Gestão Escolar
10 dinâmicas para professores - de acolhida a motivacional!
Veja uma seleção das 10 melhores dinâmicas para professores para você testar com a sua equipe!
Leitura: 11 min
A importância dos esportes na escola todo mundo já está cansado de saber. Eles sempre foram reconhecidos na BNCC, que inclui a educação física como disciplina obrigatória à partir do sexto ano.
A questão é que, apesar da obrigatoriedade na BNCC, muitas escolas do ensino básico e do ensino médio ainda encontram problemas na hora de oferecer os esportes na escola.
A maioria desses problemas está relacionado com três fatores fundamentais: a disponibilidade (e habilidade) dos professores, a manutenção do espaço e a gestão dos equipamentos esportivos.
Muitas escolas acabam gastando demais nessa manutenção, ou até gastando menos do que deveriam. Com isso, os alunos têm uma experiência abaixo do esperado, o que é muito complicado para escolas particulares.
Hoje vamos conversar melhor sobre esses problemas e determinar algumas estratégias para solucioná-los. Vamos lá?
É importante determinar quais são os principais problemas que as escolas particulares têm ao oferecer esportes na escola porque cada um deles vai ter soluções diferentes.
E muitas vezes, a coordenação e a direção podem ter dificuldades em até percebê-los, com a rotina corrida que a escola exige.
Então, cada um desses problemas traz dificuldades únicas e sinais também únicos. Nós recomendamos a leitura dessa parte do texto para enriquecer o seu diagnóstico.
Vamos lá?
Os professores de educação física precisam dessas duas qualidades: disponibilidade e habilidade.
A habilidade é um ponto claríssimo e fácil de entender. Se os alunos estão cabulando aulas de educação física ou buscando formas de não participar delas, esse é um sinal bem claro da falta de habilidade de um professor.
Do mesmo modo, se o professor não oferece segurança nas práticas, tem temperamento agressivo e competitivo e destaca preferências na turma, ele também tem habilidades pedagógicas aquém do que você está oferecendo na sua escola.
Tudo isso você consegue medir com auditorias regulares nas aulas. Assistindo alguns horários em dias diferentes é possível perceber a maior parte desses comportamentos.
A disponibilidade é um fator um pouco mais complexo, relacionado à capacidade que o professor tem de sugerir e realizar ações conjuntas e interdisciplinares.
Por exemplo: junto com o professor de arte, o professor de educação física pode criar itinerários formativos relacionados ao estudo do corpo, como a ginástica, dança artística, aulas de circo etc.
Se essa caraterística também não estiver presente no seu professor de educação física, é necessário buscar estratégias pedagógicas de motivação ou a substituição do docente.
Praticamente todas as escolas têm uma área ao ar livre - um pátio - para os alunos se divertirem.
E praticamente todas também têm pelo menos uma quadra para a prática de esportes na escola.
Os problemas relacionados ao espaço físico das escolas para a prática de esportes são o dimensionamento e a manutenção.
O maior problema em relação ao dimensionamento é a quantidade de alunos que a quadra suporta em jogos, e a quantidade de turmas que pratica os esportes.
Os sinais de que o dimensionamento da quadra está com problemas são bem sutis. Fila de alunos no recreio para praticar esportes, divisão da turma em quatro times ao invés de dois nas aulas etc.
A maioria das escolas particulares resolve esse problema trabalhando com duas quadras - uma maior e uma menor - para que dois esportes diferentes sejam ensinados ao mesmo tempo.
A manutenção já é um problema mais óbvio e difícil de não perceber. Rachaduras, falta de redes, bolas velhas - esses são problemas evidentes. Mas existem outros.
A quadra com falta de pintura, por exemplo, pode não atrapalhar no jogo dos alunos, mas atrapalha no aprendizado da disciplina. Falta de guardas laterais podem tornar jogos de contato mais perigosos. Falta de equipamentos para os alunos também.
Todos esses são pontos que atrapalham o ensino de esportes na escola, e que precisam ser resolvidos o quanto antes por uma questão de expectativa. Mais sobre isso agora:
A prática de esportes na escola está diretamente relacionada com os equipamentos esportivos que a escola oferece.
Acompanhar e gerir esses materiais escolares é uma questão que abrange tanto a experiência dos alunos com as aulas quanto a gestão financeira da sua escola.
Em relação à experiência dos alunos, eles precisam de materiais esportivos adequados para praticar os esportes.
Tatames para lutas, colchonetes para ginástica, pilate e yoga, bolas de qualidade e novas para basquete, futebol, vôlei e handebol - esses são os pontos mais básicos que a sua escola não pode falhar em oferecer nunca.
Isso porque, como citamos anteriormente, há uma gestão da expectativa envolvida. Você está lidando com alunos que esperam o melhor, e com pais que também esperam o melhor.
Uma bola furada pode não parecer muita coisa, mas para os alunos que tiveram que jogar com ela por um mês inteiro, é muita coisa.
