Central de vendas:

(34) 2512-0244
O que é Learning Analytics e passo a passo para implementar

O que é Learning Analytics e passo a passo para implementar

Equipe iScholar

O Learning Analytics era, inicialmente, uma forma de ajudar os alunos do EaD a ter um acompanhamento maior dos seus esforços acadêmicos. Mas hoje ele vem se tornando bem mais.

Ele foi inicialmente pensado para o EaD por um motivo bem simples: os dados. As plataformas de educação a distância oferecem o cenário perfeito para colocar o Learning Analytics em funcionamento.

Mas estamos nos adiantando - primeiro, precisamos saber o** que é exatamente o Learning Analytics. Depois, entender em quais instituições de ensino compensa implementá-lo.** E só aí conversar sobre como colocá-lo em prática.

Esse é o objetivo desse texto hoje. Vamos começar?

O que é o Learning Analytics?

Desenho de uma lâmpada feito com lápis em papel

Learning Analytics é a mensuração e coleta de dados sobre o aprendizado e a experiência de aprendizado dos alunos.

E também é a filosofia que nos mostra o que fazer com esses dados, através de KPIs voltados para a educação, ações que o RH precisa tomar, metodologias pedagógicas que levam esses dados em consideração etc.

Um exemplo para ficar mais evidente o que é o Learning Analytics: a Universidade em que você trabalha inaugura um novo curso EaD, e recebe nesse curso 50 novos alunos.

Para que qualquer atividade seja concluída nesse curso, você vai precisar que os alunos usem uma plataforma online, como por exemplo o Moodle.

Acontece que tudo o que os alunos colocam no Moodle - atividades, provas etc. - é um dado importante sobre o seu aprendizado.

O Learning Analytics, então, é a metodologia de captação desses dados e a ciência da sua intepretação, olhando tanto para o lado pedagógico quanto para o comercial e corporativo.

O Learning Analytics é só para o EaD?

De forma alguma. A filosofia do Learning Analytics pode ser usado em qualquer instituição de ensino e em qualquer modalidade - presencial ou à distância.

Ele surgiu à partir do EaD, que é nativamente online, e que por isso permite uma captação de dados muito mais eficiente.

Mas nada impede as Instituições de Ensino Superior a inaugurar o Learning Analytics em cursos presenciais, feitos em sala.

Isso vai requerer no mínimo um sistema de gestão para universidades, e esse sistema precisa oferecer integrações com outros sistemas mais específicos, que te permitem captar e organizar esses dados.

Esses são sistemas de big data, que têm a finalidade exclusiva de captar os dados.

5 benefícios do Learning Analytics para a sua IES

Mulher usando notebook e segurando uma lâmpada de papel.

O Learning Analytics traz muitas vantagens para qualquer universidade. Ele busca responder questões fundamentais sobre a rotina de aprendizado, como:

  • Quem está ensinando?
  • Quais são as estatísticas de completude de disciplinas em determinados cursos?
  • Onde estão as principais falhas no ensino?
  • Qual é o grupo que mais precisa de ajuda?
  • Quais são os tópicos com melhor aproveitamento?

Essas questões são importantes tanto do ponto de vista pedagógico como do comercial.

O sucesso de uma IES está diretamente relacionado com a sua capacidade de formar alunos. Por isso, garantir que os cursos tenham o máximo de aproveitamento é urgente.

Usar sistemas de big data para fazer sua captura de dados e inaugurar seu Learning Analytics traz as seguintes vantagens:

Acompanhamento de KPIs de alunos

Expandindo um pouco mais sobre as perguntas que o Learning Analytics responde, não poderíamos deixar de citar alguns KPIs de aprendizado para as universidades.

Como mencionamos, todas as instituições privadas precisam responder perguntas chave sobre seus alunos, porque é isso o que as mantém formando cada vez mais.

Através do Learning Analytics, todas as instituições conseguem trabalhar com metas reais, e portanto têm mais foco na sua missão principal.

