
Gestão Escolar
Como aproveitar a inteligência artificial na educação?
Veja como você pode usar a inteligência artificial na educação e quais são seus principais riscos para pedagogia
Leitura: 14 min
A Inteligência Comercial na escola traz grandes vantagens para os gestores que estão preocupados com o ponto mais importante em instituições particulares: a captação de alunos.
Claro que estamos falando de uma escola e que, portanto, sua maior missão é educar os alunos e formar cidadãos.
Mas ao mesmo tempo, isso só é possível com a arrecadação que os alunos trazem com as suas mensalidades escolares. Sem elas, é impossível traçar qualquer tipo de plano de expansão para a escola.
E se a escola não cresce, as inovações na área educacional vão se estagnando, e o compromisso de formar boas pessoas para a vida vai ficando mais difícil de garantir.
É por isso que aumentar as matrículas é fundamental para que a escola continue sempre no caminho do sucesso. E um Sistema de Gestão também atua nesse ponto.
Muita gente acredita que o Sistema de Gestão escolar serve só para organizar suas rotinas, controlar o financeiro etc. Ele organiza tudo isso, mas também vai além e tem impactos diretos no faturamento da sua escola particular.
Hoje vamos conversar um pouco mais sobre isso. Tudo pronto por aí? Então vamos começar:
A Inteligência Comercial é uma metodologia de negócios que busca principalmente reunir e interpretar dados que trazem vantagens para a empresa no mercado que ela está inserida.
No nosso caso específico, a Inteligência Comercial na escola é basicamente o processo de ter controle sobre todas as suas informações em tempo real, e ter uma visão privilegiada do que está acontecendo no mercado.
Grandes empresas globais usam softwares de Inteligência Comercial muito robustos, que acompanham uma série de informações relevantes tanto sobre a saúde delas próprias quanto relacionadas com a saúde do mercado em geral e das suas concorrentes.
A Inteligência Comercial pode ser descrita como o processo de organização dos seus canais de dados para que eles sejam centralizados em uma única plataforma.
E depois, a análise desses dados para auxiliar os gestores na tomada de decisões.
Mas trabalhar com a Inteligência Comercial não é tão direto ao ponto e padronizado. Na verdade, cada empresa tem seus próprios métodos operacionais para decidir quais são os melhores dados a analisar e quais são as maiores oportunidades de crescimento.
Ao longo do texto vamos falar especificamente sobre a Inteligência Comercial na escola. Mas por agora, vamos conversar um pouco mais sobre ela no geral para o conceito ficar bem fixo, ok?
Como conversamos, cada empresa tem os dados de preferência que ela busca coletar. Mas existem alguns bem gerais que são básicos para qualquer estratégia de Inteligência Comercial.
Separei alguns deles aqui:
Entre esses dados existem grandes variações de empresa para empresa. Vamos analisar, por exemplo, a parte de marketing — uma escola trabalha com marketing digital e a outra apenas com marketing offline.
A empresa que trabalha com marketing digital está analisando métricas como a quantidade de visitantes no site, quantidade de leads gerados, aproveitamento dos leads, desempenho de campanhas via Google Ads etc.
A empresa que está trabalhando com marketing offline vai olhar outras métricas: basicamente, o retorno do investimento das campanhas diretamente em matrículas.
A área de Inteligência Comercial é bastante focada na inteligência mesmo. Por isso vão existir variações bem grandes de empresa para empresa, com foco no que faz mais sentido para elas analisarem.
Hoje, a plataforma de Inteligência Comercial mais utilizada é a Power B.I. da Microsoft.
Essa ferramenta se integra com praticamente qualquer sistema que você utilizar, coletando seus dados e os disponibilizando em Dashboards simples de acompanhar.
Mas ao mesmo tempo, só ter o Power B.I. não é o suficiente para trabalhar a Inteligência Comercial escolar.
Ainda no exemplo de marketing ali em cima. O Power B.I. capta dados diretamente do Google Analytics, mas é necessário ter o Google Analytics configurado para o seu site, senão não vai funcionar.
Um CRM de vendas, por exemplo, é necessário para captar os dados de vendas e organizá-los de uma forma mais simples e acessível no Power B.I.
Então, a Inteligência Comercial real precisa de alguns sistemas já instalados na sua empresa para que você consiga fazer a captação desses dados. E depois, de um sistema maior para organizá-los e disponibilizá-los para a consulta.
A principal finalidade da Inteligência Comercial é permitir uma tomada de decisão mais acertada de acordo com as informações que vão sendo levantadas.
