Central de vendas:

(34) 2512-0244
Natal na escola: quanto e como se preparar

Natal na escola: quanto e como se preparar

Equipe iScholarLeitura: 13 min

Não é novidade que o Natal na escola está na lista de datas comemorativas favoritas da maioria das pessoas.

É tempo de celebrar, decorar a casa, estar com pessoas queridas, comer muitas coisas gostosas, trocar presentes e começar a contagem regressiva para o ano novo que está por vir.

E, apesar da data do Natal não estar no ano letivo, é muito importante que essa celebração não passe em branco na escola. Mesmo que antecipadamente, a escola pode promover atividades voltadas para a data comemorativa.

Dessa forma, vale a pena decorar a sua escola, propor atividades em que os alunos criem e levem algo para enfeitar a casa deles, trabalhar histórias para estimular a imaginação das crianças e aproveitar o contexto histórico com os mais velhos.

Além disso, o Natal traz uma mensagem de acolhimento, uma sensação familiar. E nada melhor que isso para encerrar o ano letivo, de modo que os alunos se lembrem desse sentimento e queiram permanecer na escola no próximo ano.

Por isso, preparamos esse texto para te ajudar no planejamento dessa celebração tão esperada pelos alunos.

Vamos lá?


A importância do Natal para as crianças

Crianças escrevendo uma cartinha para o Papai Noel


De repente, é dezembro novamente! Para os adultos, pode ter chegado rápido demais, entretanto, para as crianças, provavelmente foi uma eternidade devido à ansiedade para esse momento.

Nas ruas, dezenas de papais noéis, luzes piscando, presépios, árvores enfeitadas, bolas coloridas e os mais diversos enfeites de Natal.

Para os pequenos, está chegando o grande momento: o bom velhinho de barbas brancas, que usa um trenó voador puxado por renas, que percorre o mundo inteiro e entra nas casas através das chaminés

Mas, mesmo que a casa não tenha chaminé, o famoso Papai Noel não deixará de entregar os presentes que eles se esforçaram tanto para merecer.

Pois, esse bom velhinho, no imaginário infantil, é aquele ser bondoso, que conhece cada criança e suas necessidades, traz o presente desejado, traz a alegria e a recompensa de ter cumprido seus deveres durante o ano, inclusive as tarefas escolares.

Essa fantasia enriquece a imaginação das crianças, fazendo-as compreenderem a importância da bondade, da caridade, de se tornar um ser humano melhor e se importar com o próximo.

Além disso, a fantasia da criança é fundamental para o seu desenvolvimento cognitivo. Viver um mundo imaginário enriquece o raciocínio, a capacidade de pensar e de criar.

Ou seja, a criança precisa de fantasia para formar o seu mundo real. É por meio da imaginação que ela consegue desenvolver seu intelecto, suas emoções, e consequentemente, preparar-se para o mundo adulto.

Certamente, toda essa vivência mágica que o Natal proporciona, fará com que, mesmo quando já não mais acredite em Papai Noel, cada dezembro a emocionará, pois recordará das semanas mágicas que antecedem o Natal.

Portanto, é muito importante que a escola não fique de fora da magia do Natal, pois suas memórias natalinas também serão permeadas pelos momentos dessa época do ano na escola.

O Natal no ambiente escolar

Crianças fazendo enfeites de Natal com ajuda de professora.
 

Elaborar um projeto de prática docente para o Natal requer empenho e conhecimento sobre a história e tradições desta data comemorativa.

É fundamental pensar na prática pedagógica e na abordagem das festas natalinas, com o intuito da possibilidade de desenvolver um estudo sobre a história do Natal e suas tradições culturais. Tanto no contexto do aluno, como em realidades diferentes.

Mas, é importante considerar que para introduzir essa temática para as turmas, os professores devem criar atividades para despertar o interesse dos alunos e eles se empolguem com a ideia.

Dessa forma, o Projeto de Natal da escola precisa ter o sentimento de integração, criação, acolhida e trabalho em equipe.

Assim, para compartilhar com os alunos essa vivência importante do Natal, deve-se iniciar com a origem do Natal, resgatar as atividades sobre a história e as tradições locais e ao redor do mundo.

As tradições familiares dos alunos, por exemplo, podem se transformar em textos, músicas, histórias em quadrinhos ou poemas, que podem render apresentações e muita diversão.

Para além de compartilhar suas próprias vivências, os professores podem pedir que os alunos pesquisem e compartilhem curiosidades sobre o Natal em outros lugares do mundo.

Para que, assim, a integração e o engajamento sejam complementados com muitas vivências significativas e interessantes.