Problemas com esses materiais são expressos normalmente no momento da aula. Só as acompanhando e conversando diretamente com o professor é possível saber o que os alunos pensam dos seus materiais.
Mas ao mesmo tempo, você não precisa da opinião dos alunos - é bem fácil saber quando está na hora de comprar equipamentos novos para substituir os antigos.
É provável que todo mundo já teve pelo menos dois tipos de professores de educação física: o que “solta a bola” e deixa todo mundo brincar e os que fazem questão de acompanhar o desenrolar de cada aula e buscam realmente ensinar o esporte aos alunos.
A educação física evoluiu bastante ao longo dos anos. Muito além de oferecer uma oportunidade para os alunos gastarem energia, a disciplina hoje busca várias outras coisas.
Ensinar sobre lesões esportivas, ensinar as regras do jogo, ensinar os sinais da arbitragem, ensinar posições, criar times e auxiliá-los nas suas táticas - tudo isso é parte da responsabilidade de um professor de educação física.
Você precisa contratar professores que entendem esses dois lados da educação física. Professores que entendam muito sobre a anatomia e saúde, mas que também têm o fascínio pelo esporte e gostam de ensinar tudo sobre ele.
As escolas particulares têm uma grande vantagem até sobre as melhores escolas públicas do Brasil: a liberdade de fazer seu orçamento com base em recursos próprios e previsíveis.
Esses recursos previsíveis estão relacionados com a quantidade de matrículas que uma escola particular consegue trazer. Os alunos - e por consequência as matrículas - são a principal fonte de renda das escolas particulares.
Por serem determinadas em contratos longos, de no mínimo um ano, a escola tem uma grande previsibilidade financeira. Mas o que isso tem a ver com os professores de educação física?
Tudo a ver. A escolha dos professores levando em conta o seu orçamento disponível te permite escolher os melhores. Os que tiveram as melhores experiências, os que já trabalharam ótimos projetos em outras escolas, os que têm os melhores currículos.
Esses são os professores que você deve buscar. E com um bom salário oferecido, eles vão vir até você. Melhores salários = melhores candidatos para uma vaga.
Problemas com professores são comuns. Já determinamos alguns ao longo do texto, mas como garantir que eles não vão se repetir?
Um método muito interessante é a avaliação dos professores pelos alunos e responsáveis. Pelos alunos, questionários anônimos podem ser preenchidos ao final do ano, e as aulas de educação física podem ser acompanhadas por alguém da equipe de gestão.
Os responsáveis podem ser ouvidos ao longo das suas reuniões de pais e responsáveis.
Anote as reclamações mais urgentes, como:
Entre outras.
O espaço para as quadras depende dos esportes na escola que você oferece, das aulas dos professores de educação física, do tamanho das turmas e se o espaço é aberto durante o recreio.
Vamos tratar de cada um desses pontos separadamente. Começando:
O dimensionamento e a natureza das quadras tem relação direta com quais esportes você está oferecendo ns suas aulas de educação física.
Aulas de futsal, basquete e handebol exigem uma quadra poliesportiva, maior. O bom da quadra poliesportiva é que ela pode ser dimensionada para os três esportes ao mesmo tempo.
Agora, se você oferece esportes como vôlei e peteca, uma quadra pequena é o suficiente. Mas ao mesmo tempo, você precisa considerar o tamanho das turmas para decidir no tamanho da quadra e nos esportes que você oferece.
Turmas grandes exigem quadras poliesportivas simplesmente pela natureza dos esportes praticados.
Uma turma com quarenta alunos, por exemplo, não pode ter apenas aulas de vôlei. Você vai precisar de 7 times diferentes para que todos consigam jogar pelo menos uma vez.
Ao mesmo tempo, é possível montar 4 times de futsal, com duas partidas de meia hora para cada time.
Você precisa calcular quantos alunos sua quadra consegue comportar ao mesmo tempo, calcular quantos times diferentes conseguem fazer aulas simultaneamente e só assim escolher quais esportes oferecer.
As aulas de educação física são diferentes dependendo de cada professor. Quando você está contratando os melhores professores possíveis no mercado, é uma ótima ideia ouvir suas indicações e segui-las à risca.
Por exemplo: o professor que você contrata não quer ver nenhum aluno parado durante as suas aulas, nem quando estão esperando para jogar. Nesse caso, é necessário ter um espaço para outros esportes ou até duas quadras.
Sempre converse com seus professores para entender a dinâmica das aulas e se a sua estrutura consegue suportá-las. Do contrário, você vai acabar encontrando problemas.
E aí, o que você achou das nossas dicas sobre o oferecimento de esportes na escola?
Esse texto é parte da nossa série sobre o planejamento escolar. Te recomendo bastante a leitura do nosso e-book grátis sobre o tema, que se aprofunda ainda mais nesse e em outros pontos muito importantes na gestão escolar.
Obrigado pela leitura e nos vemos no próximo texto!
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