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Como fazer a gestão de uma franquia de escola infantil

Como fazer a gestão de uma franquia de escola infantil

Equipe iScholarLeitura: 14 min

A educação é uma das prioridades na vida das pessoas, seja na infância, na adolescência ou mesmo na vida adulta. Além de uma demanda constante, ela pode ser bastante diversificada.

Para investir em um negócio rentável, o empreendedor deve pesquisar diferentes mercados. O segmento de educação se mostra promissor, mesmo diante do cenário desafiador.  

Devido ao mercado extremamente competitivo, as escolas não devem apenas oferecer um serviço de excelência, mas também um serviço que tenha diferenciais relevantes.

Você deve estar apto para responder por que os pais irão matricular seus filhos na sua escola, e não em uma instituição concorrente.

Nesse caso, as franquias são uma boa opção. Pois, já se trata de uma marca consolidada, reconhecida e que oferecerá um bom suporte de gestão.

E, combinando boa gestão e qualidade de ensino, o retorno vem em seguida!

Por isso, aqui, vamos te ajudar nesse processo. Vamos lá?

Por que escolher o modelo de franquia?

Empreendedores assinando um contrato de franquia escolar
Quando optamos por uma franquia escolar é uma forma de não “começar do zero” ao abrir uma escola.

Ao escolher abrir uma escola própria, você terá vários benefícios, principalmente a liberdade na definição do currículo escolar, na organização das avaliações e nas várias questões essenciais da gestão pedagógica.

É claro que é preciso seguir as diretrizes do Ministério da Educação e outras demandas legais, mas as demais decisões cabem a você e à equipe que você escalar.

Isso proporciona mais flexibilidade no gerenciamento da sua própria marca, mas também traz mais responsabilidades, o ônus e o bônus.  Afinal, você e sua equipe precisam lidar sozinhos com os desafios de abrir uma nova escola.

A empresa franqueadora poderá te oferecer acesso a um modelo de negócio estabelecido e reconhecido, estratégias de marketing eficazes e até um currículo já montado.

A parte que sua escola perde com autonomia nesse processo, ela compensa com a facilidade de já começar a trabalhar com uma marca educacional de sucesso comprovado.

Enquanto uma escola franqueada recebe da franqueadora orientações e dicas que vêm de anos de experiência na área da educação, uma escola própria depende de que o gestor busque tudo com o apoio apenas da sua equipe.

Além disso, muitas empresas franqueadoras auxiliam no planejamento do espaço físico. O que, quando falamos de uma escola infantil, é um grande diferencial.

Além de ensinar, uma Escola Infantil também participa do processo de desenvolvimento físico, social, cognitivo, motor e emocional dos alunos.

E esses processos são estimulados através de jogos, brincadeiras, recreação, competições, representações teatrais, artes visuais, entre outros.

Portanto, é necessário não só ter espaço físico disponível, mas também saber como aproveitá-lo e organizá-lo.

Como escolher a melhor franquia de escola infantil?

Empreendedora escolhendo a franquia de escola infantil


Se você decidiu empreender em franquias escolares, esse é o momento de aprender como escolher a franquia certa para investir.

A primeira coisa é avaliar o custo-benefício entre o reconhecimento da marca e o custo para adquirir essa franquia. 

Uma marca mais famosa e de maior estrutura tende a ser mais cara, demandar maiores investimentos e exigir um alto padrão de qualidade que o gestor deve seguir.

Por outro lado, franquias menores têm valor mais acessível e demandam menos investimento. Porém, seu renome e sua estrutura também são menores.

Leve em consideração seu capital inicial e o tamanho da escola que você pretende construir. Depois, defina qual é o nível de franquia que você consegue adquirir. 

E o mais importante: segurança! Por isso, falaremos, aqui, de alguns pontos importantes para serem analisados:

1. Histórico da franqueadora

No ramo da educação, há mais de 279 marcas de franquia no país. E novas surgem constantemente. 

Por isso, é preciso verificar com cuidado aquelas que, de fato, apresentam um histórico de credibilidade e boa aceitação da marca no mercado.


2. Selo de excelência da ABF

Apesar de, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), termos em atividade no país mais de 2.800 redes de franquias, somente 270 delas têm o Selo de Excelência em Franchising, concedido pela associação.

Ele é obtido, entre outras coisas, avaliando-se o suporte e o treinamento prestados aos franqueados, o custo-benefício da marca, o retorno sobre o investimento, a satisfação dos franqueados, entre outros aspectos.

Optar por uma franquia que tenha esse selo eleva a segurança de investir em uma marca sólida, séria, de reconhecimento e de resultados.
 

3. Estabilidade no mercado

A melhor franquia de educação é aquela que oferece o mais baixo risco e o maior potencial de retorno sobre o investimento. 

E essa equação é possibilitada por marcas que já atingiram determinada estabilidade no mercado, que passaram por altos e baixos, mas permaneceram fortes. 

