); - [Escola Comunitária Luiza Mahin](https://escolastransformadoras.com.br/escola/escola-comunitaria-luiza-mahin/); - [EM Professor Paulo Freire](https://escolastransformadoras.com.br/escola/escola-municipal-professor-paulo-freire/); - [Escola Municipal Professor Waldir Garcia](https://escolastransformadoras.com.br/escola/escola-municipal-professor-waldir-garcia/); - [Escola Nossa Senhora do Carmo](https://escolastransformadoras.com.br/escola/escola-nossa-senhora-do-carmo/); - [Escola Rural Dendê da Serra](https://escolastransformadoras.com.br/escola/escola-rural-dende-da-serra/); - [Escola Vila Verde](https://escolastransformadoras.com.br/escola/escola-vila-verde/); - [Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA)](https://escolastransformadoras.com.br/escola/serta-servico-de-tecnologia-alternativa/); ## Como ter uma escola inovadora? Veja o exemplo que demos ali na Escola Projeto Ancora. Pela limitação da quantidade de alunos, a escola consegue fazer o acompanhamento de todos os alunos com fichas escritas à mão. Mas vamos lembrar o que exatamente a escola está oferecendo: um estudo guiado pelo próprio estudante, que respeita a base curricular nacional mas que a transmite “fora de ordem”, de acordo com os interesses dos alunos. Imagine aplicar o mesmo método para 200 alunos. Ou 500. Fazendo tudo na mão é impossível. E escolas com novas metodologias de ensino são uma grande tendência para o mundo educacional, que agora anda mais rápido justamente por conta da tecnologia. Quem investe na tecnologia para melhorar a organização da escola, vai encontrar o caminho livre e desimpedido para aplicar esses conceitos educacionais revolucionários. Essa é a tendência para o futuro. Faça parte dele. [Teste o software de gestão escolar IScholar para entender como sua escola pode ser transformada hoje.](https://ischolar.com.br/) Vou ficar te esperando.

Marcadores:

Equipe iScholar

Equipe iScholar

Ver todos os artigos

Com 17 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!

Compatilhar
Compatilhar

Escolha crescer hoje com o iScholar!

Tenha uma empresa de alta performance com o melhor sistema de gestão escolar. Fale agora com um especialista.

Homem de negócios usando um notebook

Inscreva-se em nossa newsletter

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

*O iScholar precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.