Central de vendas:

(34) 2512-0244
Tecnologia na escola: veja como a área pedagógica e de gestão se beneficiam

Tecnologia na escola: veja como a área pedagógica e de gestão se beneficiam

Equipe iScholarLeitura: 14 min

A tecnologia na escola já não é mais um diferencial há alguns anos. Agora, ela está na etapa de se transformar em praticamente obrigatória.

Isso é especialmente real em escolas particulares. Quanto mais você investe em tecnologia, mais alunos você vai conseguir captar, e menos você vai perder para os seus concorrentes.

E essa tecnologia pode se mostrar de vários jeitos diferentes. Os dois principais são na área pedagógica e na gestão escolar.

Hoje vamos conversar justamente sobre esse assunto. Temos alguns textos que se aprofundam bastante nos dois temas. Trouxe alguns links e várias dicas de por onde começar.

Tudo pronto por aí? Então vamos:

A tecnologia na escola particular e seus três eixos principais

Escritório com computador em cima de mesa mostrando gráficos.

Não dá mais pra fugir da tecnologia na escola, especialmente nas particulares.

A questão é que essas escolas estão inseridas em um ambiente bastante competitivo. A concorrência é acirrada, e a tecnologia acaba sendo um grande diferencial em vários níveis.

Hoje, o diferencial mais aparente acaba sendo na comunicação escolar, na gestão das turmas e na própria pedagogia.

A comunicação escolar ganha destaque porque ela é o principal elo entre a escola e a família. É uma forma simples de demonstrar seus investimentos na organização da escola diretamente para quem se beneficia deles.

E além disso, esse é um dos pontos mais importantes para os responsáveis, que precisam acompanhar o desenvolvimento dos alunos e receber informações importantes dos professores e da coordenação pedagógica.

A gestão das turmas têm impactos diretos na organização dos estudos dos alunos. Com ela, os professores têm mais tempo para se dedicar à sua principal função — ensinar.

Isso traz, é claro, uma melhora significativa na educação como um todo e na retenção dos alunos.

Separei aqui os três principais elementos que justificam o investimento em tecnologia nas escolas. Vem comigo:

Retenção de alunos

Um dos principais pontos onde a tecnologia na escola atua está na retenção de alunos
A retenção acontece por uma série de fatores muito difíceis de medir e até de entender, em muitos casos.

Mas em linhas gerais, a opinião dos alunos e dos responsáveis é o que mais conta. E essa opinião vem com muitos fatores diferentes para você investigar.

O desempenho dos professores, a qualidade da cantina escolar, os eventos escolares, a relação com os alunos, as atividades extracurriculares: tudo isso conta na retenção de alunos.

E claro: a tecnologia na escola. Todos esses fatores são diretamente ou indiretamente impactados por elas.

Vamos conversar um pouco mais sobre isso no tópico sobre tecnologia na gestão pedagógica escolar. Mas por enquanto, vamos continuar o assunto falando sobre a captação de alunos:

Captação de alunos

A tecnologia na escola atua na captação de alunos de algumas formas diferentes.

No jeito prático, fazer processos seletivos fica mais fácil, e organizar seu marketing também.

Já na parte das vantagens que você oferece, a tecnologia na escola também trabalha de uma forma incrível na captação de alunos, porque sua escola fica mais atrativa que a dos seus concorrentes na época de matrículas.

Organização das rotinas escolares

Esse terceiro ponto é um dos mais importantes para qualquer escola. Ele é que garante que você vai conseguir ter sucesso tanto na captação quanto na retenção de alunos.

A tecnologia na escola atuando na organização dos “bastidores” — como o financeiro, por exemplo — te oferece possibilidades de planejar melhor seu ano letivo.

Através desse planejamento, você deixa todo mundo trabalhando com mais foco nos dois últimos pontos, e eles acabam tendo muito mais efetividade.

Mas agora que conversamos sobre esse eixo básico principal do sucesso de qualquer escola particular, vamos conversar sobre alguns pontos específicos que a tecnologia na escola trabalha?

Tecnologia na escola a serviço da pedagogia

Professora usando notebook

A tecnologia na escola atua de forma mais evidente na pedagogia. Pelo menos mais evidente para os alunos e responsáveis.

É por isso que é tão importante conversar sobre isso. Essa forma de trabalhar a tecnologia na escola tem uma função muito importante nesse eixo que conversamos ali em cima.

É através dela que você fica mais atraente na época de matrículas, já que seus principais diferenciais ficam muito evidentes para o seu público alvo.

Também é através dela que você consegue uma retenção escolar muito maior, já que a experiência dos alunos acaba sendo a melhor possível.

Trouxe aqui algumas dicas e recursos para te ajudar não só a entender melhor como a tecnologia na escola atua a favor da pedagogia, mas como exatamente isso acontece.

Vamos ver?

Cultura Maker e Espaço Maker

A Cultura Maker se refere a um conjunto de práticas destinadas a transformar a experiência de aprendizado dos alunos em uma cada vez mais integrada à tecnologia.

Uma das formas mais evidentes que isso se expressa acaba sendo o Espaço Maker nas escolas.

Nesses espaços, os alunos são estimulados a trabalhar com eletrônica, robótica, programação e informática em geral. Tudo com uma grande ênfase na criatividade e na solução de problemas.

A Cultura Maker surge como uma resposta aos modelos pedagógicos tradicionais da maioria das escolas, que acaba não dando muito valor à tecnologia e aos seus avanços.