A estabilidade atua como uma espécie de teste, para que você não caia na armadilha de modismos que apresentam oportunidades com os dias contados, e que ainda não tiveram tempo de ser testadas pela marca franqueadora.


4. Apoio e suporte da franqueadora

Um dos grandes diferenciais do modelo de negócio da franquia para o investidor é apostar em uma marca já testada e aprovada e que, também, ensina como obter sucesso nesse mercado.

Assim, se a franqueadora não compartilha adequadamente seu know-how, se não oferece um suporte constante e consistente para o franqueado, essa vantagem competitiva é perdida. 


5. Satisfação de outros franqueados

Para ajudá-lo a detectar a melhor franquia de educação, conhecer a avaliação e a satisfação de outros franqueados da rede pode ajudar muito.

Com isso, você poderá checar se a teoria que foi passada pela marca condiz com a realidade vivenciada por quem já investiu nela. 

Você conseguirá verificar se realmente há o suporte necessário, se os franqueados estão realizados e bem-sucedidos em seu negócio, entre outros pontos.

7. Perspectivas de crescimento de mercado

Para fazer o melhor negócio, também é importante, além de olhar para o histórico, olhar para as perspectivas futuras. 

Ao buscar a melhor franquia de educação, o investidor espera fazer o melhor negócio possível – e isso inclui ter um ROI (retorno sobre o investimento) atrativo e em um prazo interessante.

Como fazer a gestão da sua franquia de escola infantil?

Colaboradores fazendo a gestão de escola infantil
 

Depois de decidir abrir uma escola infantil franqueada e qual abrir, o próximo passo é a gestão da sua escola, certo?

Gerenciar uma franquia de escola traz uma série de desafios diários para que cada aspecto dela siga funcionando da melhor forma possível.

Não há como prever todos os obstáculos que surgirão à frente, mas você pode se preparar para eles.

Por isso, mostraremos, a seguir, os pontos essenciais para gerenciar uma franquia de escola infantil de forma eficiente:

Planejamento de qualidade

Nenhuma franquia de escola consegue funcionar apropriadamente sem um bom planejamento pedagógico.

E isso envolve todos os aspectos da sua escola, desde o setor financeiro até a aplicação do projeto político pedagógico.

Para isso, é preciso  planejar cada uma dessas variáveis e seguir esse plano ao longo do ano. Se necessário, faça ajustes pontuais capazes de melhorar o seu trabalho.

Captação de alunos

Contar com uma boa estratégia de captação de alunos é fundamental para ter sucesso ao gerenciar uma franquia de escola. Sem isso, torna-se muito difícil ter um fluxo contínuo de matrículas sendo geradas todos os anos.

No caso do trabalho com franquias, vale a pena consultar seu franqueador a respeito da possibilidade de usar estratégias de captação de alunos já prontas.

Ou seja, usufrua do seu investimento. Isso permitirá economizar tempo e garantir um trabalho com um planejamento já testado e aprovado.


Foco no controle financeiro

Como em todo negócio, tome cuidado para que as finanças da sua franquia de escola não saiam do controle.

Pois, uma parte bem importante da gestão escolar envolve o trabalho financeiro, que requer o uso apropriado dos seus recursos para investir em melhorias e pagar pelos serviços contratados.

Bom relacionamento com o franqueador

Se você optou por uma franquia, seu trabalho não deve ser algo isolado. Ter um bom relacionamento com o seu franqueador abrirá diversas portas para você ir além do básico e usufruir do real potencial da sua franquia.

Um exemplo disso é a possibilidade de acessar novos recursos, como equipamentos de comunicação, ou se antecipar em relação a novas diretrizes ou mudanças.

Use a tecnologia

Assim como em todas as áreas das nossas vidas, a gestão de uma franquia de escola pode ser imensamente facilitada com a ajuda da tecnologia. Como, por exemplo, um sistema de gestão escolar.

A principal vantagem é que essa solução é totalmente voltada para o universo pedagógico. Ou seja, cada funcionalidade prevê as necessidades de uma escola e o sistema já vem preparado para atender você.


Portanto, gerenciar uma franquia de escola infantil é algo desafiador, mas plenamente possível se conduzido com planejamento estratégico. 

Estamos falando de uma etapa de aprendizagem em que os pais são ainda mais exigentes com o desenvolvimento, evolução e satisfação de seus filhos.E, sim, crianças contam tudo!

Por isso, escolher investir em uma franquia, ao invés de abrir sua própria escola “do zero” pode te ajudar muito ao dar o primeiro passo no seu empreendimento.

Porém, para que você colha os frutos do seu investimento, uma gestão eficiente é extremamente importante.

O iScholar está pronto para te ajudar com a gestão da sua franquia de escola infantil.

Trabalhamos com uma equipe dedicada para a implementação de sistemas de gestão escolar e, como vimos acima , eles podem ser grandes aliados para a gestão da sua franquia.

Faça um teste hoje com o iScholar, clicando nesse link ou no banner abaixo. Obrigada pela leitura e até a próxima!

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