As principais estratégias do marketing universitário em 2023
O marketing universitário é uma das modalidades publicitárias que mais cresce no Brasil. E para você, lendo esse texto, isso é bom e ruim.
É bom porque cada vez mais estratégias novas vão sendo testadas e aplicadas. E cada vez mais especialistas na área estão surgindo, tornando suas contratações mais fáceis e suas ações mais certeiras.
E ruim porque, ao mesmo tempo, cada vez mais universidades estão brilhando no marketing universitário, tornando o cenário mais competitivo.
Como a sua universidade faz marketing? Você está precisando dar uma melhorada no trabalho ou até começar a fazer? Esse texto vai te ajudar bastante.
Continue a leitura para conhecer mais sobre o marketing universitário, suas relações com o marketing digital contemporâneo e por onde começar!
O que é o marketing universitário?
O marketing universitário é uma estratégia de posicionamento no mercado voltada exclusivamente para as instituições de ensino superior, em sua maior parte privadas.
É claro que pode existir marketing para universidades federais, por exemplo, mas isso não é muito comum, já que elas costumam ser bastante concorridas mesmo sem investir em publicidade.
O marketing universitário envolve:
- A identificação do seu público alvo;
- A criação de estratégias de marketing de conteúdo;
- O trabalho em mídias sociais;
- Ações de marketing tradicional, outbound (mais sobre o termo ao longo do texto);
- Estratégias de retenção dos alunos;
Dentre várias outras ações. O maior trabalho do marketing universitário é criar uma máquina para atrair alunos e retê-los na instituição pelo maior tempo possível.
Essas ações aí de cima são apenas algumas das mais comuns e necessárias. Vamos falar sobre elas e sobre mais algumas ao longo do texto.
Por que as universidades privadas precisam investir no marketing universitário?
Como começamos a conversar na introdução, o marketing universitário é uma das áreas que precisam de mais recursos na sua universidade.
Isso porque uma instituição privada depende exclusivamente dos seus alunos para conseguir manter seus cursos funcionando e ser sempre competitiva nas contratações de professores.
A retenção nas universidades também é um assunto que precisa de bastante atenção, e é de domínio do marketing. Manter alunos sempre é mais barato do que buscar por mais alunos no mercado.
A importância do marketing universitário está na necessidade que as universidades privadas têm de gerar cada vez mais matrículas. Suas ações são o que permitem essa realidade.
Como exatamente você acompanha agora, na parte mais prática do texto. Primeiro, o básico do marketing digital:
Como fazer estudo de público alvo para universidades particulares?
Em qualquer estratégia de marketing digital, ou mesmo de marketing como um todo, o primeiro passo sempre será o entendimento de quem é o seu público alvo.
“Público-alvo” em si é um termo quase acadêmico no marketing. Ele foi cunhado em 1923 por Claude C. Hopkins, autor de “Scientific Advertising”.
Os conceitos de Hopkins inspiraram grandes publicitários da época, culminando na era de ouro da publicidade entre os anos 40 e 70, com o surgimento de figuras como David Ogilvy, Harrison McCann, Leo Burnett e Bill Bernbach.
Hoje, falar sobre público alvo em estratégias de marketing é o básico do básico. Normalmente, o trabalho é feito em etapas:
- Definição de objetivos;
- Coleta de dados;
- Realização das pesquisas;
- Análise e aplicação na estratégia.
Vamos nos aprofundar em cada um desses pontos agora. Acompanhe:
Definição de objetivos
Antes de começar sua pesquisa de público alvo, é extremamente importante que você determine quais são seus objetivos com o trabalho.
O que você está querendo descobrir? Como você vai montar seu público alvo? As respostas para essas perguntas são as que vão dar forma à suas perguntas no momento de elaborar os questionários.
Por exemplo: você quer saber o que as pessoas pensam sobre os preços dos cursos em universidades em geral? Ou quer saber quais são os cursos mais cobiçados de uma região? Ou os dois?
Coleta de dados já disponíveis
Depois dessa etapa de objetivos, você vai precisar delimitar qual é a demografia da sua pesquisa. Quem vai participar dela? Quem não vai? Quais são informações desqualificadoras?
Isso é importante para que os resultados da sua pesquisa de público alvo realmente sejam úteis para sua estratégia de marketing universitário.
Por exemplo: você determina que quer somente respostas de jovens entre 16 e 25 anos, homens e mulheres, que já terminaram o ensino médio e não estão cursando uma faculdade.
Nesse momento também é importante buscar essas informações onde elas estiverem disponíveis, para calcular até o tamanho da sua amostra. Qual é a população jovem na sua região? Quantos alunos se formam no ensino médio anualmente? Quantos alunos prestam o vestibular?
Realização das pesquisas
Com essas informações, já é hora de elaborar sua pesquisa. Primeiro, foque nas perguntas - elas precisam resolver seus objetivos de pesquisa, como falamos no primeiro passo.