Laboratórios de informática simples já se tornaram obsoletos pelos smartphones que os alunos carregam pra cima e pra baixo, por exemplo.

Temos um texto super interessante sobre o tema no nosso blog, com um guia do que comprar e como estabelecer seu Espaço Maker. Acesse logo abaixo:

➡️ 3 cartilhas grátis da cultura maker na educação

Escola 5.0

“O Brasil tem uma escola do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI”.

Quem disse essa frase foi o Professor Mozart Ramos, um dos maiores nomes da educação brasileira e presidente do Instituto Ayrton Senna.

A Escola 5.0 é o que vai “por trás” de iniciativas como a Cultura Maker. Ela busca não só trazer mais tecnologia na escola, mas entregar o protagonismo criativo para os alunos.

As escolas mais inovadoras do Brasil contam com várias iniciativas da Escola 5.0. Na nossa lista você acompanha as principais:

➡️ 22 escolas inovadoras brasileiras para te inspirar

O importante aqui é entender que os alunos têm em si jeitos diferentes de aprender. E que não adianta nada oferecer tecnologia na escola sem dar aos alunos a oportunidade de trabalhá-la do jeito certo: com autonomia e criatividade.

Também temos um outro texto muito mais aprofundado sobre a Escola 5.0. Acompanhe no link abaixo:

➡️ Como ser uma escola 5.0 no ano que vem

Tecnologia na escola a serviço da gestão escolar

Duas mulheres olhando para tela de computador e sorrindo.

Pode parecer que nós cortamos o assunto no meio aqui no último tópico, mas é porque os dois assuntos têm uma grande confluência.

A tecnologia na escola, quando atuando na gestão escolar, também tem grandes impactos na própria área pedagógica.

A questão é que esse processo acaba sendo visível para quem trabalha diretamente na gestão escolar. Só os resultados ficam evidentes para os alunos e responsáveis.

Vamos conversar sobre os três principais pontos onde a tecnologia na escola atua para melhorar a gestão escolar e, por consequência, a escola inteira.

Vamos ver?

Gestão financeira escolar 

A gestão financeira escolar é bastante impactada pela tecnologia na escola.

Aliás, esse é um dos pontos de maior impacto. A automação dos processos é só a ponta do iceberg de todas as transformações que a tecnologia na escola traz para a gestão financeira.

Todo o entendimento do que é a gestão financeira escolar hoje em dia perpassa a tecnologia. Antes das planilhas, era tudo feito a mão. Hoje, as planilhas estão sendo substituídas por sistemas de gestão muito mais avançados.

O controle da inadimplência escolar é a maior dessas transformações. Subitamente, sua escola passa a ser outra: você consegue ter informações detalhadas do que está acontecendo e por que.

Outro ponto fundamental de analisar: o seu fluxo de caixa escolar. Com planilhas, saber o quanto você tem disponível para investimentos é uma tarefa mais complexa e bastante passível de erros.

Com um sistema de gestão, esse trabalho passa a ser tão simples que ele se torna até corriqueiro.

Tudo porque o sistema de gestão escolar trabalha reunindo dados. E esses dados são armazenados praticamente de forma automática depois que você configura tudo no processo de implementação e uso ao longo do ano letivo.

Temos um texto que entra em grandes detalhes sobre como essa organização é feita. Saiba mais:

➡️ Gestão financeira da escola: como organizar?

Gestão de notas, faltas e diário escolar

A automação da secretaria também tem grandes impactos pela tecnologia na escola. E isso se reflete na rotina de toda a equipe e até dos alunos e dos responsáveis.

Por exemplo: o trabalho de gerar relatórios pedagógicos, que exige muito da coordenação e dos professores, pode ser completamente automatizado.

E com as informações de notas e faltas todas no sistema, também é bastante simples entregar boletins escolares online para os alunos e responsáveis.

Esse é um dos pontos que mais alivia a equipe no dia a dia. E uma equipe menos sobrecarregada tem mais tempo para pensar em novas atividades e investimentos para a escola.

Gestão da comunicação escolar 

A gestão da comunicação, como conversamos ao longo do texto, atua diretamente na relação dos responsáveis com a escola. E isso tem um grande impacto na sua captação de alunos e claro, na sua retenção também.

Através dos dados que estão no seu sistema escolar e dos recursos que ele oferece, você consegue enviar relatórios diretamente para os responsáveis através do app de comunicação.

E tudo isso de forma simples e interativa, reforçando bastante a relação e os colocando em uma situação muito próxima da escola.

Na época de rematrículas, são esses tipos de interação que mantém a confiança dos responsáveis na sua escola.

Conte com o iScholar para um ERP Educacional 360 

O iScholar é um ERP Educacional especializado em todos esses pontos mencionados ao longo do texto.

Existem vários tipos de sistemas de gestão escolar. Nós somos um ERP Educacional — ou seja, nossa gestão é 360, abordando diversos pontos com detalhes.

Venha fazer um teste hoje da plataforma para entender mais como é o nosso funcionamento. É só clicar no banner abaixo, ok?

Obrigado pela leitura e a gente se vê no próximo texto!

Banner Solicite demonstração 3.2.png

Marcadores:

Equipe iScholar

Equipe iScholar

Ver todos os artigos

Com 17 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!

Compatilhar
Compatilhar

Escolha crescer hoje com o iScholar!

Tenha uma empresa de alta performance com o melhor sistema de gestão escolar. Fale agora com um especialista.

Homem de negócios usando um notebook

Inscreva-se em nossa newsletter

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

*O iScholar precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.