Facilidade na tomada de decisões

Todas as instituições de ensino precisam tomar decisões muito bem informadas sobre suas turmas, cursos, coordenações e professores.

O Learning Analytics atua oferecendo o fundamental para que essas decisões aconteçam: informação.

Vamos para um exemplo: professores estão dizendo que, por conta da sobrecarga de turmas em um determinado curso, estão com dificuldades de propor atividades mais complexas.

Ao mesmo tempo, a sua IES precisa que essas atividades mais complexas aconteçam - esse é um dos seus diferenciais de mercado.

Com o Learning Analytics, você consegue ver exatamente quais são os professores sobrecarregados e os motivos dessa sobrecarga, respondendo perguntas como:

  • Qual é o professor com mais turmas? Quantas turmas ele tem?
  • Existem professores de menos para alunos demais?
  • Quantos alunos, em média, um professor está atendendo?
  • Quanto tempo fora da sua rotina de aulas cada professor está tendo?

Veja como essas perguntas não são necessariamente pedagógicas - estão relacionadas com a organização da sua IES, que vista sob essa ótica, é uma empresa.

Criação de estratégias diferentes de aprendizagem

Não raro, cursos mais práticos e voltados para o mercado são oferecidos melhor nas universidades particulares do que nas públicas.

Comunicação social, publicidade e propaganda, relações públicas, administração - todos esses cursos têm grandes diferenciais nas instituições privadas, sendo a prática do mercado a maior delas.

Um curso de publicidade, por exemplo, precisa formar alunos prontos para a rotina corrida e estressante do mercado.

Com o Learning Analytics, é possível perceber onde estão as maiores oportunidades de aprendizado na sua IES, e criar estratégias pedagógicas diferentes - mais práticas, complexas e dinâmicas.

Mensuração de resultados das estratégias atuais

Com um Learning Analytics implementado, você vai conseguir encontrar grandes oportunidades de novas táticas de ensino, identificando falhas no processo e atuando diretamente sobre elas.

Mas como saber, no curto prazo, se as atividades estão tendo resultado?

Vamos supor que você está notando uma dificuldade em uma disciplina prática no seu curso de comunicação social, por exemplo.

Após se reunir com o colegiado, você determinou o problema e tomou ações para corrigi-lo. E agora? Só esperando o próximo semestre para saber?

De forma alguma. Com o Learning Analytics, você consegue acompanhar em tempo real o desenvolvimento dos seus alunos. Na próxima atividade já é possível ter dados que apontem uma melhora no desempenho.

Learning Analytics para os alunos é diferencial comercial

O Learning Analytics não precisa ser usado somente pela sua equipe organizacional ou docente.

Alunos também podem se beneficiar dele. Com a apresentação dos dados através de uma plataforma, os alunos podem conferir seu próprio desempenho através dos dados de aprendizado que ele fornece para a sua universidade.

Esse é um grande diferencial comercial, já que são poucas as universidades que oferecem mais estatísticas além de notas e faltas.

Como usar o Learning Analytics em 5 passos simples

Homem segurando um tablet.

Tudo bem: entendemos que o Learning Analytics traz grandes benefícios para a sua IES. Mas como exatamente começar a trabalhar com essa metodologia?

Separamos aqui nesse tópico os cinco passos fundamentais para colocar uma estratégia de Learning Analytics para funcionar.

O primeiro passo vai ser o mais difícil, então vamos começar direto por ele:

1 - Implementando a captura de dados via plataforma de big data

Hoje, o único jeito de começar a fazer Learning Analytics é através de um sistema de gestão junto com uma plataforma de captação de dados.

O próprio sistema de gestão, porém, já consegue te oferecer o essencial para essa captura. Através dele, você vai ter informações como notas por aluno, turma, curso e unidades acadêmicas, por exemplo.

As plataformas de big data são mais complexas e conseguem se conectar ao seu sistema de gestão. Para completar esse passo com sucesso, você vai precisar ou de uma consultoria especializada ou de uma pessoa especialista nelas.