Depois de elaborar suas perguntas, você vai precisar colocar sua pesquisa no mundo. Esse é o passo onde a maioria dos departamentos de marketing tem dificuldade.
Veja algumas ações que vão te ajudar a ter muitas respostas para as suas perguntas:
- Você pode criar formulários e incentivar seus próprios alunos a distribuí-los para os seus amigos;
- Você pode oferecer materiais grátis digitais para quem responde a pesquisa;
- Você pode oferecer aulas grátis;
- Você pode oferecer até dinheiro para quem responder.
A própria realização das pesquisas é a parte mais complicada de te falar exatamente o que você deve fazer, já que muito vai depender da sua região, do seu mercado e da sua IES.
De qualquer forma, as pesquisas precisam de bastante respostas, com uma boa amostra do mercado. Quanto maior for a quantidade de pessoas da sua região que se encaixam na sua demografia, maior vai precisar ser a sua amostra - a quantidade de respostas.
Análise e aplicação na estratégia
Vamos ser sinceros: a maioria das estratégias de marketing universitário não segue os preceitos básicos de identificação do público alvo.
A maioria do marketing, na verdade, não segue nenhum tipo de rigor científico na hora de criar seu público.
É por isso que universidades que investem, investigam e aplicam os estudos de público alvo nas suas estratégias vão muito longe.
Com todos esses estudos feitos, você precisa criar uma persona, uma representação do seu público alvo.
Algo como “Essa é a Maria, de 18 anos, acabou de se formar no E.M. e está buscando uma faculdade para…”. Esse é o método mais comum para inserir o público alvo em estratégias de marketing digital.
Você vai precisar criar umas 3 ou 4 personas diferentes. E sempre guiar seus esforços em marketing na direção que essas personas gostariam de ver.
As 5 principais estratégias do marketing universitário em 2023
Ok, determinamos o básico do básico para começar o marketing universitário.
Mas como exatamente ele acontece? Quais são os tipos ações que realmente levam os alunos para as universidades?
Para você entender na prática, separamos as 5 principais estratégias do marketing universitário hoje, com explicações bem aprofundadas e detalhadas.
Algumas delas vêm com conceitos anteriores, que você vai precisar entender antes de aplicá-las. Mas quando for o caso, vamos te sugerir mais leituras e recursos para não ficar nada sem entendimento, ok?
Então vamos para as 5 principais estratégias do marketing universitário para 2023!
Marketing de conteúdo para tráfego orgânico
Toda instituição de ensino precisa de um site para conseguir gerar contatos e, à partir deles, gerar mais matrículas.
Essa é a estratégia de marketing digital mais aplicada por empresas hoje, e se chama inbound marketing.
Nesse texto, você pode aprender mais sobre o que é o inbound marketing e como aplicá-lo em 2023. É leitura obrigatória!
Trazer mais pessoas para o seu site é um trabalho feito à partir da produção de conteúdo. Você pode usar um blog, o YouTube, podcasts e o que mais for possível para atrair a atenção do seu público alvo.
Gerando tráfego orgânico, ou seja, aquele que você não precisa pagar anúncios via Google Ads ou outras plataformas, você leva mais pessoas para o seu site constantemente. E pessoas interessadas no que você tem a dizer.
Depois, elaborando materiais grátis, como e-books, seminários, webinars e artigos mais aprofundados, você começa a gerar leads.
Leads são pessoas que deixam suas informações de contato com você e permitem uma abordagem via e-mail ou telefone.
É para essas pessoas que você vai vender, através de um funil de vendas. Mais sobre isso agora:
Crie um funil de vendas
O funil de vendas é uma das estratégias de marketing digital mais populares hoje. Através dele, você consegue criar uma verdadeira máquina de gerar tráfego, leads e vendas para a sua universidade.
O funil de vendas pode ser explicado como uma estratégia de marketing por etapas. Ele tem três principais:
Topo do funil: através do marketing de conteúdo, você gera reconhecimento para a sua marca e visitantes no seu site;
Meio de funil: através de automações de marketing, você consegue abordar seus leads e qualificá-los;
Fundo de funil: leads qualificados são aqueles que oferecem mais informações sobre eles próprios. Com base nessas informações, você consegue abordá-los com mais facilidade e fazer vendas mais embasadas.
Nesse texto, feito pelos nossos parceiros da Leadster, você entende mais sobre o que é o funil de vendas e como aplicá-lo na sua universidade.
Mídias pagas: anúncios no Google
Essas duas estratégias de marketing universitário são para o longo prazo, e normalmente demoram pelo menos um ano para dar seus primeiros resultados.
O Google Ads é diferente. Ele é uma plataforma que te permite criar anúncios personalizados para públicos-alvo que você determina.
Existem várias modalidades de anúncios no Google Ads. A mais usada é a rede de pesquisa, que exibe seus anúncios toda vez que alguém pesquisa por um assunto que você determina.
