Central de vendas:

(34) 2512-0244
A importância de um sistema na nuvem para o home office

A importância de um sistema na nuvem para o home office

Equipe iScholar

Com a tecnologia se fazendo cada vez mais presente no dia a dia de instituições de ensino, é possível pensar o home office como uma alternativa vantajosa para que os negócios possam sobreviver em cenários tão adversos. Recentemente, ele tem sido amplamente utilizado por diversas empresas a fim de evitar o aumento da propagação de um vírus.

Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo com a finalidade de ajudar você, gestor, a entender a importância de utilizar um software de gestão escolar na nuvem para prosseguir com suas atividades escolares em home office.

Adotando o home office em sua instituição de ensino

Para que seja possível adotar esse regime de trabalho, é necessário que o gestor considere fazer adequações na escola, sendo uma delas a adoção de um software de gestão escolar. Afinal, são muitos os benefícios que um sistema na nuvem pode trazer tanto ao gestor quanto aos professores e alunos, possibilitando a integração de setores e a otimização de diversos processos.

O que é um sistema na nuvem?

Um sistema na nuvem refere-se a serviços acessados ​​via internet por meio da infraestrutura de computação compartilhada por um servidor central. Os recursos desses sistemas podem ser acessados de qualquer lugar com conexão à internet.

Quando a escola adota um sistema desse tipo, torna-se possível reunir gestores, professores e alunos em uma plataforma unificada 100% online.

Saiba porque seu próximo sistema de gestão deve estar na nuvem

5 Benefícios de um sistema na nuvem

Flexibilidade

Em tempo real, a nuvem oferece integração perfeita entre a escola e seus departamentos por meio do compartilhamento de arquivos em qualquer dispositivo, fornecendo ao gestor um meio prático de poder acessar e gerir dados da sua instituição sempre que quiser.

O trabalho dos professores também fica garantido, pois em alguns softwares de gestão escolar é possível realizar a postagem de seus conteúdos de aula e interagir com suas turmas e colegas de trabalho.

Com os alunos também podendo acessar o sistema sempre que quiserem, tanto no app quanto no navegador, fica mais fácil seguir com o andamento das atividades escolares e acompanhamento de desempenho.

Armazenamento de dados

Uma das vantagens mais conhecidas de um sistema na nuvem é sua grande capacidade de armazenamento de dados. Reunindo diversos documentos em um local, você consegue manter a consistência dos dados, evitar erros e ter um registro claro de quaisquer alterações feitas.

Com total visibilidade e controle sobre seus dados, junto com a possibilidade de acessar diversos relatórios, gestores podem otimizar o processo de tomada de decisão e definição de estratégias, principalmente em tempos de crise.

Segurança

Muitas instituições têm preocupações acerca da segurança de seus dados. Afinal, quando arquivos, programas e outros dados não podem ser mantidos com segurança no local físico, como você sabe que eles estão sendo protegidos?

Para garantir a segurança dos dados, os provedores de armazenamento em nuvem implementam proteções para suas plataformas, como autenticação de usuário e controle de acesso. Além disso, backups automáticos de seus dados podem ser configurados, prevenindo perdas.

Colaboração

Informações podem ser compartilhadas e visualizadas rapidamente em tempo real. Dessa forma, com gestores e equipe de professores trocando informações utilizando uma plataforma unificada, a colaboração no trabalho torna-se um processo muito mais simples.

Custos reduzidos

O uso de servidores remotos elimina a necessidade de equipamentos de armazenamento interno e custos indiretos como atualizações de software e manutenção do hardware.

Também oferecem um bom custo benefício, pois geralmente são implantados com base no pagamento por uso, como um sistema modular. Ou seja, alguns softwares permitem que as empresas paguem apenas pelo que realmente necessitam, o que garante às escolas um rápido retorno do investimento realizado.

Conheça 4 razões para investir em um sistema de gestão escolar

Como fica a interação entre escola e alunos?

Painel do professor e do aluno

Os melhores softwares de gestão escolar possuem recursos destinados aos professores, alunos e responsáveis.

Na interface do professor, podem ser feitos os uploads de arquivos de aulas, conteúdos ministrados, notas e faltas. Já na agenda do aluno, alunos e responsáveis podem consultar horário, notas, frequência, conteúdo, arquivos de aula, ocorrências, acervo da biblioteca, entre outros.

Além desses recursos, algumas ferramentas permitem que o professor publique suas atividades escolares e gerencie os recebimentos e notas.

O que a escola deve considerar

O que pesquisar antes de escolher o sistema a ser utilizado?

O software de sua preferência te entrega tudo o que você precisa? É importante conhecer bem os recursos que ele oferece e como seu uso pode beneficiar sua escola. Antes de contratar, navegue pelo site e redes sociais da empresa. Após se familiarizar com a marca, solicite uma demonstração e conheça na prática o que o sistema pode fazer pelo seu negócio.

Já está usando serviços em nuvem para realizar trabalho remoto?

Se atualmente você já usa um sistema de gestão na nuvem, certifique-se de que os funcionários, alunos e pais estão aptos a utilizar o sistema. Se algum problema for detectado, pode ser necessário repetir o treinamento com orientações para um melhor desempenho, principalmente se tratando da realização de atividades remotas.

Caso você queira mudar de sistema, é possível consultar os planos de migração oferecidos pelo novo software escolhido.

Leia também: Dicas para escolher um software de gestão escolar

Agora que você já sabe que pode realizar remotamente boa parte das atividades escolares com o auxílio de um sistema na nuvem, é importante lembrar que o iScholar oferece todos os benefícios citados nesse artigo. Aproveite para solicitar uma demonstração gratuita clicando aqui.

Marcadores:

Equipe iScholar

Equipe iScholar

Ver todos os artigos

Com 17 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!

Compatilhar
Compatilhar

Escolha crescer hoje com o iScholar!

Tenha uma empresa de alta performance com o melhor sistema de gestão escolar. Fale agora com um especialista.

Homem de negócios usando um notebook

Inscreva-se em nossa newsletter

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

*O iScholar precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.