Essa pessoa vai chefiar o departamento de Learning Analytics e big data da sua universidade, encontrando as melhores soluções e desenvolvendo as perguntas que você quer responder com os dados.

E falando nisso:

2 - Interpretação dos dados

Muitos dados podem ser uma distração se eles não forem úteis. E acredite: uma vez que você começar a captá-los, vai encontrar muitos, mas muitos dados.

O trabalho de interpretação deles começa na determinação dos seus objetivos. O que seu sistema de Learning Analytics está procurando saber? Quais perguntas você quer responder?

Através disso, você cria seus próprios filtros e vai sempre captar os dados que buscam responder essas perguntas. Os outros podem ser analisados depois, e à partir deles, você pode determinar outros objetivos.

3 - Criação de estratégias

Com perguntas definidas, as respostas vão chegar. E com elas, é hora de planejar suas ações para aproveitar ao máximo os dados que você vai receber.

Esse é um esforço que a sua universidade vai fazendo junto aos dados. Eles dão o caminho, o norte, e você determina quais são as ações que precisam ser tomadas.

O exemplo dos professores sobrecarregados se aplica aqui, mas podemos citar mais alguns:

  • Abertura de monitorias para disciplinas com baixa aprovação;
  • Criação de programas de educação tutorial para cursos com alunos excelentes;
  • Oferecimento de bolsas para cursos com baixa adesão;
  • Contratação de mais professores para cursos sobrecarregados;
  • Criação de laboratórios para cursos com baixa carga horária;

Dentre outras.

4 - Execução das estratégias

Com dados praticamente em tempo real, a execução das estratégias também precisa de um planejamento que preza pela velocidade.

As mudanças propostas e aceitas precisam acontecer rápido, para garantir sucesso na próxima etapa da implementação do Learning Analytics.

A velocidade vai depender do escopo das suas estratégias. Comece pequeno, com pequenas ações que vão comprovar a necessidade de ações maiores.

A abertura de um novo laboratório, por exemplo, é uma tarefa complexa. Mas oferecendo tempo em laboratórios similares e acompanhando a adesão dos alunos e o resultado dos exames, você tem argumentos para justificar a construção.

5 - Análise dos resultados

Sempre analisar os resultados é parte fundamental da filosofia do Learning Analytics.

Como dissemos ao longo do texto, essa análise pode ser feita em períodos personalizados. O resultado dos próximos exames, o presenteísmo no próximo mês, o aumento das notas no próximo semestre: todos são pontos simples de analisar através do Learning Analytics.

Manter essa análise é o trabalho do dia a dia da metodologia.

O sistema de gestão acadêmica é o primeiro passo para o Learning Analytics

Pela internet, você vai encontrar vários textos falando sobre o Learning Analytics como uma solução mágica e simples de implementar.

A solução, para quem nunca usou big data antes, pode até parecer mágica. Mas sua implementação é complicada, exigindo tempo e profissionais qualificados.

O primeiro passo, caso você não tenha um sistema integrado que oferece uma captação de dados, é adquirir um.

Através desse sistema, você automatiza trabalhos que gastam bastante tempo, e começa a fazer a captação de dados fundamentais para entender melhor o lado pedagógico, organizacional e comercial da sua IES.

Nós temos um texto que também se aprofunda bastante na administração das universidades, que vai te ajudar bastante a entender a disciplina necessária para trabalhar com Learning Analytics.

Vamos continuar essa conversa por lá? Obrigado pela leitura e um abraço!

Marcadores:

Equipe iScholar

Equipe iScholar

Ver todos os artigos

Com 17 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!

Compatilhar
Compatilhar

Escolha crescer hoje com o iScholar!

Tenha uma empresa de alta performance com o melhor sistema de gestão escolar. Fale agora com um especialista.

Homem de negócios usando um notebook

Inscreva-se em nossa newsletter

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

*O iScholar precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.