Esses assuntos são chamados de “palavras chave”. Por exemplo: alguém do seu público alvo pesquisa por “melhores faculdades particulares de direito”. Você consegue configurar o Google Ads para que seus anúncios apareçam na página de resultados do Google para esse termo.
O Google Ads é pago, mas você paga por objetivo atingido. Por exemplo: você cria uma campanha para levar pessoas para o seu site. Você só vai pagar quando as pessoas clicarem no seu anúncio.
Se você quiser saber mais sobre como o Google Ads funciona, recomendamos esse texto sobre o assunto.
Redes sociais para universidades
Hoje em dia, é muito difícil encontrar qualquer tipo de negócio que não tenha redes sociais. Sua universidade também precisa ter!
As redes sociais permitem que sua marca se consolide no mercado através do marketing de conteúdo e também de estratégias de mídias pagas.
Todas as redes sociais possuem plataformas de anúncios, fundamentais para gerar novos contatos e levar mais pessoas para o seu site.
Presença em eventos e eventos próprios
Saindo um pouco do marketing universitário com foco no digital, estratégias tradicionais também são ótimas para gerar mais matrículas.
Uma delas é ter presença forte em eventos universitários, e ministrar os seus próprios. Feiras de profissões regionais são ótimos locais para fazer mais contatos que vão se reverter em matrículas.
Mas para que isso dê certo, precisamos fechar o texto com uma das principais preocupações do marketing universitário: como se destacar?
Como se destacar usando o marketing universitário?
O marketing universitário é um trabalho constante e que precisa ser sempre atualizado. Do mesmo jeito que você está se colocando no mercado através dele, centenas ou milhares de outras universidades também estão.
Como se destacar? Quais ações levam a sua universidade a se destacar das demais?
É sobre isso que vamos falar aqui nesse último tópico do texto. Acompanhe:
Aplicar todas as estratégias com esmero
O maior problema do marketing digital é que ele parece ser muito simples na superfície, mas exige um grande trabalho e um nível de especialização bem alto.
A maioria dos departamentos de marketing universitário aplica uma ou duas das 5 estratégias que mencionamos ali em cima.
Para se destacar nesse cenário, você precisa aplicar todas as estratégias possíveis. Tudo o que seu time conseguir fazer.
Quanto mais conteúdo você gera, mais leads vai ter. E mais leads significa mais vendas.
Quanto mais eventos você faz, mais reconhecimento sua universidade tem, e portanto, mais matrículas.
E tudo o que você for fazer, você precisa fazer bem. Não é necessário criar uma quantidade gigantesca de conteúdo de baixa qualidade. Você pode ter uma produção mais lenta, mas sempre com ótimos materiais.
Ter o melhor produto possível
É muito comum ver empresas focando no marketing e se esquecendo do produto.
Todo marketing trabalha com produto, então é natural esperar que o seu sucesso no marketing está diretamente relacionado com a qualidade do que você vende.
O investimento em professores e infra-estrutura é marketing. O investimento em equipamentos para cursos práticos também. E você vai perceber que esse tipo de conteúdo - mostrar as qualidades da sua universidade - são os que mais geram engajamento.
Fazer diferente
O marketing universitário, assim como grande parte do marketing digital hoje, acaba cometendo o pecado de ser repetitivo.
Se você já viu o marketing de uma universidade, você já viu todos. E em qualquer esforço publicitário, quanto mais diferente você for, melhor.
Vá na contramão, falando o que ninguém mais fala, fazendo o que ninguém mais faz.
O melhor jeito de fazer diferente é investindo em bons redatores e copywriters para o seu time. Esqueça o ChatGPT: pessoas sempre vão ter ideias melhores e sempre vão buscar o que ainda não foi feito.
Encontre nichos de mercado não explorados
Se destacar sendo diferente é ainda mais fácil quando você encontra um nicho de mercado ainda não explorado por ninguém.
O melhor é que quando você é original, você acaba criando um nicho até sem querer.
Nichos de mercado podem parecer muito escassos, mas quando você faz uma boa pesquisa de público alvo, você vai encontrá-los para todo lado.
Veja quais dores dos seu público as outras universidades não estão atendendo. E crie novos produtos, novas condições de pagamento, novos cursos e até novas metodologias de ensino para se destacar onde ninguém nem começou a tentar.
O sistema de gestão universitário permite que você tenha tempo para pensar no marketing
Tudo isso que você leu até agora requer comprometimento máximo. O marketing universitário é assim - sem comprometimento, sem resultados.
Por isso um sistema de gestão acadêmico é tão importante: ele te permite uma automação de outros pontos do seu trabalho, te deixando livre para focar no que realmente gera matrículas para a universidade.
Vem ficando cada vez mais difícil encontrar instituições que não têm um sistema de gestão. Mas também está ficando cada vez mais fácil encontrar as que têm mas que não estão satisfeitas.
Esse é o seu caso? Venha fazer uma demonstração guiada do iScholar para entender como nós podemos te ajudar, ok?
Obrigado pela leitura e até o próximo texto!
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