Blog

Acompanhe nossos conteúdos e saiba tudo sobre Gestão Escolar, relacionamento escola/pais/alunos, uso da tecnologia na educação, entre outros temas.

Compartilhe

Saiba como engajar e motivar os professores da sua instituição de ensino

Escrito por Hillary Moraes

Saiba como engajar e motivar os professores da sua instituição de ensino

Contar com professores motivados é essencial para o sucesso de qualquer instituição de ensino, contribuindo principalmente na criação de um melhor clima escolar. Conforme o ano letivo avança, os professores inevitavelmente ficarão mais cansados. Manter a equipe escolar motivada pode ser um desafio, especialmente nas semanas que antecedem as férias escolares.

Entre as muitas responsabilidades de um gestor escolar está a importante tarefa de engajar sua equipe para que possam enfrentar e superar qualquer obstáculo que encontrem. Por isso, muitos gestores se perguntam o que podem fazer para manter a equipe engajada. Neste artigo, você conhecerá algumas maneiras de aumentar a motivação do corpo docente.

8 maneiras de aumentar a motivação dos professores

1. Avalie os níveis atuais de engajamento.

Encontre ou desenvolva pesquisas de clima organizacional para aplicar em sua instituição de ensino. Essas pesquisas fornecem uma linha de base e identificam as áreas de necessidade de melhorias.

Por exemplo, aos olhos da equipe docente, as condições de trabalho são consideradas justas e motivadoras? Os professores se sentem apoiados? Eles se orgulham da qualidade da educação em sua escola? A equipe docente se sente incluída nas decisões da instituição? Existem várias perguntas-chave para identificar o nível de satisfação dos professores.

2. Dê voz aos professores

Ficar de fora de uma decisão importante que os afeta faz com que professores não se sintam valorizados, o que impacta negativamente na sua motivação. Se a escola os desse a oportunidade, muitos professores gostariam de estar envolvidos em decisões estratégicas. Afinal, eles compõem parte essencial para o funcionamento da instituição de ensino e podem contribuir com ótimas sugestões.

Os gestores podem, por exemplo, convidar um professor de cada série para ser um representante durante as reuniões para obter sua opinião sobre as estratégias propostas. Considere também a realização de certas reuniões com “portas abertas”, onde cada membro da equipe escolar tem a opção de participar.

No início do ano letivo, peça aos professores que respondam a algumas perguntas rápidas, como:

  • O que você acha que correu muito bem no ano passado?
  • O que você acha que poderia ser melhorado este ano?
  • Você tem alguma ideia para iniciativas de melhoria escolar para este ano?

Reserve um tempo para ouvir ou ler as respostas e verificar se existem sugestões que podem ser colocadas em prática. Essa é uma ótima maneira de tornar a gestão escolar democrática.

Conheça estratégias para melhorar a comunicação interna em sua escola

3. Incentive os professores a buscar oportunidades de desenvolvimento profissional

A própria instituição de ensino pode oferecer desenvolvimento profissional para os professores, mas também pode fornecer oportunidades para que eles busquem fontes externas de conhecimento. Isso pode incluir conferências, workshops ou cursos especializados relevantes para participar fora da escola.

Certifique-se de estar de olho em novas oportunidades e apresentá-las a todos os professores por e-mail ou durante reuniões de equipe. Além de fornecer as informações, é importante aprovar as solicitações dos professores que desejam participar desses eventos.

4. Dê-lhes liberdade

Os professores que possuem mais controle sobre seu trabalho têm um desempenho melhor, além de ser mais provável que permaneçam na profissão por mais tempo. Apesar de existirem padrões e currículos que os professores devem seguir, dê-lhes o máximo de liberdade possível para determinar como ensinarão. Afinal, ninguém conhece os alunos e como eles aprendem melhor do que seus professores.

5. Reconheça os principais momentos estressantes

Reconheça que certas épocas do ano letivo são mais estressantes. Em alguns meses específicos do ano os professores tendem a ficar ainda mais ocupados com elaboração e correção de trabalhos, provas e lançamento de notas. Portanto, não sobrecarregue os professores com novas iniciativas que afetarão as aulas em períodos como final de bimestre ou semestre.

Ensino remoto: como manter os professores motivados

6. Agradeça

Se os professores se sentirem valorizados, eles também ficarão motivados. Fazer com que cada professor se sinta valorizado pode ser tão simples quanto agradecê-los por algo que fizeram recentemente. Você também pode fazer um gesto maior, organizando um evento para a equipe, no qual você agradece pessoalmente aos professores por contribuírem tanto para a escola.

Além disso, se você construir uma cultura de positividade por meio da sua disposição de elogiar abertamente sua equipe, eles seguirão a cultura e irão incentivar seus colegas também, aumentando a colaboração e reconhecimento entre o próprio corpo docente.

7. Esteja disponível

É fácil deixar que o dia-a-dia da gestão escolar crie uma barreira entre você e sua equipe. Há muitas decisões a serem tomadas e metas a cumprir, mas não deixe que isso atrapalhe o contato regular com sua equipe. Seus professores precisam saber que você os apoia e leva suas preocupações a sério. Isso encoraja a comunicação e deixará todos melhor informados sobre o que está acontecendo na instituição de ensino.

8. Facilite o trabalho dos professores

Adquirindo certas ferramentas tecnológicas, a instituição pode otimizar o trabalho dos professores, permitindo que gastem menos tempo realizando tarefas como registro de informações e lançamento de notas.

Com um diário escolar on-line, por exemplo, professores ganham facilidade para mantê-lo sempre atualizado, já que o lançamento de notas e faltas se torna muito mais simples e rápido, assim como a atualização de dados e acompanhamento da evolução e desempenho dos alunos.

Saiba porque sua escola precisa de um diário escolar on-line

Para concluir

Iniciativas de motivação de professores são necessárias para manter as instituições de ensino mais eficientes. Quanto mais você reconhece os professores por sua experiência e conhecimento, mais eles se sentem valorizados, e, consequentemente, ficam mais motivados. Assim, sua preocupação com o bem-estar dos professores no trabalho contribui muito para a construção de uma cultura escolar positiva.

O iScholar é um sistema de gestão completo que também conta com recursos pensados para facilitar o trabalho dos professores, como o diário escolar on-line. Para testar esse e todos os nossos recursos, solicite uma demonstração gratuita clicando aqui.

Gostou desse blogpost? Compartilhe com quem você acha que pode se interessar!

Aguarde nossos próximos conteúdos e nos siga nas redes sociais

Facebook | Instagram

Até a próxima!