Voltando ao exemplo do marketing digital nas escolas: se você percebe que seu site está com muitas visitas, pode começar a produzir materiais para transformar esses visitantes em leads e fechar mais matrículas.
Ou se perceber que seu site está captando uma boa quantidade de matrículas, você também pode investir na sua velocidade e usabilidade para captar ainda mais.
Falar de Inteligência Comercial hoje em dia é quase como falar sobre as vantagens que um bom computador traz para a sua empresa. As possibilidades são infinitas porque elas dependem do uso que você faz da máquina.
Um computador só pra ler e-mail facilita a comunicação da escola. Mas com um bom sistema instalado, ele a transforma de um jeito que você nem imaginava antes.
Então, o foco da Inteligência Comercial nem está nas ferramentas, mas sim no uso que você faz delas.
Conversamos mais sobre isso agora:
A inteligência Comercial na escola não é difícil de aplicar. Como vimos até agora, ela é específica no mesmo nível que qualquer ação de Inteligência Comercial vai ser em qualquer empresa.
É sempre bom lembrar que escolas particulares são isso: empresas. Tudo bem que são empresas educacionais e que elas têm, por conta disso, uma responsabilidade maior com os seus alunos.
Mas ao mesmo tempo, a escola particular é inteiramente dependente do faturamento que seus alunos matriculados trazem. E por conta disso, ela precisa aplicar várias táticas de negócio para aumentar suas matrículas e controlar seu financeiro.
Nos próximos itens deste tópico vou me aprofundar um pouco mais sobre como usar a Inteligência Comercial na sua escola em três passos simples.
Lembrando: não é nenhum bicho de sete cabeças. Me acompanhe:
O jeito de começar a trabalhar com a Inteligência Comercial na escola é angariando e organizando os seus dados disponíveis.
Isso se faz através de um Sistema de Gestão Escolar. Vou usar o iScholar como exemplo para você entender as funcionalidades que ele oferece.
Com o iScholar, você tem acesso em tempo real em uma Dashboard personalizada a todos os principais indicadores de Inteligência Comercial na sua escola.
Estamos falando de:
E mais, dependendo da sua necessidade. Ter essas informações em si já é um grande passo rumo à Inteligência Comercial na sua escola.
Muitas vezes, inclusive, o próprio ERP Educacional já é o suficiente para você aplicar a metodologia. Mais sobre isso agora:
Ainda usando o iScholar como exemplo, você pode concentrar nele todas as suas necessidades de vista de dados sem a necessidade de contratar plataformas mais robustas, como o Power B.I.
Na verdade, são bem poucas as escolas que vão precisar de um sistema tão poderoso assim. Só as bem maiores, como as grandes redes de ensino e as grandes universidades.
Na verdade, escolas particulares locais e regionais podem usar o próprio Sistema de Gestão Escolar como um sistema de Inteligência Comercial.
Isso porque, como conversamos no item anterior, esse sistema já capta as principais informações sobre a sua escola, incluindo o financeiro, quantidade de matrículas etc.
Isso tem impacto direto nas suas matrículas porque você consegue acompanhar o trabalho sendo feito em tempo real. E tudo fica muito mais simples de planejar.
Mais sobre isso no próximo item:
Sim, é claro que aumenta! Mas não de uma forma direta — só de ter o sistema você não vai ter novas matrículas automaticamente. É preciso trabalhar alguns pontos também.
As matrículas aumentam pelo controle que você tem disponível. Você sabe como está a situação financeira da sua escola, sabe exatamente o quanto pode investir em marketing, sabe quantas turmas você tem e quantas vagas você precisa preencher exatamente.
Isso por si só já acarreta em uma campanha de matrículas muito mais otimizada.
Usando integrações de marketing, você também consegue saber mais sobre o estado das suas campanhas e acompanhar seu desenvolvimento em tempo real. E para isso, você nem precisa de um sistema: o próprio Google te oferece as ferramentas.
Então, mesmo que ter um Sistema de Gestão não vai te trazer mais matrículas imediatamente, ele te oferece as ferramentas necessárias para fazer uma boa campanha e captar mais alunos do que qualquer outro ano.
***
Queria finalizar o texto com um convite: venha conhecer o iScholar hoje!
Nosso ERP Educacional permite que você dê seu primeiro passo em direção à Inteligência Comercial, organizando todos os seus dados e oferecendo uma tomada de decisões muito mais assertiva.
Faça uma demonstração guiada hoje para ver na prática o que te oferecemos. É só clicar no banner abaixo!
Obrigado pela leitura e nos vemos no próximo texto 😉
Com 17 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!