Central de vendas:

(34) 2512-0244
Como aumentar a retenção de alunos na universidade com um sistema de gestão escolar

Como aumentar a retenção de alunos na universidade com um sistema de gestão escolar

Equipe iScholarLeitura: 8 min

A retenção de alunos na universidade é um dos pontos mais urgentes a serem tratados dentro da sua estratégia de gestão acadêmica.

Isso porque tudo nas universidades privadas gira em torno da quantidade de alunos que ela tem. E na balança tênue entre novas matrículas e alunos egressos.

Em uma universidade particular, o rompimento dessa balança é muito prejudicial ao seu trabalho. Mais alunos saindo do que entrando têm impactos financeiros diretos na sua instituição.

E esses impactos se refletem na capacidade da IES em realizar novas matrículas, alimentando um ciclo vicioso muito difícil de escapar.

Existem vários motivos que acabam fazendo a retenção de alunos na universidade ficar baixa. E vários que aumentam esse índice. Nesse texto, vamos tratar desses dois assuntos.

Tudo pronto para começar?

Fatores que influenciam na retenção de alunos

Mulher segurando três cadernos nas mãos.

A retenção de alunos na universidade pode ser uma métrica simples de medir através do business intelligence, Mas ao mesmo tempo, entender quais são os fatores que influenciam o índice é um pouco mais complicado.

Isso porque os fatores vão depender de universidade para universidade, e podem variar desde os mais complexos - como a falta de incentivo para pesquisa, por exemplo - até os mais simples, como a falta de transporte público para o local.

A questão é que, uma vez identificada uma taxa muito baixa de retenção dos alunos, todas as universidades precisam colocar um planejamento em ação para combatê-la. E o primeiro passo desse planejamento é entender os motivos.

Reiterando: cada universidade vai ter fatores próprios que influenciam na retenção de alunos. Mas aqui vão algumas ideias para te ajudar na investigação:

1 - Suporte acadêmico

Um dos problemas mais comuns em universidades brasileiras é a falta de suporte acadêmico para os alunos.

E esse suporte pode se apresentar de diversas formas. Falta de bolsas de estudo, por exemplo, inviabilizam a entrada de novos alunos e podem trazer dificuldades até para os alunos matriculados, que por problemas financeiros, trancam a matrícula.

Mas bolsas de estudo são apenas um dos pontos em que o suporte acadêmico atua. Problemas com documentos, dificuldade de conversar sobre notas e faltas e coordenações desorganizadas também são grandes fatores que atuam na baixa retenção.

É importante que você determine quais são os pontos de maior atrito entre o suporte acadêmico que a sua instituição oferece e quais são as expectativas dos seus alunos.

Alinhando esses dois pontos de dados, é possível entender o que está causando a evasão e corrigir o problema.

2 - Oportunidades de carreira

Universidades particulares costumam oferecer, além da qualidade do ensino, ótimas oportunidades de networking para os alunos.

Professores com atuação no mercado, visitas à empresas, palestras com CEOs e planos de estágio e trainee são muito importante para os alunos da rede privada.

Em contraste, universidades públicas oferecem muito mais oportunidades para a pesquisa. Universidades privadas oferecendo oportunidades maiores para o desenvolvimento profissional é praticamente conhecimento comum de todo mundo.

Quanto mais próxima uma universidade for do mercado, mais atrativa ela é para os alunos. A questão é que a avaliação dessa proximidade muitas vezes acontece durante os cursos. O aluno não tem como realmente saber sem começar os estudos.

Um dos fatores que diminui a retenção de alunos na universidade é a não concordância da expectativa com a realidade. Se eles esperam uma relação íntima com o mercado e não a encontram, a taxa de retenção diminui e a taxa de evasão aumenta.

3 - Ambiente acadêmico

As pessoas vão para a universidade por vários motivos - para se especializar em uma área, para ter o diploma, para encontrar pessoas que pensam parecido etc.

Tudo isso e mais um pouco é proporcionado pelo ambiente acadêmico. A universidade precisa ter um ambiente, um clima, voltado para o aprendizado, para a descoberta, para a curiosidade e para a socialização.

Estudar não é fácil - é estressante e cada vez mais alunos estão tendo problemas com ansiedade. Por conta disso, o ambiente acadêmico faz toda a diferença na vida dos alunos, que sempre vão preferir universidades que oferecem o melhor possível.

Para avaliar seu ambiente acadêmico, pense nos pontos estruturais e pessoais da sua universidade. Há espaços de convivência? Há diálogo com os professores e a coordenação?

4 - Equipamentos e laboratórios

Alunos de universidades privadas têm expectativas bem altas em relação aos equipamentos que elas oferecem, especialmente em cursos que dependem deles.

Alunos do jornalismo, por exemplo, precisam de equipamentos para gravação e ilhas de edição. Se a qualidade desses laboratórios não for a esperada, sua taxa de retenção na universidade vai ser consequentemente menor.

É muito difícil aumentar essa qualidade em todos os seus cursos ao mesmo tempo. Por isso é melhor focar nos que têm alta demanda de equipamentos para funcionarem bem.

