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Relatórios pedagógicos: como montar o seu hoje

Relatórios pedagógicos: como montar o seu hoje

Equipe iScholarLeitura: 13 min

Montar relatórios pedagógicos é uma parte muito importante do trabalho da gestão escolar.

Tudo bem que ele não está relacionado diretamente com a performance da sua escola no lado financeiro ou administrativo, questão que acaba ganhando mais foco na gestão da escola.

Mas ao mesmo tempo, bons relatórios pedagógicos significam um olhar mais aprofundado para os alunos e o que está acontecendo na sala de aula.

Isso resulta em mais aprovações, mais satisfação dos alunos e responsáveis e, consequentemente, mais matrículas e rematrículas.

A questão é que não existe um jeito único de montar relatórios pedagógicos que serve para todas as escolas. Mas a sua escola precisa de um jeito padronizado para montá-los.

Hoje vamos conversar um pouco mais sobre isso, com dicas de como montar seu primeiro relatório pedagógico ainda hoje.

Vamos começar?

Quais são os pontos a analisar para fazer um relatório pedagógico?

Homem olhando para computador segurando folha de papel e tablet.

Existem vários pontos diferentes que você precisa levar em conta na hora de montar um relatório pedagógico para os alunos da sua escola.

Primeiro, você vai precisar determinar para quais turmas os relatórios vão ser ministrados. Isso faz bastante diferença.

Por exemplo: no Ensino Médio, o Relatório Pedagógico é basicamente o boletim escolar. O desempenho dos alunos em cada matéria já é o suficiente pra você entender quais são as suas maiores dificuldades e sucessos.

Nas faculdades e universidades é a mesma coisa. A necessidade dos relatórios pedagógicos é mais presente em escolas primárias e de Ensino Fundamental.

E mesmo nessas circunstâncias, o modelo de relatório pedagógico também depende da faixa etária dos alunos que você está trabalhando.

Fizemos aqui um apanhado geral de três faixas etárias: a pré-escola, o Fundamental I e o Fundamental II. Saiba mais:

Relatórios pedagógicos para a pré-escola

A BNCC determina que cada criança na pré-escola precisa de um relatório individual preenchido ao longo do ano e entregue aos pais ao final dele para consulta.

Mas cada escola pode ter sua própria frequência de relatórios e o seu próprio modelo também, dependendo do tipo do relatório.

Ao mesmo tempo, todos os relatórios infantis precisam seguir os principais eixos estruturantes da BNCC na Educação Infantil. São eles:

  • Visão da Criança; 
  • Interação e Brincadeiras; 
  • Direitos de Aprendizagem; 
  • Campos de Experiência; 
  • Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento;

Dentre todos esses, o eixo estruturante principal é o da Interação e Brincadeiras. É dever da escola determinar brincadeiras estimulantes e educativas para cada faixa etária, e acompanhar o desenvolvimento de cada aluno nelas.

É comum buscar padrões. É impossível oferecer um relatório para cada tipo de brincadeira, para cada aula dada. Mas os relatórios pedagógicos mais abrangentes vão determinar alguns pontos gerais observados ao longo de todas as atividades que os alunos fizerem.

Só um adendo para os Campos de Experiência, que têm especificidades bem determinadas na BNCC. São elas:

  • Corpo, gestos e movimentos; 
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação; 
  • Traços, sons, corpo e imagem; 
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; 
  • O eu, o outro e nós.

Todos esses pontos são determinados pela coordenação pedagógica da sua escola e levados adiante pelos professores, que têm o dever de observar os alunos e montar o relatório de acordo com essas observações. 

Relatórios pedagógicos para Fundamental I

O Fundamental I são os primeiros anos do Ensino Fundamental, e sua principal preocupação aqui deve ser a articulação de todos os pontos apresentados na BNCC da Educação Infantil.

Então, os mesmos pontos ainda valem para os relatórios pedagógicos do Fundamental I, mas a forma com que a criança os expressa é ainda mais importante de reparar.

Além desses pontos, outros também vão surgir. Eles são tão ou mais importantes que essa análise da articulação do que foi aprendido na Educação Infantil, pois colocam a criança em contato direto com o currículo da BNCC.

No Ensino Fundamental I, os relatórios pedagógicos devem conter:

  • A área de Linguagens; 
  • A área de Matemática; 
  • A área de Ciências da Natureza; 
  • A área de Ciências Humanas; 
  • A área de Ensino Religioso.

Todas essas são categorias retiradas diretamente da BNCC, que inclusive você pode consultar direto aqui nesse link.

Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, o foco está na Alfabetização. Ao longo do Fundamental I, que vai até a quinta série, o ensino das outras áreas determinadas pela BNCC foca principalmente nas crianças e nos seus interesses.

