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Marketing digital: como utilizá-lo na captação de alunos

Marketing digital: como utilizá-lo na captação de alunos

Equipe iScholar

Escolas particulares são empresas e atrair matrículas é parte muito importante do negócio. Especialmente em épocas de início de um novo ano ou semestre letivo, as escolas buscam aumentar a captação de alunos, mas muitas ainda dependem de mídias mais tradicionais como panfletos e outdoors.

Para ampliar as opções de sua instituição de ensino, neste conteúdo vamos abordar o marketing digital como estratégia para captar mais alunos e como você pode começar a utilizá-lo.

Leia também: Dicas práticas para sua escola sobreviver em tempos de recessão econômica

O que é marketing digital?

De forma objetiva, o marketing digital é o uso de canais digitais para alcançar os consumidores usando várias plataformas de comunicações eletrônicas. Hoje o termo é usado principalmente para descrever as estratégias realizadas em mídias on-line, como sites, blogs e mídias sociais.

Benefícios do marketing digital para escolas

Fortalece a presença on-line

O marketing do setor educacional cresceu bastante nos últimos anos, sendo que a área de crescimento mais significativa foi no espaço digital.

Afinal, o marketing digital é essencial para garantir que você seja visto nos ambientes em que seu público se encontra atualmente: on-line.

Aumenta a visibilidade da instituição

Uma das principais vantagens do marketing digital é trazer uma boa quantidade de tráfego para seu site, aumentando sua visibilidade para as pessoas que pesquisam sobre escolas.

Além disso, você também aumenta a visibilidade nas plataformas de mídias sociais, que vem ganhando cada vez mais destaque. Esse tipo de contato influencia na decisão dos pais e alunos, que acabam optando por aquela instituição que traz facilidade para encontrar informações.

Gera leads

Toda instituição de ensino investe em recursos com o objetivo de atrair mais alunos. Com a ajuda do marketing digital, todas as escolas podem obter muito mais leads (potenciais clientes). A consequência disso são mais contatos que podem fechar matrículas, ajudando sua escola na captação de alunos.

Tem um bom custo-benefício

Além da economia quando se compara aos gastos com mídias tradicionais, o alcance das campanhas on-line pode ser maior e ainda mais preciso. Dessa forma, os resultados costumam ser mais assertivos. Além disso, ainda que o impacto não seja igual, é possível alcançar bons resultados até sem investimento em campanhas pagas.

Por onde começar?

Estude as estratégias anteriores de captação de alunos

O primeiro passo é fazer um levantamento que permite a análise das ações anteriores. Não importa quais estratégias já foram utilizadas, e sim seus resultados. Assim, você pode evitar erros cometidos no passado, se inspirar na criação de novas ideias e ainda traçar novas metas de acordo com a análise realizada.

Estabeleça seus objetivos

Uma boa compreensão dos objetivos da sua escola é essencial para criar uma estratégia eficaz. Sem saber o que está buscando, é provável que não acerte e não obtenha bons resultados.

Seja o mais específico possível ao estabelecer seus objetivos. Um exemplo de uma meta clara pode ser aumentar o número de matrículas em x % até o mês y.

Entenda o perfil do público que deseja atingir

Uma estratégia de marketing digital bem-sucedida depende muito de conhecer seus clientes ideais. Se você não souber quais são os problemas de seus clientes ou onde eles estão presentes, você não consegue se comunicar efetivamente.

Crie sua persona reunindo o máximo de dados sobre seu público-alvo. Quanto melhor você conhece seu cliente ideal, melhor sua capacidade de desenvolver as mensagens que falam diretamente com ele.

Agora que você conhece bem suas metas e o público que pretende atrair, é hora de começar a criar sua estratégia.

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Principais estratégias que podem ser utilizadas

Website

O passo principal para a visibilidade on-line é projetar e desenvolver um site que destaca informações importantes sobre sua escola. Você pode disponibilizar fotos e informações de contato, falar mais sobre seu modelo de educação e até mesmo depoimentos de pais e alunos.

É importante, porém, construir um site amigável que traga uma boa experiência ao usuário, se atentando também às práticas de SEO.

Redes sociais

As mídias sociais estão se tornando ferramentas cada vez mais poderosas para se conectar com seu público. As melhores alternativas para escolas geralmente se concentram nas seguintes redes: Facebook, Instagram e YouTube.

Criando um perfil para sua instituição nas redes sociais, você garante maior alcance e lembrança de marca, além de que muitos pais e alunos buscam os perfis de escolas para conhecer mais sobre as opções no mercado.

Publicidade paga

A publicidade paga on-line pode fornecer bons resultados nas mídias sociais e nas plataformas do Google. Os anúncios podem ter como objetivo criar conscientização, gerar leads ou visitas ao site da escola e aumentar as vendas (matrículas). Para utilizá-los, você precisa estabelecer um plano de conteúdo que abranja o prazo da campanha e seu objetivo principal.

E-mail

O e-mail ainda é uma ótima maneira de desenvolver o relacionamento com seus clientes em potencial e ajudá-los a desenvolver a confiança em sua escola ao longo do tempo.

Tente oferecer informações e soluções para problemas que eles possam estar enfrentando, pois isso pode dar a eles o incentivo necessário para dar o próximo passo e realizar a matrícula.

Colocando em prática e analisando os resultados

Ao definir os detalhes finais de sua estratégia considere tudo o que for relevante, como o tempo de duração. Sua estratégia será utilizada durante o período escolar, nas férias ou antes dos prazos de matrícula?

Uma das maiores vantagens do marketing digital é a quantidade de relatórios que ficam disponíveis para mensurar seus resultados. Portanto, use esses dados obtidos para entender quais aspectos do seu plano de marketing foram bem-sucedidos e aqueles que precisam de melhorias.

Saiba porque sua escola precisa de um software de gestão escolar.

Gestor, agora que você conheceu mais sobre o marketing digital, é importante lembrar que com um software de gestão escolar eficiente você também pode melhorar sua captação de alunos. Afinal, além de ser um diferencial valorizado pelos pais, alguns te auxiliam registrando dados de potenciais alunos para que você possa utilizar essas informações em futuras ações.

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Até a próxima!

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