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Limpeza escolar: escolhendo o melhor serviço de conservação

Limpeza escolar: escolhendo o melhor serviço de conservação

Equipe iScholarLeitura: 13 min

A limpeza escolar é uma daquelas preocupações que muitas vezes ficam só na cabeça dos gestores escolares.

Isso porque ela acaba sendo um trabalho muitas vezes invisível para quem não está envolvido nele. A escola simplesmente está limpa ou não está.

Mas por trás da limpeza escolar existem várias preocupações que só o gestor vê. Questões relacionadas ao orçamento, escala, a compra dos produtos, contrato etc.

Esse texto vai buscar elucidar um pouco mais esses pontos, trazendo as principais preocupações que você precisa ter na hora de contratar um serviço de limpeza escolar e mais algumas dicas para te ajudar nesse processo.

Também, no finalzinho, trago dicas para te ajudar a organizar os fornecedores e colaboradores, caso a contratação seja feita pela própria escola.

Mas já vou adiantando: hoje o texto é muito menos sobre limpeza e muito mais sobre gestão escolar. Vamos começar?

Primeiro: empresas terceirizadas ou contratação direta pela escola?


Homem empurrando carrinho de limpeza na escolar

O primeiro ponto que você, como gestor escolar, precisa decidir é sobre a contratação do serviço ou a contratação de colaboradores.

Ambos apresentam vantagens e desvantagens relacionadas à parte prática e operacional do serviço.

Na contratação terceirizada, por exemplo, você tem menos preocupações com os trabalhadores e as suas rotinas, analisando principalmente o resultado do trabalho.

Mas ao mesmo tempo, você não tem controle individual dos trabalhadores.

Já na contratação diretamente pela escola, você tem controle total dos trabalhadores, mas acaba ficando com toda a responsabilidade de definir suas rotinas, escalas e acompanhar o trabalho sendo feito muito de perto.

Além, é claro, dos custos que acabam sendo mais elevados com os encargos trabalhistas.

Mas estou me adiantando aqui. Vamos analisar essas questões de uma forma mais aprofundada? Vem comigo:

Ao contratar uma empresa terceirizada para limpeza escolar

Mulher segurando produtos de limpeza em balde

A terceirização do serviço de limpeza traz vantagens bem óbvias. Não é à toa que esse modelo é o favorito na maioria das escolas e outras empresas também.

A principal vantagem da terceirização é que ela te oferece a possibilidade de ter uma equipe preparada e pronta para começar o trabalho praticamente no dia seguinte à contratação.

As equipes terceirizadas já são experientes e pré-selecionadas pela empresa que você está contratando. Por conta disso, o processo de implementação acaba ficando bem mais fácil.

Você não vai ter que se preocupar, por exemplo, com questões de microgerenciamento. Quanto de produto está sendo usado? Como o serviço está sendo feito? Como os diferentes tipos de piso estão sendo tratados?

Esse último ponto merece uma explicação: quadras de madeira, por exemplo, precisam de um tratamento específico. A empresa de limpeza que você contrata é responsável pelas suas próprias estratégias de limpeza.

Mas nem tudo são flores. Esses prós também são acompanhados de alguns contras. Vamos falar sobre eles?

Desvantagens da contratação terceirizada 

As maiores desvantagens de contratar uma empresa terceirizada estão principalmente relacionadas a falta de controle sobre seus próprios colaboradores.

Esse é um ponto pequeno para a maioria das escolas e empresas, já que em muitos casos essa falta de controle é exatamente o que elas estão procurando.

Mas essa é uma faca de dois gumes. Toda a sua interação com os trabalhadores está determinada por contrato.

Por conta disso, você precisa negociar diretamente com a empresa de conservação alguns pontos que seriam simples caso as contratações fossem direto pela escola.

Alguns desses pontos:

  • Mudança na escala de trabalho; 
  • Substituição de algum trabalhador específico; 
  • Limpeza fora dos dias contratados; 
  • Necessidade de hora extra em algum evento escolar
  • Contratação extra de mais trabalhadores;

Dentre outros pontos. Essas são desvantagens simples de resolver, mas quando aliadas às vantagens que a contratação CLT traz, elas ganham um peso maior.

Aliás, vamos falar dessas vantagens agora?

As vantagens de contratar seus trabalhadores para a limpeza escolar 

A limpeza escolar feita com trabalhadores que você mesmo contrata com carteira assinada também tem algumas vantagens interessantes.

A maior delas é de longe o controle total dos seus colaboradores, algo que em alguns casos é uma necessidade urgente em escolas e outras empresas.

Você pode, por exemplo, escolher contratar quem você quiser a partir dos seus próprios critérios e modelos de contratação.