Cabe à equipe pedagógica, promover a elaboração de atividades para garantir as memórias afetivas natalinas no ambiente escolar também.

Por isso, preparamos uma lista de atividades que vai te ajudar no projeto de Natal da sua escola:


Cartões Natalinos

Em uma época de mundo virtual, uma proposta interessante é ensinar os pequenos a confeccionar cartões natalinos. Sim, isso pode ser novidade para eles!

Usando as cores correspondentes ao natal, estes poderão enfeitá-los conforme seu gosto, escreverem uma mensagem ou desenharem.

Assim, além da diversão proporcionada pela confecção, os alunos vão adorar presentear familiares ou amigos com um cartão feito por eles mesmos.


Árvore de Natal

Para fugir do pinheiro tradicional, os professores podem propor um modelo montado com retalhos de papel, bem coloridos, em que as crianças confeccionam laços.

Com os enfeites prontos, eles deverão ser colados numa base de cartolina, no formato da árvore natalina e depois enfeitada com estrelinhas, bolas, pinhões e outros apetrechos de Natal.

Os alunos ficarão muito felizes ao verem que a decoração natalina mais importante foi feita por eles.

Guirlanda ou sino

Com uma base de papelão no formato desejado, oriente o aluno a colar fitilhos em formato de laço, com bastante cola branca até preencher toda a base.

Depois de seco, use um spray de tinta dourada ou prateada e, para dar o acabamento, coloque um laço de retalho nas cores do Natal.

Desse modo, o aluno poderá decorar não só sua sala de aula ou os corredores da escola, mas também terá uma decoração de sua autoria em casa.

Calendário com contagem regressiva

Com tiras de papel nas cores verde e vermelha, confeccione uma corrente onde em cada aro apareça escrito o número do dia, até chegar em 24.

Ao iniciar a aula, o professor fará a contagem com os estudantes, eliminando o elo correspondente ao dia. Após o fim do ano letivo, o aluno levará o calendário para casa e continuará a contagem.

Assim, as crianças terão noção de quanto tempo ainda falta para chegar o dia do Natal e cada dia a menos será sinônimo de muita empolgação.

Varal de Natal

Os alunos ficarão muito empolgados ao decorarem sua sala de aula, afinal, é o lugar que eles passam muitas horas de seus dias.

Para isso, meça um barbante e corte no tamanho desejado, confeccione com as crianças mini-enfeites, como estrelas, bolas, guirlandas, anjos, Papai Noel, presentinhos, laços, etc.

Além disso, os alunos podem colocar bilhetes e cartões para os colegas e professores.

Receitas natalinas

Outra opção para contribuir com momentos importantes de aprendizado é realizar cenários, confeccionados pela turma, para tratar do Natal no cotidiano.

Como exemplo disso, os professores podem montar uma aula destinada à criação de pratos natalinos simples. Os alunos vão amar misturar criatividade e gostosuras!

Aqui, temos algumas sugestões:

  • Cupcakes decorados
  • Biscoitos com formatos natalinos
  • Docinhos
  • Bandeja de frutas
  • Pudim de Natal

Apresentação de Natal

Por fim, prepare uma apresentação para os pais e familiares na festa de final de ano da escola. A apresentação pode contar com corais, peças de teatro e declamação de poemas.

Essa é uma forma de engajar a comunidade escolar, já que os pais e familiares terão a chance de verem as decorações criadas pelos alunos e admirarem seus pequenos cantando, dançando e se divertindo.

Com essas atividades, os alunos terão a chance de desenvolver suas habilidades criativas, assim como compartilhar e escutar diferentes tradições natalinas.

Além disso, memórias afetivas serão criadas, que vão despertar a vontade de voltar à sua escola no próximo ano e viver novas experiências, a partir dessas atividades sobre essa celebração tão esperada.

O iScholar está pronto para te ajudar com a gestão da sua escola.

Trabalhamos com uma equipe dedicada para a implementação de sistemas de gestão escolar e, como vimos acima , eles podem ser grandes aliados para a gestão da sua instituição.

Faça um teste hoje com o iScholar, clicando nesse link ou no banner abaixo. Obrigada pela leitura e até a próxima!

Banner Solicite demonstração 3.2.png

Marcadores:

Equipe iScholar

Equipe iScholar

Ver todos os artigos

Com 17 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!

Compatilhar
Compatilhar

Escolha crescer hoje com o iScholar!

Tenha uma empresa de alta performance com o melhor sistema de gestão escolar. Fale agora com um especialista.

Homem de negócios usando um notebook

Inscreva-se em nossa newsletter

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

*O iScholar precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.