5 - Qualidade dos professores

Uma universidade é tão bem sucedida quanto os professores que trabalham nela. Essa é a maior máxima nas instituições privadas e, em muitos casos, até nas públicas.

Não investir na qualificação dos professores e na reciclagem dos seus conhecimentos reduz a sua retenção de alunos. Enquanto investir neles aumenta esse índice consideravelmente.

Isso também está diretamente relacionado com as suas conexões com o mercado. O foco das universidades particulares está na construção de carreiras, então professores com conhecimentos práticos e com boa didática são os preferidos dos alunos, que não estão preocupados com o seu currículo lattes.

5 estratégias para melhorar a retenção de alunos na universidade

Rapaz com livros e mochilas fazendo sinal de positivo

Esses 5 pontos que abordamos logo acima são só alguns de vários fatores com potencial alto para reduzir a retenção de alunos na sua universidade.

A questão é identificá-los e trabalhar neles, sempre analisando o retorno na sua taxa de retenção de alunos.

Mas existem outras estratégias gerais que vão te ajudar a melhorar esse índice com velocidade enquanto você trabalha para mitigar o impacto desses fatores negativos citados acima.

Vamos descobrir quais são elas agora. Acompanhe:

1 - Orientação e mentoria

A orientação e sistemas de mentoria nas universidades são as melhores respostas para problemas como a falta de suporte acadêmico e problemas com o ambiente acadêmico em geral.

Você pode criar vários tipos de orientação, mentoria e educação tutorial. As mais populares são os grupos de estudo e as mentorias feitas pelos próprios alunos, apoiados por professores dedicados.

Programas de pesquisa podem surgir nos moldes da iniciação científica, por exemplo, ou nos moldes do PET - programa de educação tutorial.

Tudo vai depender da estrutura da sua universidade, o que é viável oferecer e quem são os professores que podem fazer parte dessa iniciativa.

2 - Mais atividades extracurriculares com foco na carreira

Além de orientações e mentorias, atividades voltadas mais para a realidade acadêmica da sua instituição, também é importante oferecer atividades extracurriculares com foco em carreiras.

Jornalistas fazendo editoriais e trabalhando em jornais universitários, por exemplo. Ou engenheiros desenvolvendo projetos junto com empresas que já estão atuando no mercado.

Ou até desenvolvedores de software trabalhando junto com as coordenações para melhorar a parte digital dos seus cursos.

As atividades extracurriculares são muito importantes na retenção de alunos na universidade. Através delas seus alunos ficam mais engajados e com boas perspectivas de futuro nas suas profissões.

Elas também atuam mostrando para os alunos as aplicações práticas dos seus conhecimentos, melhorando a motivação e diminuindo a evasão.

3 - Programas interdisciplinares

As universidades privadas também precisam fomentar o compartilhamento de talentos entre seus vários cursos correlatos através de programas e trabalhos interdisciplinares.

Essa atividade é importante para melhorar o ambiente acadêmico e favorecer o clima de companheirismo entre os alunos.

Os programas interdisciplinares mais comuns são feiras, simpósios e palestras organizados por alunos de diferentes cursos, mas com uma temática central a todos.

O desenvolvimento de produtos e protótipos que conversamos no tópico anterior também pode ser uma atividade interdisciplinar muito interessante.

4 - Oferecimento de oportunidades de estágio e emprego

Perceba que estamos dando um foco muito grande no desenvolvimento de carreiras aqui nesse texto. Isso é porque esse é um dos pontos fundamentais das universidades particulares.

Fazer parcerias com empresas da sua região para oferecer estágios diretamente pela faculdade a torna muito atrativa para os alunos, e inclusive te ajuda a fechar novas matrículas.

A contrapartida para essas empresas é óbvia: trabalhadores que estão cursando a faculdade vão concluí-la especialistas nas suas áreas de atuação. Quando o contrato de estágio termina, o trabalhador está capacitado e já conhece as rotinas da empresa.

5 - Organização das rotinas estudantis através de um sistema de gestão

A burocracia da universidade precisa ser simples e de fácil acesso para todos os alunos. Questões como notas, faltas, documentos, ementas etc., precisam ser organizadas primeiro pela faculdade.

E isso é feito através de um sistema de gestão acadêmica eficaz. Sem ele, a dificuldade de deixar tudo isso em ordem aumenta consideravelmente.

A organização de todas as suas necessidades burocráticas, incluindo seu financeiro, facilita a sua universidade a entregar uma interface mais simples para os alunos.

Homem sorrindo estudando em uma mesa de café

E aí, o que você achou dessas dicas para aumentar a retenção dos alunos na universidade? Se ficou alguma dúvida ou se você quiser fazer um questionamento mais específico, deixe um comentário!

Se você quer entender exatamente onde entra um sistema de gestão no que conversamos até agora, sugiro a leitura do nosso case da UNIPAC. O iScholar melhorou em 70% sua organização financeira.

Muito obrigado pela leitura e a gente se vê no próximo texto. Até logo!

Marcadores:

Equipe iScholar

Equipe iScholar

Ver todos os artigos

Com 17 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!

Compatilhar

Inscreva-se em nossa newsletter

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

*O iScholar precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.