Essa é a melhor forma de ensinar: relacionando o mundo com o conteúdo sendo transmitido. E no Fundamental II, isso vai se tornar ainda mais complexo. Veja:

Relatórios pedagógicos para Fundamental II

O Fundamental II está relacionado com os Anos Finais do Ensino Fundamental na BNCC.

Aqui o foco ainda está nas áreas citadas acima, mas a metodologia de análise para os relatórios pedagógicos precisa mudar um pouco.

Aqui não estamos lidando mais com crianças, e sim com adolescentes. O foco deve estar principalmente na relação dessas pequenas pessoas nesse momento de grande transição educacional.

O Ensino Fundamental II é mais complexo e relaciona as práticas vividas no Fundamental I com as disciplinas vistas em sala. Além disso, esse também é o momento para preparar os jovens para o Ensino Médio, que se avizinha.

Guia prático para criar Relatórios Pedagógicos sem dificuldade

mulher usando computador para gerar relatórios

Além dos próprios pontos pedagógicos, que são fundamentais para criar os relatórios, também existem alguns pontos organizacionais importantíssimos para que a criação deles seja mais simples e direta.

Esses pontos são importantes porque o volume de informação nos relatórios pedagógicos é bem grande. Organizar tudo leva tempo e bastante concentração.

Separamos aqui algumas dicas gerais que vão te ajudar bastante a otimizar seu processo de criação dos relatórios pedagógicos. E ao final do texto, temos uma dica extra que vai transformar completamente o seu processo.

Acompanhe:

Determine a frequência dos relatórios pedagógicos

Os relatórios pedagógicos normalmente seguem o calendário da escola. Assim, se você trabalha no modelo trimestral, você precisa produzir relatórios trimestralmente.

Se sua escola tem bimestres, você faz a mesma coisa, mas bimestralmente.

Mas algumas escolas fazem de um jeito diferente. Após o período de provas, por exemplo, mas enquanto as aulas ainda estão acontecendo naquele bimestre ou trimestre.

Outras já buscam outro tipo de abordagem, finalizando primeiro o trimestre ou bimestre e só então produzindo os relatórios.

Uma abordagem menos comum é determinar uma frequência fora do padrão bimestral ou trimestral: fazer semestralmente, por exemplo.

De qualquer forma, um grande relatório que não pode faltar é o anual. Ele pode inclusive ser entregue aos responsáveis junto com histórico escolar daquele ano.

Organize a documentação pensando nos relatórios pedagógicos

Esse é outro ponto fundamental e que não pode ser ignorado de forma alguma.

Para elaborar os relatórios pedagógicos, existem alguns documentos que você precisa organizar com antecedência. Alguns deles:

  • Notas dos alunos; 
  • Relatórios de frequência; 
  • Relatórios anteriores; 
  • Anotações de professores; 
  • Ocorrências e advertências;

Dentre outras específicas para a realidade da sua escola. Tudo isso precisa ser organizado de antemão para que o seu tempo seja melhor aproveitado.

Quem cria os relatórios pedagógicos? 

Normalmente, o trabalho de criar relatórios pedagógicos é responsabilidade do professor através das suas horas-atividade.

Mas isso não significa que esse profissional precisa fazer esse trabalho inteiro sozinho. A coordenação pedagógica e a diretoria podem ajudar os mestres oferecendo prazos razoáveis, boas ferramentas e a documentação necessária.

Aliás, falando em ferramentas: tenho uma última dica que vai revolucionar completamente seus relatórios pedagógicos. Acompanhe:

Como automatizar os relatórios pedagógicos? 

Se a sua escola ainda não trabalha com um sistema de gestão escolar, está na hora de parar tudo e começar nesse exato momento.

Ele poupa muito tempo na produção dos seus relatórios pedagógicos porque ele faz todos em alguns cliques.

Pense só: toda a documentação necessária para criar seus relatórios pedagógicos vai sendo reunida ao longo do ano nas atividades que os professores fazem.

Agora imagine se toda essa documentação estivesse em um sistema de gestão escolar. Criar relatórios pedagógicos então seria uma questão de fazer alguns cliques?

Sim, seria! Aliás, saindo da hipótese, é exatamente assim que um sistema de gestão escolar funciona. Com poucos cliques você consegue transformar completamente o seu trabalho de criação de relatórios pedagógicos.

Mas você não precisa acreditar assim de primeira. Vamos fazer um teste e você me diz o que acha, pode ser? É só clicar no banner abaixo e testar o iScholar hoje.

Obrigado pela leitura. A gente se vê no próximo texto.

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