Blog

Acompanhe nossos conteúdos e saiba tudo sobre Gestão Escolar, relacionamento escola/pais/alunos, uso da tecnologia na educação, entre outros temas.

Compartilhe

Veja como a comunicação escolar eficiente impacta no desempenho dos alunos

Escrito por Hillary Moraes

Veja como a comunicação escolar eficiente impacta no desempenho dos alunos

Um dos seis pilares da Gestão Escolar é a Gestão da Comunicação, tendo em vista sua importância para o bom funcionamento e desenvolvimento contínuo de uma instituição de ensino. Afinal, a comunicação eficaz sustenta a harmonia entre os grupos incluídos no ambiente escolar e traz benefícios sentidos por todos.

Sabendo da importância desse pilar, neste post iremos falar sobre a comunicação escolar, as vantagens de praticá-la de forma eficiente e sua relação com o desempenho dos alunos.

Leia também: Como usar um gerenciador escolar on-line para obter melhores resultados

A importância da comunicação eficiente no ambiente escolar

Por ser um fenômeno intangível, parece difícil identificar o impacto de uma boa comunicação. Porém, é através dela que ações são esclarecidas, boas relações são desenvolvidas e problemas são evitados.

Sabendo que o gerenciamento eficaz da sua escola também depende da gestão de comunicação, podemos afirmar que desenvolver uma cultura que valoriza a comunicação é fundamental para atingir os objetivos que visam o sucesso da sua instituição.

Por isso, a seguir você pode conferir os benefícios que são alcançados ao trabalhar bem cada esfera da comunicação escolar.

Comunicação interna

Como qualquer processo comunicativo, a comunicação interna almeja compartilhar informações entre pessoas. Ela pode ocorrer de diversas formas dentro da escola, seja entre gestores e funcionários, seja exclusivamente entre professores.

O principal benefício para a instituição que pratica uma comunicação interna eficiente é a construção de uma equipe motivada e engajada que preza pelo respeito mútuo e desenvolve seu trabalho da melhor forma. Quanto mais aberta e transparente for a comunicação, mais as pessoas se sentirão valorizadas e pertencentes ao ambiente escolar.

Portanto, podemos dizer que a comunicação de qualidade impacta positivamente no clima organizacional, fator que influencia na qualidade do trabalho desempenhado pelos funcionários e gera ótimos resultados para a escola.

Conheça estratégias para melhorar a comunicação interna em sua escola

Entre escola e família

A comunicação eficaz entre escola e pais pode deixá-los mais envolvidos no processo de aprendizagem, possibilitando que entendam melhor sobre o comportamento e desempenho dos filhos na sala de aula.

Assim, a colaboração entre as partes capacita os pais a monitorar em casa o que o aluno precisa melhorar na escola. Os professores também se beneficiam, uma vez que problemas podem ser resolvidos mais facilmente com a colaboração dos pais e, consequentemente, é possível perceber melhorias no nível de aprendizagem da turma.

A melhora no desempenho dos alunos

O bom rendimento do aluno não se deve exclusivamente à sua presença na sala de aula e às atividades escolares realizadas, sendo que o engajamento nas aulas, organização e dedicação também são fatores fundamentais.

Quando há uma aproximação entre escola e família e os responsáveis passam a acompanhar a vida escolar de perto, além de melhorar a organização nos estudos, os alunos se sentem cada vez mais motivados a entregarem melhores resultados.

Esse monitoramento por parte dos pais pode ser facilitado através de ferramentas que garantem acesso a diversas informações sobre a vida escolar do aluno, como um app que disponibiliza a consulta de notas, faltas, ocorrências e conteúdos postados pela escola.

Confira 5 ações para fortalecer o vínculo com a comunidade escolar

Dicas para melhorar a comunicação em sua escola

Lembre-se de que a comunicação é um processo bidirecional

Uma ótima dica é usar a estratégia de feedback. Você aprenderá muito ouvindo o que os outros têm a dizer, ato que é capaz de te estimular a rever certas ações que podem ser feitas de outra forma.

Se você não oferecer a possibilidade de receber opiniões, perderá chances de aplicar melhorias sugeridas que podem aumentar a satisfação da comunidade escolar.

Escolha canais de comunicação ideais

Quando a interação não for feita de forma presencial, quais meios de comunicação serão utilizados pela escola?

Estude as opções e decida quais canais serão mais adequados para entregar cada tipo de mensagem. Para a comunicação com alunos e pais, prefira plataformas que sejam fáceis de usar tanto para a escola quanto para o público.

Use a tecnologia educacional

Existem várias formas de otimizar a comunicação escolar. Uma delas é o uso de um sistema de gestão que conta com ferramentas facilitadoras de comunicação, já que os melhores softwares oferecem recursos como o diário escolar on-line e o envio de notificações via e-mail, SMS ou app.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado! Saiba que o iScholar conta com os recursos citados neste artigo para melhorar a comunicação escolar, aproximando pais e alunos da instituição para que os benefícios consequentes desse vínculo sejam desfrutados. Você pode solicitar uma demonstração gratuita clicando aqui.

Aguarde nossos próximos conteúdos e nos siga nas redes sociais:

Facebook | Instagram

Até a próxima!