Você conduz as entrevistas, você mostra a escola e é você quem avalia todos os colaboradores, um por um, com o apoio do RH escolar.  

Esses trabalhadores registrados também são incorporados com mais facilidade à equipe da escola, o que culmina em uma dinâmica escolar mais integrada e interessante.

Os trabalhadores deixam de ser pessoas sem rosto, que vêm e vão, e são os tios e tias da limpeza que interagem com os alunos, professores e todo mundo que passa pela escola.

Isso é sempre interessante de ter nas escolas, mesmo que em detrimento de alguns pontos operacionais e financeiros. E falando nessas desvantagens:

Desvantagens da contratação própria

Ao mesmo tempo, a contratação feita diretamente pela escola acaba trazendo alguns pontos negativos bem claros, principalmente para a gestão financeira da escola.

O maior deles vai ser com certeza os encargos trabalhistas. Eles acabam pesando bastante na contratação CLT. 

Você precisa pagar um salário mínimo e praticamente outro só em encargos e benefícios, como vale transporte, alimentação, férias e décimo terceiro.

Isso não existe com contratações terceirizadas. Na maior parte dos casos, você só vai precisar se preocupar com o valor do contrato, que acaba sendo mais barato.

Outra desvantagem é quando um trabalhador não dá certo. Você tem controle total da equipe, mas isso também significa ter que arcar com custos e despesas no momento da sua demissão.

Outra desvantagem clássica é a necessidade de estipular a parte operacional sem o apoio de uma terceirizada. É você quem monta as escalas, compra os materiais, fiscaliza tudo e responde por qualquer problema.

Os principais pontos a se considerar na hora de contratar uma empresa de limpeza escolar

PEssoa usando esfregão em chão


Então você decidiu por uma empresa terceirizada? É isso o que a maioria das escolas fazem.

Vamos conversar um pouco mais sobre a rotina de contratação e os principais pontos que você precisa considerar porque essa contratação é um pouco mais complexa que a CLT.

Na CLT, você vai estar lidando diretamente com os trabalhadores e é você quem faz as regras. Por conta disso, o processo de integração e treinamento é inteiramente seu e personalizado.

Agora, contratar uma empresa de limpeza escolar tem alguns pontos importantes que você precisa seguir para dar tudo certo.

Falamos sobre todos eles logo abaixo. Acompanhe:

Especialização da empresa

Uma empresa de higiene e conservação empresarial é diferente de uma empresa especializada em limpeza escolar.

Os profissionais da sua empresa terceirizada precisam saber lidar com crianças e o ambiente escolar em geral.

Isso é fácil de medir: é só olhar as experiências. Quais escolas a empresa já trabalhou? Qual é a opinião das escolas sobre ela?

Essas questões são importantes de entender porque, mesmo saindo da interação com os alunos, as escolas vão ter demandas de limpeza bastante específicas que você não vai encontrar em empresas.

Até o tipo de lixo é diferente, e o seu manuseio e cuidado também. Priorize empresas que sabem lidar com escolas para evitar problemas futuros com a sua contratação.

Tenha um contrato claro 

Justamente por conta dessas demandas específicas que as escolas têm, o contrato que você elabora precisa ser bem específico.

Por exemplo: é possível e até bastante provável que a equipe da limpeza vai precisar limpar algumas coisas bem sensíveis. Crianças doentes podem vomitar e quem vai limpar precisa estar ciente que essa é uma responsabilidade determinada em contrato.

Principalmente para os próprios trabalhadores. Com um contrato vago, eles acabam não tendo a segurança salarial necessária e bônus como insalubridade, adicional noturno etc.

O mais importante são os turnos 

Na parte operacional, a questão principal que você precisa levar em conta na hora de organizar o trabalho são os turnos que vão estar cobertos pela empresa de limpeza.

Isso porque a escola precisa ter profissionais de limpeza atuantes sempre que ela estiver em funcionamento. São muitos alunos e o lixo se acumula com uma velocidade até bastante impressionante.

Tenha os turnos muito bem determinados na hora de escolher a empresa terceirizada que vai fazer a limpeza na escola. Isso faz toda a diferença.

Como organizar fornecedores e contratos de forma simples com um ERP Escolar

Um ERP Escolar consegue reunir e organizar todas as informações que você precisa nos seus contratos de limpeza escolar.

Se você contratar os trabalhadores, por exemplo, o ERP Escolar reúne todas as suas informações, documentos, escalas etc.

Se você contrata terceirizado, tudo também fica registrado no ERP Escolar, inclusive com informações sobre os vários fornecedores que você pode ter.

Falo com propriedade assim porque é o que o iScholar oferece e você pode conferir hoje. Faça uma demonstração guiada clicando no banner abaixo, ok?

Obrigado pela leitura e a gente se vê no próximo texto! 😉

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