Blog

Acompanhe nossos conteúdos e saiba tudo sobre Gestão Escolar, relacionamento escola/pais/alunos, uso da tecnologia na educação, entre outros temas.

Compartilhe

Veja como usar a tecnologia para aprimorar a comunicação escolar

Escrito por Hillary Moraes

Veja como usar a tecnologia para aprimorar a comunicação escolar

A tecnologia nos deu a capacidade de conectarmos com pessoas em instantes, e esses avanços tecnológicos trouxeram a praticidade necessária para simplificar e otimizar alguns processos em nossas vidas.

Particularmente, quando se trata de educação, a tecnologia de comunicação tem um impacto enorme nas instituições de ensino. Afinal, todas as escolas precisam manter uma boa comunicação e a tecnologia pode tornar esse processo ainda mais eficiente.

Neste blogpost, falaremos sobre como a tecnologia pode ser usada para aprimorar a comunicação escolar.

Reunião de pais: confira dicas para planejar encontros on-line de sucesso

A importância da comunicação escolar eficiente

É através da comunicação que as relações entre escola e comunidade são desenvolvidas e fortalecidas, o que resulta em diversos benefícios para todas as partes envolvidas.

Os estudantes passam a se sentir mais incluídos no ambiente escolar ao ter acesso a todo tipo de informação relevante, os pais participam ainda mais do processo de aprendizagem dos filhos e os professores podem contar com o apoio da família para resolver eventuais problemas.

Além da aproximação entre escola e família, a comunicação abre portas para o oferecimento de feedbacks em relação às atividades desenvolvidas, ficando mais fácil para o gestor entender o nível de satisfação dos alunos e pais e mapear possíveis melhorias necessárias.

Veja como a comunicação escolar eficiente impacta no desempenho dos alunos

A tecnologia como facilitadora da comunicação escolar

Existem várias maneiras de se comunicar com os alunos e pais usando a tecnologia: e-mail, mensagens de texto e aplicativos próprios da instituição são três dos mais comuns.

Cada canal tem um objetivo específico, cabendo às escolas determinarem em qual situação cada um é mais apropriado. Por exemplo, e-mail e SMS são muitas vezes usados para comunicar alunos e pais sobre ações de curto prazo, como lembretes de reuniões.

Já um aplicativo escolar é uma abordagem mais abrangente para a comunicação entre pais, professores e alunos. Ele possibilita que a escola disponibilize notas, faltas, avisos, conteúdos e muito mais.

Assim, os aplicativos escolares surgiram como uma forma de envolver os alunos e pais de maneira simples e dinâmica, colocando-os a poucos cliques de distância da vida escolar.

Saiba porque sua escola precisa de um diário escolar on-line

Benefícios de um aplicativo móvel para instituições de ensino

1. Todos se mantêm atualizados

Estar conectado à escola via celular significa que alunos e responsáveis podem ter certeza de que nunca perderão nenhuma informação crucial. Afinal, uma vez que o app é instalado no celular, eles passam a ter acesso a todo o conteúdo disponibilizado pela instituição.

2. O tempo para enviar comunicados é otimizado

Os apps funcionam muito bem para comunicar avisos e lembretes para todos os matriculados de uma só vez, reduzindo assim o trabalho da escola de ter que distribuir informações individualmente.

3. O envolvimento dos aluno e pais aumenta

Esses aplicativos funcionam em sincronia com o sistema de gestão utilizado pela instituição de ensino. Dessa forma, todas as informações registradas pelos professores sobre o aluno - como frequência, notas, ocorrências e comentários - ficam disponíveis para serem consultadas.

Assim, as escolas podem estabelecer um forte vínculo com os alunos e pais, atualizando-os sobre todo o processo de ensino em sala de aula.

4. Praticidade para o dia a dia

A rotina dos pais pode ser muito agitada e soluções que simplificam processos são cada vez mais úteis. Afinal, hoje em dia qualquer pessoa preza pela otimização do tempo.

Por isso, a facilidade de um app que ajuda os responsáveis a se relacionarem melhor com o ambiente escolar e checar obrigações como pagamento de mensalidades é muito valorizada.

Como usar um gerenciador escolar on-line para obter melhores resultados

5. O controle financeiro é aprimorado

Além do acompanhamento acadêmico, o app permite que alunos e pais acompanhem a situação financeira. Em poucos cliques, eles conseguem verificar as mensalidades pagas e o que ainda está pendente.

Além disso, se o pagamento é feito através de boletos, a 2° via pode ser emitida no próprio app. Facilitar o controle financeiro de alunos ou pais ajuda a instituição a evitar problemas como a inadimplência.

Como profissionais da educação, gestores precisam estar constantemente aprendendo e se adaptando às mudanças para continuar ampliando a eficácia das práticas escolares. Com a expansão das principais tecnologias no campo da educação, é importante aproveitar tudo o que elas têm a oferecer.

Gestor, espero que este artigo tenha te ajudado a pensar em como sua instituição de ensino pode utilizar recursos tecnológicos para melhorar a comunicação. O iScholar é um sistema de gestão online completo que oferece a Agenda Escolar, app exclusivo para alunos e pais acompanharem a vida escolar de perto. Para testar esse e todos os nossos recursos, solicite uma demonstração gratuita clicando aqui.

Aguarde nossos próximos conteúdos e nos siga nas redes sociais:

Facebook | Instagram

Até a próxima!